Parabéns, Amoroso! Veja todos os gols do aniversariante no Brasileirão de 1994
Parabéns, Amoroso! Veja todos os gols do aniversariante no Brasileirão de 1994
Por Marcos Júnior Micheletti - 05/07/2025 18:00
Ao lado de Túlio, que dividiu com ele a artilharia do campeonato daquele ano. Foto: Reprodução
Um dos grandes atacantes de sua geração, Amoroso completa 51 anos neste sábado (5) e, para esta data festiva ao brasiliense, selecionamos um vídeo com seus 19 gols no Campeonato Brasileiro de 1994, que o levou, ao lado de Túlio, à artilharia daquele certame. Amoroso jogava pelo Guarani (SP) e Túlio era o camisa 9 do Botafogo (RJ).
Márcio Amoroso dos Santos, profissionalizou-se justamente pelo Guarani. Ele atuou pelo clube campineiro entre 1992 e 1995, passando em seguida por dois períodos de empréstimo: Tokyo Verdy (Japão) e Flamengo.
Na sequência, uma boa trajetória pelo futebol italiano, primeiro pela Udinese e em seguida pelo Parma.
Também brilhou no futebol alemão, vestindo a tradicional camisa do Borussia Dortmund (2001 a 2004) para depois desembarcar em solo espanhol, agora para defender o Málaga.
A temporada de 2005 foi de um retorno ao Brasil, para jogar pelo São Paulo, onde conquistou a Libertadores daquele ano e também o Mundial de Clubes.
Uma nova incursão no futebol italiano em 2006, pelo Milan, para voltar ao Brasil na sequência, para uma curta passagem pelo Corinthians.
Ainda jogou pelo Grêmio, Aris (Grêcia), retornou ao Guarani e encerrou sua carreira no futebol norte-americano, pelo Boca Raton, da Flórida, em 2016.
OUTRO AMOROSO NA FAMÍLIA
Seu tio, também chamado Amoroso (1937-2022) também foi atleta profissional de futebol. O saudoso José Amoroso Filho brilhou no futebol carioca por Botafogo, Fluminense e Campo Grande. Também atuou no Remo (PA).
SELEÇÃO BRASILEIRA
Embora tenha sido presença constante na Seleção Brasileira entre 1998 e 2003, Amoroso acabou sendo preterido das convocações nas Copas disputadas neste referido período.
De qualquer forma com a camisa canarinho foram 19 jogos disputados, com 11 vitórias, quatro empates e três derrotas. Foram oito gols marcados de acordo com o livro "Seleção Brasileira - 90 Anos"- de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.
ABAIXO, OS 19 GOS DE AMOROSO NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1994. JOGANDO PELO GUARANI, ELE FOI UM DOS ARTILHEIROS DAQUELA EDIÇÃO, EMPATADO COM TÚLIO (BOTAFOGO-RJ)
O ex-atacante Amoroso ao lado de Ronaldo e Neymar no Jogo das Estrelas de 2011, no estádio do Morumbi . Crédito da foto: Zanone Fraissat/Folhapress, via Portal UOL
O ex-atacante Amoroso corre ao lado de Rivaldo e Aldair em treino da seleção brasileira, em 2000. Crédito da foto: Eduardo Knapp/Folhapress, via Portal UOL.
O ex-atacante Amoroso em sua passagem pela Udinese, da Itália, em 1998. Crédido da foto: Renato Ferrini/Associated Press, via Portal UOL.
Em 2005, o São Paulo venceu a Copa Libertadores e ganhou o direito de disputar o Mundial de Clubes. Na decisão, diante do Liverpool, o time entrou em campo com: em pé, da esquerda para a direita, Amoroso, Fabão, Rogério Ceni, Lugano, Danilo e Edcarlos; agachados, da esquerda para a direita, Aloísio, Júnior, Josué, Cicinho e Mineiro. Foto: UOL
Da esquerda para a direita, Amoroso, Souza (ao fundo e encoberto), Mineiro, Alex, Milton Cruz (ao fundo e encoberto) e Rogério Ceni. Foto: UOL
Em pé, da esquerda para a direita, Tadeu, Marcos Assunção, não reconhecido, Emerson Sheik, Victor, Ganso, Fábio Luciano, a décima primeira é Ana Paula Oliveira, seguida por Wagner Tardelli, Ricardo Berna, Gustavo Kuerten, Correa, Ibson, Zetti, Fernando, não reconhecido, Rubens Júnior, Cláudio Adão e Juninho Fonseca. Agachados, da esquerda para a direita, Conca, Gabriel, Lucas, Wladmir, Milton Cruz, Amoroso, Sérgio Soares, Zico, Dinei, Vampeta, Amaral, André Cruz e Rodrigo.
Da esquerda para a direita: Amoroso, Marinho Peres, Dirceu Maravilha, Adalberto Marques da Cruz, Tonhão e João Rehder. Foto enviada por João Rehder
Além dos ex-jogadores Ronaldão e Amoroso, também estão na foto da esquerda para a direita: o presidente do Clube Atletico Taboão da Serra, Anderson Nóbrega, o prefeito da Cidade, Evilásio Farias e o vereador, Olívio Nóbrega, depois da partida comemorativa do novo ginásio de esportes de Taboão da Serra. O jogo aconteceu no dia 02 de setembro de 2012 entre os veteranos do SPFC e os atletas de Taboão. A foto é do jornalista Marcus Vinicius Dias Magalhães.
Foto: Portal TT
Foto: Portal TT
Foto: Portal TT
Encontro ocorreu no Terceiro Tempo, da Band. Foto: Portal TT
Foto: Portal TT
Encontro aconteceu em setembro de 2006, no Terceiro Tempo. Foto: Portal TT
Vejam Amoroso participando do programa Terceiro Tempo, da Band. Foto: Portal TT
Foto: Divulgação
Foto: iG
Da esquerda para a direita: Aloísio, Rogério Ceni e Amoroso. Foto: iG
Amoroso teve uma bela passagem no São Paulo. Foto: iG
Foto: Gazeta Press
Foto: Divulgação
Nesta passagem, Amoroso não realizou partidas oficiais pelo Guarani. Foto: iG
Amoroso e Túlio na partida entre Botafogo e Guarani
Amoroso e Carlos Alberto Spina (ex-Matsubara) em dezembro de 2019, no Morumbi, ocasião da Legend´s Cup. Foto: arquivo pessoal de Carlos Alberto Spina
Dois momentos de Amoroso
No começo dos anos 2000, Luis Figo e Amoroso durante confronto entre Real Madrid e Borussia Dortmund na Liga dos Campeões. Foto: arquivo pessoal de Amoroso
Em junho de 2020. Foto: arquivo pessoal de Djalminha
Carlos Alberto Spina e Amoroso, em março de 2018, no Estádio do Morumbi
Luizão posta, em 24 de outubro de 2018, montagem para celebrar os anos de amizade com o ex-jogador Amoroso. (Foto: Reprodução do Instagram @luizaogoulartoficial)
Amoroso e o filho Matteo Amoroso, no Aeroporto Internacional de Miami, em julho de 2018. O ex-jogador legendou a foto com: “Futebol Espanhol, a Família Amoroso está chegando!”. (Foto: Reprodução - Instagram @amoroso)
Direto de Campinas, Amoroso postou essa montagem com familiares no dia em que a filha Isabela completou 4 aninhos, em 12 de abril de 2018. (Foto: Reprodução – Instagram @7amoroso)
Na primeira foto, Djalma Dias, Eduardo de Meneses (apresentador da ESPN), Amoroso e Luizão. Na segunda está o comentarista Alê Oliveira. Os dois cliques foram no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. (Foto: Reprodução Instagram)
Amoroso e o pai, Nestor Gomes dos Santos, assistem partida do Miami Heat, na American Airlines Arena, na Flórida, em janeiro de 2018. (Foto: Reprodução do Instagram)
Amoroso curte férias de 2018 com amigos e familiares em Bay Harbor Islands, na Flórida. Na foto está Júnior Coimbra, CEO de marketing e um dos realizadores do Jogo das Estrelas, promovido pelo Zico. (Foto: Reprodução Instagram)
Luizão e Amoroso, em 2017, na inauguração do busto de Carlos Alberto Silva. Foto: Arquivo pessoal/Roberto Diogo
Dois grandes fãs torcedores do Guarani e Amoroso, em 2017, na inauguração do busto de Carlos Alberto Silva. Foto: Arquivo pessoal/Roberto Diogo
Amoroso e Muricy em 08 de setembro de 2017, encontro em uma praia. Foto: Reprodução
Amoroso, Carlos Batista, Aloísio Chulapa, Luizão e Amaral, em abril de 2017. Foto: reprodução
Carlos Batista e o ex-jogador Amoroso, em abril de 2017. Foto: arquivo pessoal
Héverton Guimarães, (não identificado), Amoroso, Gustavinho e Rogério Assis, em 2016. Foto: reprodução
Amaral e Amoroso, em 2016. Foto: reprodução
Mesmo não tendo conquistado títulos, o trio Luizão, Djalminha e Amoroso é reverenciado pela torcida do Guarani como um dos melhores ataques da história do clube. Os três atuaram juntos no Bugre apenas entre 1994 e 1995. Foto: Reprodução/Facebook
No campo do Nacional AC, Carlos Alberto Spina e Amoroso