O torcedor gremista ainda tem na memória um dos heróis do título da Copa do Brasil de 1997, o meia João Antônio, autor de um gols do time gaúcho na final da competição.
Hoje, João Antônio de Oliveira Martins (14/05/1966), pai de dois filhos, mora em Porto Alegre (RS). Ele fez faculdade de Educação Física e pretende voltar a trabalhar no futebol.
O meio-campista, que jogava mais avançado como armador e também médio-volante, começou a carreira nas categorias de base do Grêmio e depois defendeu outras equipes, entre elas o Grêmio Maringá, o Paraná Clube (João Antônio foi campeão paranaense de 1993), Atlético Paranaense, Bahia e Internacional.
O gol no Maracanã.
Autor do primeiro gol gremista no empate por 2 a 2 com o Flamengo, no dia 22 de maio, João Antônio foi peça importante da equipe comandada por Evaristo de Macedo naquela vitoriosa campanha gremista.
Antes do jogo no Rio, Grêmio e Flamengo ficaram no empate sem gols no estádio Olímpico, em Porto Alegre, resultado que possibilitou a equipe gaúcha a jogar por um empate com gols para ficar com o título do torneio.
João Antônio abriu o placar no Maracanã, que recebeu aproximadamente 95 mil torcedores, a maioria flamenguista. O rubro-negro conseguiu reverter o placar ainda no primeiro tempo com gols de Lúcio e Romário. Aos 34 do segundo tempo, o meia Carlos Miguel fez o gol que garantiu mais uma Copa do Brasil ao Tricolor dos Pampas.
O Grêmio jogou contra o Fla com: Danrlei, Arce, Rivarola, Mauro Galvão e Roger; Dinho, Émerson (Marco Antônio), João Antônio e Carlos Miguel; Dauri (Rodrigo Gral) e Paulo Nunes. Técnico: Evaristo de Macedo.
por Rogério Micheletti
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cavalo e simbologia
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Os cavalos sentem frio?
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019