por Sérgio Quintella
José Eduardo Mesquita Pimenta, o presidente do São Paulo FC no período de maior conquistas do Tricolor (entre 1990 e 1994), é advogado atuante, mora na sua São Paulo natal, é casado há 50 anos, tem duas filhas e duas netas.
Durante os dois mandatos, sempre assessorado pelo querido Kalef João Francisco, Pimenta viu o time do Morumbi sagrar-se bicampeão do Mundo (92/93), bi da Libertadores (92/93), duas vezes do Paulista (91/92), Brasileiro (91), bi da Recopa Sul-Americana (92/93), além da Conmebol (94), troféus Ramón de Carranza e Teresa Herrera, ambos em 92 na Espanha.
Rebaixamento no Paulistão de 90.
"O São Paulo não caiu para a segunda divisão. O regulamento previa que os últimos colocados de 1990 disputassem o grupo B em 91. Foi o que ocorreu. E tudo foi acertado antes, não depois. O São Paulo não foi rebaixado?, afirma Pimenta.
Injustiça.
Após esses tempos vitoriosos, José Eduardo, nascido em 19 de abril de 1938, deixou a presidência do São Paulo e teve seu nome envolvido em denúncias de corrupção, mas as acusações não foram provadas, ou melhor, Pimenta conseguiu certificar sua inocência.
Afastado do grupo de conselheiros do São Paulo à época, o ex-presidente foi reconduzido ao posto logo depois, mas sentiu-se magoado com as denúncias. "Eu procuro esquecer, viu, Sérgio? Mas é difícil. De qualquer maneira, tentei passar por cima, e me sinto hoje menos "apertado".
Durante os períodos de "vacas magras" o Tricolor só voltaria a levantar uma taça em 1998, no Paulista ? a torcida gritava: "Pimenta ladrão, São Paulo campeão".
Certamente uma das maiores injustiças da história do futebol.
Grande José Eduardo Mesquita Pimenta!
Achados & Perdidos: Pelé, em raríssimas fotos, sendo caçador e pescador antes da Copa de 1962
Imagens do Rei do Futebol em uma fazenda próxima a BauruSaudade: Há um ano morria Washington Rodrigues, o 'Apolinho', radialista que treinou o Fla
Achados & Perdidos: Baltazar fez golaço para o Grêmio na decisão do Brasileirão de 81, contra o São Paulo
Em situação complicada na Sul-Americana, Corinthians tem jogo fundamental contra o Racing; as escalações
Com a Ferrari em baixa, Europa recebe a F1 pela primeira vez em 2025, em Ímola
Silvio Luiz, locutor de inesquecíveis bordões, nos deixava há um ano
Uma foto, uma história! A família Coimbra no alpendre da casa no bairro de Quintino
Saudade: Há 11 anos morria Eduardo José Farah, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol
F1: Piastri melhora sua marca do TL1 e fecha a sexta-feira na frente em Ímola
F1: Piastri comanda 1-2 da McLaren no TL1 em Ímola; Bortoleto é o nono mas bate no final
'Enciclopédia do Futebol', o saudoso Nilton Santos nascia há 100 anos