Um dos mais longevos apresentadores da televisão brasileira, Sergio Groisman, o Serginho Groisman, é paulistano, nascido em 29 de junho de 1950. Desde 14 de outubro de 2000 é o apresentador do "Altas Horas", da Rede Globo de Televisão.
Em 2015 se casou com a dentista Fernanda Molina, com quem tem um único filho, Thomas.
O casal se conheceu durante uma entrevista que Serginho fez com ela na televisão.
Os pais de Serginho Groisman, ambos judeus, Luiz (romeno) e Ana (polonesa) deixaram a Europa em direção ao Brasil em razão das perseguições nazistas. A mãe (Ana) conseguiu fugir em um navio, mesma sorte que não tiveram suas duas irmãs, que foram torturadas e mortas em um campo de concentração.
O casal Luiz e Ana se conheceu em um baile no Brasil.
EXPERIÊNCIA COM MÚSICA
Nos seus tempos de estudante, no Colégio Equipe, era o responsável pelo Centro Cultural da instituição, onde promoveu inúmeros encontros e apresentações de grandes nomes da MPB, entre eles Gilberto Gil, Caetano Veloso, Belchior, Elba Ramalho e Adoniran Barbosa.
Esta atividade foi fundamental para seu direcionamento futuro, tanto em programas de rádio (Cultura-FM e Band-FM), onde também foi redator e repórter.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Embora tenha optado inicialmente pelo curso de Direito na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, acabou permanecendo como estudante por apenas um ano, ingressando em seguida no curso de História da USP (Universidade de São Paulo), mas também não concluiu, permanecendo um ano e meio.
Acabou graduando-se em Jornalismo em 1977 pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado).
EXPERIÊNCIA EM TELEVISÃO
No final da década de 1980 teve sua primeira experiência em outro veículo de comunicação, a televisão, na TV Gazeta (SP), dirigindo o TV Mix.
Depois, comandou o "Matéria Prima" na TV Cultura (SP), o "Programa Livre" no SBT e o "Altas Horas", na Globo, que ele comanda desde 14 de outubro de 2000.
CLUBE DE CORAÇÃO
Corintiano fanático, Serginho Groisman acompanha seu clube de coração sempre que pode, inclusive foi uma das vozes alvinegras no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, na decisão do Mundial de Clubes vencida pelo Corinthians por 1 a 0 contra o Chelsea, gol do peruano Paolo Guerrero.
Em 2008 ele lançou o livro "Meu Pequeno Corintiano". Serginho fez os textos e as ilustrações ficaram a cargo de Carlinhos Müller.
ABAIXO, TRECHO DE ENTREVISTA DE JÔ SOARES A SERGINHO GROISMAN DURANTE O "ALTAS HORAS", DA GLOBO. NA OCASIÃO, INDAGADO POR SERGINHO, JÔ FALA SOBRE O PERÍODO DA SANGRENTA DITADURA MILITAR NO BRASIL
Achados & Perdidos: Há 39 anos o River Plate conquistava sua primeira Libertadores da América
Gallego, capitão do time argentino, ergue a taça em 1986. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: Milton Neves, Afonsinho e José Trajano no 'Canal 100' da TV Manchete
F1: GP do México é mais uma oportunidade para Verstappen reduzir diferença para a dupla da McLaren
Achados & Perdidos: Pelé, que faria 85 anos hoje, foi garoto-propaganda de café, vitamina, pilhas e até videogame
Palmeiras encara a LDU na altitude no jogo de ida das quartas de final da Libertadores; os times
Filipe Luís valoriza vitória do Fla, mas evita euforia: 'Vantagem é simbólica'
Saudade: Há um ano morria Maguila, principal peso-pesado do boxe brasileiro
Saudade: Há um ano morria Tomires, ídolo do Comercial-SP que deixou Emerson Leão na reserva
Saudade: Há nove anos morria Carlos Alberto Torres, o capitão da seleção na conquista do Tri
F1: Em sessão inflada de novatos no México, Leclerc lidera e Bortoleto é quinto
Parabéns! Ídolo do Inter, autor do 'Gol Iluminado', Figueroa completa 79 anos