por Marcos Júnior Micheletti
Cléverson Maurilio Silva, ou simplesmente Maurílio, ex-atacante com passagens por Palmeiras, Paraná, Ponte Preta e Vitória de Guimarães, entre outros, atualmente é treinador de futebol.
Maurílio teve uma marcante passagem pelo Clube Desportivo da Lunda Sul, de Angola, entre 2022 e 2025. Lá, alcançou feitos históricos para o clube, então com apenas quatro anos de existência: terceiro lugar no Girabola, campeão do Torneio da Amizade e classificação para a Taça Nelson Mandela (organizada pela CAF (Taça das Confederações).
Brasiliense, nascido em 28 de dezembro de 1969, Maurilio começou sua carreira profissional pelo Paraná em 1992, mas ficou nacionalmente conhecido por conta do tempo em que atuou pela Sociedade Esportiva Palmeiras, entre 1992 e 1995, período pelo qual conquistou os campeonatos brasileiros de 1993 e 1994, o Paulista de 1994 e a Copa Rio-São Paulo de 1994.
Um dos jogadores que atuou por mais times do Brasil, Maurilio esteve no exterior pelo Vitória de Guimarães (Portugal), Logroñes (Espanha) e no Al-Ithihad (Arábia Saudita), onde foi campeão e artilheiro.
Deixou a carreira de atleta profissional em 2009, após atuar pelo Uniclinic Atlético Clube (do Ceará) e iniciou como treinador no ano seguinte, pelo Maranguape, também do Ceará.
Em 2013 conquistou seu primeiro título como treinador, à frente do Vitória de Pernambuco, pela Série A2. Já comandou também o América de Pernambuco, após passar pelo Guarani de Juazeiro, do Ceará.
F1: Piastri supera Norris e garante a pole para o GP do Catar
Vice-líder do campeonato parte na frente em Lusail. Foto: McLarenF1F1: Verstappen vence o GP de Las Vegas e segue na luta pelo penta, restando duas etapas
Saudade: Há dois anos morria Rubens Minelli, treinador brasileiro multicampeão
Saudade: Há cinco anos morria Diego Armando Maradona
Achados & Perdidos: Flamengo vencia o Cobreloa há 44 anos e conquistava sua primeira Libertadores
Embalado por vitória no Majestoso, Corinthians vai a Minas para enfrentar o Cruzeiro; os times
Olhos no retrovisor: Hamilton conquistava seu segundo título na F1 há 11 anos, o primeiro pela Mercedes
Olhos no retrovisor: Verstappen se juntava a Prost e Vettel e conquista o tetra há um ano
Achados & Perdidos: O primeiro gol de Roberto Dinamite pelo Vasco da Gama, há 54 anos
Em confronto de ameaçados, Internacional recebe o Santos no Beira-Rio; as equipes
Milton Neves, ao lado de Boni em 2016, foi homenageado no 7º Fórum de Marketing Empresarial