Um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, o alemão Franz Beckenbauer nasceu em Munique em 11 de setembro de 1945. A lenda alemã morreu no dia 7 de janeiro de 2024, aos 78 anos, enquanto dormia.
Foi um dos grandes destaques do time alemão campeão da Copa do Mundo de 1974 e do Bayern de Munique tricampeão da Europa em 1974, 75 e 76.
Começou a jogar no SV München 06, mas não demorou a transferir-se para o Bayern de Munique, onde chegou com apenas 14 anos.
Atuou em final de carreira no Cosmos de Nova York e Hannover. Disputou também as Copas do Mundo de 1966 e 1970. Tornou-se técnico após encerrar a carreira.
Em 1990, dirigindo a seleção alemã, conquistou a Copa do Mundo vencendo a Argentina na final. Por sinal, apenas ele e o brasileiro Zagallo conquistaram mundiais como atletas e treinadores. Em 2006, foi presidente do comitê organizador da Copa do Mundo da Alemanha. Por muitos anos, foi presidente do Bayern de Munique.
Conhecido como "Kaiser", foi um volante refinado com grande senso de liderança. Uma de suas atuações inesquecíveis, talvez a maior delas, deu-se na semifinal da Copa do Mundo de 1970, no México, contra a Itália. Mesmo com a clavícula deslocada, manteve-se em campo. No entanto, não evitou a eliminação de sua seleção.
Na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, Franz foi convidado para participar de um programa repleto de campeões mundiais no canal SporTV.