José Pékerman

Ex-jogador e atual técnico de futebol

José Néstor Pékerman, mais conhecido como Pékerman, é um ex-jogador e atual treinador de futebol, em 2012 assumiu a seleção da Colômbia, onde trabalhou até 4 de setembro de 2018.

Pékerman nasceu no dia 05 de março de 1949, em Villa Domínguez, Argentina. Começou sua carreira no Argentinos Juniors em 1965, aos 16 de idade. No ano seguinte já estava no profissional, ficou por lá durante 11 temporadas.

Aos 28 anos enfrentou um novo desafio e foi jogar no Independiente Medellín, Colômbia, ficou por lá até o final da carreira, em 1981. Foram 235 jogos na carreira e 27 gols marcados.

Aos 32 anos de idade e aposentado como jogador, Pékerman deu inicio a outra profissão, treinador. Começou ainda em 1981, nas categorias de base do modesto Chacarita Juniors, da Argentina. No ano seguinte mudou de clube, treinou o time onde jogou por muitos anos, o Argentinos Juniors. Foram dez anos nas categorias inferiores do clube. Em 1992 foi contratado para treinar o time sub-20 do Colo-Colo, do Chile.

Em 1994 foi reconhecido pelos seus bons frutos e foi convidado à treinar a equipe sub-20 da seleção argentina. Pékerman fez um excelente trabalho e conquistou os campeonatos mundiais de 1995, 1997 e 2001 e duas vezes o sul-americano. Neste intervalo revelou jogadores como Messi, Sorin, Aimar, Riquelme, Samuel, Cambiasso, Saviola e D´Alessandro.

De todos estes títulos, quatro foram contra a seleção brasileira. Em 2004 assumiu a seleção principal da Argentina, após a saída do Marcelo Bielsa. Fez uma boa campanha nas eliminatórias e disputou a Copa de 2006. Fez uma boa campanhaum bom Mundial, foram duas vitórias e dois empates, foi eliminado nos pênaltis, contra a Alemanha, na terceira fase da competição.

Em 2007 Pékerman treinou seu primeiro clube profissional, o Toluca do México. Mais experiente, em 2009, permaneceu na América do Norte e assumiu o Tigres.

Não teve sucesso nos clube, mas em 2012 foi convidado à treinar a seleção da Colômbia e aceitou. Fez uma excelente campanha nas eliminatórias e montou um ótimo time, ao redor do craque Falcão Garcia.

Pouco tempo antes do Mundial de 2014, Pékerman teve uma terrível surpresa. Seu melhor jogador foi cortado por lesão. O técnico não se abateu e convocou um time com jogadores jovens e talentosos, entre eles estavam James Rodríguez, que depois foi o artilheiro da Copa.

Pékerman e a Colômbia fizeram uma ótima Copa do Mundo. Venceram os três jogos da primeira fase e bateram a seleção do Uruguai, nas quartas-de-final. Chegou ao próximo confronto como favorito contra o Brasil, mas perdeu o jogo por 2x1. Sua primeira derrota em Mundiais, com sete vitórias e um empate.

Após o Mundial de 2014, a federação de futebol Colombiana e o técnico se reuniram e decidiram continuar com o trabalho.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES