O torcedor gremista ainda tem na memória um dos heróis do título da Copa do Brasil de 1997, o meia João Antônio, autor de um gols do time gaúcho na final da competição.
Hoje, João Antônio de Oliveira Martins (14/05/1966), pai de dois filhos, mora em Porto Alegre (RS). Ele fez faculdade de Educação Física e pretende voltar a trabalhar no futebol.
O meio-campista, que jogava mais avançado como armador e também médio-volante, começou a carreira nas categorias de base do Grêmio e depois defendeu outras equipes, entre elas o Grêmio Maringá, o Paraná Clube (João Antônio foi campeão paranaense de 1993), Atlético Paranaense, Bahia e Internacional.
O gol no Maracanã.
Autor do primeiro gol gremista no empate por 2 a 2 com o Flamengo, no dia 22 de maio, João Antônio foi peça importante da equipe comandada por Evaristo de Macedo naquela vitoriosa campanha gremista.
Antes do jogo no Rio, Grêmio e Flamengo ficaram no empate sem gols no estádio Olímpico, em Porto Alegre, resultado que possibilitou a equipe gaúcha a jogar por um empate com gols para ficar com o título do torneio.
João Antônio abriu o placar no Maracanã, que recebeu aproximadamente 95 mil torcedores, a maioria flamenguista. O rubro-negro conseguiu reverter o placar ainda no primeiro tempo com gols de Lúcio e Romário. Aos 34 do segundo tempo, o meia Carlos Miguel fez o gol que garantiu mais uma Copa do Brasil ao Tricolor dos Pampas.
O Grêmio jogou contra o Fla com: Danrlei, Arce, Rivarola, Mauro Galvão e Roger; Dinho, Émerson (Marco Antônio), João Antônio e Carlos Miguel; Dauri (Rodrigo Gral) e Paulo Nunes. Técnico: Evaristo de Macedo.
por Rogério Micheletti
Achados & Perdidos: A estreia de Pelé pelo Cosmos de Nova York, marcando gol
O Rei começou bem pela equipe norte-americana, em 1975. Foto: ReproduçãoA decisão da McLaren não deveria ser motivo de revolta
Piastri e Norris são funcionários do time papaia. Foto: McLaren F1O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Pedreirense
Achados & Perdidos: Vídeo raro, em cores, dos jogadores do Brasil na véspera da conquista do tri, no México
Uma foto, uma história! O saudoso Carlos Alberto Silva com dois craques do seu Guarani de 78
Parabéns, craque holandês! Veja gols de Ruud Gullit, que completa 63 anos
Parabéns, Timão! Fotos memoráveis ilustrando os 115 anos do Corinthians
Titular do Brasil nas Copas de 78 e 82, Oscar Bernardi é o convidado de Marcos Falopa na live de hoje
Corinthians, 115 anos: Cinco triunfos inesquecíveis da história do Timão
Renovar com Neymar será a falência do Santos. Por Wladimir Miranda
Achados & Perdidos: O gol 500 de Pelé, marcado contra um rival paulista há 63 anos
Parabéns, Peixinho! Autor do primeiro gol no Morumbi completa 85 anos