por Rogério Micheletti
Gilson Gênio, ponteiro do Fluminense, Bahia, América (RJ), Grêmio, Santa Cruz e Internacional de Limeira, entre outros, nos anos 70 e 80, morreu no dia 28 de maio de 2017, aos 59 anos, no Rio de Janeiro. O ex-ponta-esquerda lutava desde 2014 contra um câncer colorretal.
Carioca de Itaguaí, onde nasceu em 20 de junho de 1957, Gilson Wilson Francisco, o Gilson Gênio morava no Rio de Janeiro e trabalhava como treinador de futebol.
Em 2013, treinou o São Pedro da Terceira Divisão do futebol carioca e foi demitido após não conseguir o acesso para a Série B.
No Flu, ele atuou ao lado de jogadores como Carlos Alberto Pintinho, Rivellino, Kléber, Fumanchu, Renato, entre outros.
Gilson Gênio não era o único craque de sua família. Ele era irmão de Gilcimar, que defendeu o América (RJ), Fluminense, Palmeiras e seleções de base.
No final de carreira, Gilson Gênio teve passagem pela Internacional de Limeira e fez parte da equipe do interior que surpreendeu o Palmeiras, ficando com o título paulista de 1986. Gilson Gênio não era o titular nas finais. O camisa 11 da Inter era o baixinho Lê.
Em 2009, ele comandou os meninos do tricolor na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Gilson era casado com Roseli, com quem teve três filhos: Gilson Karlo Rafael e Pedro.
Achados & Perdidos: Veja todos os gols marcados pelo aniversariante Pedrinho defendendo o Vasco da Gama
O ex-meia em ação pelo pelo Cruzmaltino. Foto: vasco.com.brParabéns, Júnior, 71 anos! Ídolo do Flamengo também brilhou na Itália e na Seleção
Ele começou como lateral-esquerdo e também foi meio-campista. Foto: Divulgação/FlamengoParabéns, Manfrini, 75 anos! Relembre o gol do aniversariante pelo Palmeiras no Paulistão de 1973
Uma foto, uma história! Pelé, a Miss Brasil e Eder Jofre no lançamento de um carro
Seguem abertas as inscrições para classificatória final da 2ª Regional Cup e 8º Campeonato Brasileiro de Kart Endurance
O dia em que Milton Neves palestrou para varejistas de todo o Brasil
Jogando por um empate para avançar às oitavas, Palmeiras encara o Inter Miami de Messi; os times
Fluminense define sua permanência na Copa do Mundo de Clubes contra o Mamelodi; os times
Parabéns, Riquelme! Veja alguns gols ídolo do Boca Juniors, que completa 47 anos
Saudade: Juan Manuel Fangio, que nascia há 114 anos, na conquista de seu primeiro título na F1
Parabéns, Carlos Alberto Pintinho! Ex-meia que brilhou no Flu completa 70 anos
Jogando pela liderança do Grupo D, Flamengo enfrenta o eliminado Los Angeles FC