Luís Carlos Galter

Ex-zagueiro do Corinthians e Flamengo
por Rogério Micheletti
 
Luís Carlos Galter, o Luíz Carlos, um dos grandes zagueiros da história do  Corinthians, morreu no dia 7 de março de 2025, aos 77 anos, em São Paulo. O ex-defensor estava internado no Hospital Dante Pazzanese, por problemas renais. 
 
Jogador de estilo clássico, Luíz Carlos foi um dos melhores marcadores que Pelé enfrentou na carreira. Mesmo assim, o quarto-zagueiro corintiano tinha dificuldades para parar o Rei.
 
Nascido no dia 17 de outubro de 1947, em São Paulo (SP), Luís Carlos começou a carreira nas categorias de base do Corinthians. Defendeu o time profissional alvinegro de 1967 a 1974.
 
O curioso é que zagueiro fez 333 jogos e não marcou nenhum gol a favor (números do "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte). Aliás, o único gol que fez foi contra.
 
Saiu do Corinthians sem conquistar um único título importante, já que o time do Parque São Jorge vivia o longo jejum que durava desde 1954, ano da conquista do IV Centenário.
 
Em 1974, ele se transferiu para o Flamengo, onde fez 118 jogos (62 vitórias, 36 empates e 22 derrotas), como mostra o "Almanaque do Flamengo", de Roberto Assaf e Clóvis Martins.
 
No segundo semestre de 1975 já estava defendendo o Operário de Campo Grande. Lá, ele ajudou o alvinegro a ser campeão sul-matogrossense de 76. No mesmo ano, Luís Carlos ganhou um outro título estadual: campeão paranaense pelo Coritiba.
 
Jogo pela seleção
 
Luíz Carlos vestiu a camisa seleção brasileira principal em apenas uma ocasião, como mostra o livro "Seleção Brasileira 90 anos", de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf. O único jogo em que Luís Carlos vestiu a amarelinha foi contra o Paraguai, na vitória por 1 a 0, no dia 24 de julho de 1971.
ver mais notícias

Pelo Flamengo:

Pelo rubro-negro da Gávea, o zagueiro fez 118 jogos (62 vitórias, 36 empates e 22 derrotas), como mostra o "Almanaque do Flamengo", de Roberto Assaf e Clóvis Martins

Pelo Corinthians:

Defendeu o time profissional alvinegro de 1967 a 1974. O curioso é que zagueiro fez 333 jogos e não marcou nenhum gol a favor (números do "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte). Aliás, o único gol que fez foi contra.

Pela Seleção Brasileira:

Galter disputou um jogo pela seleção em 71 (vitória sobre o Paraguai por 1 a 0).

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES