por Marcelo Rozenberg
Kazuyoshi Miura, o ex-ponta Kazu que vestiu a camisa do Santos, nasceu em Shizuoka, no Japão, em 26 de fevereiro de 1967.
Em 2025 seguia jogadndo futebol, aos 58 anos, pelo Suzuka Point Getters, clube japonês da 4ª Divisão.
Foi o primeiro jogador da Terra do Sol Nascente a atuar em clubes que não os de seu país. Após ser revelado profissionalmente na Vila Belmiro, correu o mundo atrás da bola vestindo as camisas do XV de Jaú, Coritiba, Genoa, da Itália, Dinamo Zagreb, da Croácia, Yokohama FC, do Japão, e Sidney, entre outros.
Defendeu a seleção japonesa em 91 jogos e marcou 56 gols. Hoje, Kazu está milionário e muito conhecido no Japão, onde em 2020 seguia vestindo a camisa do Yokohama FC, mesmo com 53 anos de idade, então o profissional do futebol mais velho do mundo
A vida de Kazu começou a mudar quando completou 15 anos. Pelo sonho de se tornar jogador, deixou o Japão e veio sozinho para o Brasil. Em 1982 desembarcou nas categorias de base do Juventus. Morou em alojamentos precários mas jamais desistiu. Para não perder a identidade com suas origens, trabalhou paralelamente em programas de intercâmbio acompanhando jogadores brasileiros adolescentes em jogos amistosos e demonstrações em seu país natal.
O ex-atacante foi o primeiro japonês a fazer um gol no futebol brasileiro. Em 19 de março de 1988, quando jogava pelo XV de Jaú, balançou a rede em uma partida contra o Corinthians pelo Campeonato Paulista. No final, o Galo da Comarca venceu o jogo por 3 a 2, com atuação desastrosa do então jovem goleiro alvinegro Ronaldo.
Mundial de Futsal
Em 2012, no Mundial de Futsal da Tailândia, o jogador japonês Kazu foi o atleta mais velho (45 anos) a disputar uma partida da categoria. Ele superou a marca docompatriota Satoru Noda, que jogou o torneio de 1989 com 44 anos.
Pedreira celebra 129 anos com Jogo das Estrelas e atrações gratuitas
Jogo das Estrelas é destaque da programação que marca o aniversário da cidadeEm live dedicada a Pelé, Lucas Neto é o convidado de Marcos Falopa nesta terça-feira
Saudade: Há um ano morria Tonhão, raçudo zagueiro, querido pela torcida do Palmeiras
Relembre de Diogo, saudoso goleiro do Corinthians na histórica quebra do tabu contra o Santos
Em vídeo, 'Antes & Depois' de brilhantes jogadores que marcaram época defendendo a Holanda
O dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Tricordiano
Saudade: Há três anos morria Waldemar Pires, presidente do Timão na Democracia Corintiana
Zé Carlos, dos 'Meninos da Vila' de 78, fala sobre fase do Santos e relembra rivalidade com o Timão: 'Calção preto era tabu'
Parabéns! Alcindo, revelado pelo Fla e ídolo no Japão, completa 58 anos!
F1: GP do México é mais uma oportunidade para Verstappen reduzir diferença para a dupla da McLaren
Saudade: Há oito anos morria Zé Carlos Coelho, ex-meia-atacante da Lusa