Marcos Vinicius Ribeiro Santos, o Marquinhos, ex-lateral-esquerdo do Coritiba e do Botafogo, nos anos 80, hoje vive em Cambé (PR), cidade onde nasceu no dia 27 de outubro de 1966.
Ele é casado com Juliane e tem uma filha: Ana Júlia.
Marquinhos, que é filho do lateral-direito Juvenal (ex-Londrina, Corinthians e Internacional), começou a carreira nos infantis do Marília (SP) e foi para o Londrina, clube no qual se profissionalizou.
Em 1988, ele teve seu passe comprado pelo Coritiba, que no mesmo ano teve como treinador Emerson Leão. O cabeludo Marquinhos foi um dos destaques do time do Coxa e ,depois de ser assediado pelo Corinthians, acabou indo para o Botafogo (RJ).
No alvinegro carioca Marquinhos viveu bons momentos. O principal deles foi com a conquista do bicampeonato carioca em 89 e 90. Além de Marquinhos, o Fogão contava com Mauro Galvão, Paulinho Criciúma, Maurício, Josimar, Carlos Alberto Santos, Carlos Alberto Dias e companhia.
Em 91, ele foi emprestado ao Grêmio, mas retornou ao Botafogo em 92, ano que o alvinegro foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro (perdeu a final para o Flamengo).
Marquinhos foi levado por Emil Pinheiro para o América (RJ, em 93, e em 94 retornou ao Londrina. Na volta ao time paranaense ele comemorou o título da Taça Cidade de Curitiba.
Em 95, ele voltou a defender o Marília, mas no ano seguinte não jogou por causa de contusão. Em 98, atuou pelo Figueirense, mas em 99 voltou a sentir contusão. Encerrou a carreira na Portuguesa de Londrina (PR), no ano de 2000, após sofrer cirurgia no joelho.
por Rogério Micheletti (colaborou o internauta Fenando Cezar, de Cambé/PR)
Saudade: O golaço 'Baila Comigo' de Mendonça, que nos deixava há seis anos
Meia botafoguense 'entortou' Júnior no clássico contra o Flamengo. Foto: ReproduçãoParabéns, Júnior, 71 anos! Ídolo do Flamengo também brilhou na Itália e na Seleção
Achados & Perdidos: Com virada espetacular sobre a Suécia, Brasil conquistava sua primeira Copa do Mundo, há 67 anos
Flamengo enfrenta o Bayern pelas oitavas; time alemão foi derrotado pelo Rubro-Negro em 1994
F1: Norris segura Piastri e vence o GP da Áustria, marcado por Bortoleto pontuando pela primeira vez
Achados & Perdidos: Veja todos os gols marcados pelo aniversariante Pedrinho defendendo o Vasco da Gama
Uma foto, uma história! Kalef e Cerezo no avião, durante excursão do São Paulo na Espanha
A América das tempestades, trovões...e Diego Armando. De novo! Por Ricardo Setyon
Achados & Perdidos: Brasil derrotava a Alemanha e conquistava o penta há 23 anos
Saudade: Há dois anos morria o jornalista Gil Rocha
O dia em que Milton Neves recebeu equipe do UOL para contar muitos de seus 'causos'