Um dos mais completos e premiados jornalistas brasileiros, o paulistano Ernesto Paglia atualmente é o embaixador e divulgador do Museu CARDE (Carros,Arte,Design e Educação), localizado em Campos do Jordão (SP)
Ernesto George Paglia, nasceu na capital paulista em 9 de abril de 1959, dois anos depois que seu pai chegou ao Brasil vindo da Itália.
É casado desde 21 de setembro de 1996 com a também jornalista Sandra Annenberg. O casal tem uma filha, Elisa Annenberg Paglia, que nasceu em 18 de julho de 2003. Elisa se formou em Artes Cênicas pela Universidade de Nova Iorque em maio de 2025.
Ele ainda tem dois outros filhos: Bernardo e Frederico, frutos de seu casamento anterior.
Formado pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP (Universidade de São Paulo, Ernesto Paglia iniciou sua carreira jornalística na Jovem Pan em 1979, mas trabalou por poucos meses na emissora de rádio paulistana. Em maio daquele ano ele participou de uma greve do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, e a Jovem Pan o demitiu por conta disso.
Mas portas melhores se abriram para Ernesto Paglia logo em seguida, e três semanas depois já estava contratado pela Rede Globo de Televisão, como repórter.
Na Globo foi um dos principais nomes do jornalismo, tanto investigativo, político como de variedades, permanecendo na emissora até 2022. Ele frisou, em diversas entrevistas, que deixou as portas abertas na Globo, mas que sua saída foi em razão de seus vencimentos. A direção da emissora considerava seu salário alto em um momento cujo faturamento da empresa não era o mesmo.
Foi o responsável por renovar um dos mais importantes programas da emissora, o "Globo Repórter", comandando documentários entre 1983 e 2003.
Aos 27 anos, em 1986, foi um dos mais jovens correspondentes internacionais da Globo, a partir de Londres, mas cobrindo eventos em diversos países da Europa e no mundo Árabe, incluindo a Guerra Irã-Iraque, como enviado a Bagdá.
Retornou ao Brasil em 1989, mas não deixou de cobrir importantes eventos internacionais, incluindo a invasão norte-americana ao Afeganistão, em 2001.
Sua experiência e qualidade comprovadas, se comprovaram no meio desse tempo. Em 1996 contribuiu de forma importante na grade de programação do Globo News, canal por assinatura do Grupo Globo.
A primeira minissérie jornalística da TV Globo também teve a assinatura de Ernesto Paglia: foio o projeto "Globo Mar", entre 2010 e 2014, inicialmente com matérias no litoral brasileiro e depois com expedições internacionais.
Este trabalho lhe rendeu as condecorações "Ordem do Mérito Naval (2011) e "Mérito Tamandaré", ambas concedidas pela Marinha do Brasil.
Em 2010 lançou "O Diário de Bordo do JN no Ar", livro que relata suas viagens por 27 cidades brasileiras mais o Distrito Federal por 39 dias. As matérias foram veiculadas no "Jornal Nacional", e formaram um amplo mosaico da realidade do País na ocasião.
A equipe, composta por 11 profissionais da Globo (mais a tripulação), utilizou nos voos um jato Falcon Dassault (de fabricação francesa) e um monomotor Cessna Caravan (de fabricação norte-americana).
ABAIXO, TRECHO DA ENTREVISTA DE ERNESTO PAGLIA A ANTONIO TABET EM JULHO DE 2025, NO PROGRAMA "ALT TABET", DO UOL. PAGLIA FALA SOBRE ISENÇÃO NO JORNALISMO E SUA SAÍDA DA GLOBO
EM 2010, QUANDO DO LANÇAMENTO DE SEU LIVRO "O DIÁRIO DE BORDO DO JN NO AR", ERNESTO PAGLIA FOI ENTREVISTADO POR JÔ SOARES NO "PROGRAMA DO" JÔ, NA GLOBO. ABAIXO, A ENTREVISTA COMPLETA
Saudade: Otto Glória, treinador da Lusa no Paulista de 73, nascia há 108 anos
Com a faixa de campeão, no Pacaembu. Foto: Blog Tardes de PacaembuWaldir Peres, que completaria 75 anos, foi o herói em amistoso defendendo dois pênaltis de craque alemão
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Natalense
Cruzeiro, 105 anos! Veja os 'Antes & Depois' dos jogadores celestes que venceram a Libertadores de 76
Achados & Perdidos: Velório de Pelé, há tres anos, reuniu mais de 230 mil pessoas
Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta sexta com seis partidas
Saudade: Ícone do rádio brasileiro, Sangirardi nascia há 103 anos
Olhos no retrovisor: Schumacher, que completa 57 anos, estreou impressionando na F1
Achados & Perdidos: No último jogo que Pelé fez contra o Corinthians foi Rivellino que brilhou
Saudade: Há sete anos morria Dirceu Carvalho, ex-ponta do Palmeiras e Flamengo
Olhos no retrovisor: Testes de pneus em Jacarepaguá davam pistas para os favoritos de 1986