por Marcos Júnior Micheletti
O treinador Jesualdo Ferreira, português de Mirandela, onde nasceu em 24 de maio de 1946, assinou contrato com o Santos Futebol Clube em 23 de dezembro de 2019, sendo apresentado oficialmente em 8 de janeiro de 2020, permanecendo no clube da Vila Belmiro até 5 de agosto do mesmo ano, dia em que foi demitido.
Assinou contrato com o Boavista (Portugal), clube da cidade do Porto em 14 de dezembro de 2020.
PASSAGEM PELO SANTOS
Seu último jogo comandando o Peixe foi em 30 de julho de 2020, ocasião em que o Alvinegro foi derrotado pela Ponte Preta por 3 a 1, na Vila Belmiro, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, jogo que eliminou a equipe do certame.
Quando foi contratado, Jesualdo disse, entre outras coisas, que "jamais recusaria treinar o time de Pelé", demonstrando grande conhecimento sobre todo o elenco santista que fez muito sucesso na década de 1960.
Manuel Jesualdo Ferreira, seu nome completo, jogou por pouco tempo como volante, pelo Ovarense, mas logo aos 20 anos iniciou curso para ser treinador de futebol, iniciando pelo Rio Maior em 1981.
O primeiro salto profissional foi pelo Benfica, onde trabalhou como auxiliar entre 1987 e 1989, mesma função que ocupou na Seleção de Portugal entre 1990 e 1992.
Seu primeiro trabalho "solo" por uma grande equipe aconteceu peo Benfica, em 2002, mas seus melhores momentos no futebol português foram pelo Porto, onde trabalhou entre 2006 e 2010, conquistando a Primeira Liga em três temporadas, a Taça de Portugal por duas vezes e Supertaça Cândido de Oliveira.
Ainda em Portugal, Jesualdo trabalhou como treinador do Sporting e do Braga, e fora da Península Ibérica teve boa passagem pelo futebol egípcio (Zamalek, com três títulos) e futebol árabe (pelo Al-Sadd, com quatro títulos locais).
'Não há porque anular', reclama Bustos após empate do Santos com o Ceará
Treinador não gostou do gol impugnado na Arena Barureri. Foto: Divulgação/Santos'Ganhar do América seria uma injustiça', avalia Luís Castro, técnico do Botafogo
Equipe carioca buscou empate no final. Foto: DivulgaçãoSúmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019