por Rogério Micheletti
Uma das maiores revelações do futebol brasileiro nos anos 70, Geraldo Cleofas Dias Alves, o Geraldo, morreu prematuramente (tinha apenas 22 anos) em 26 de agosto de 1976, durante uma operação de amígdalas.
Nascido no dia 16 de abril de 1954, na cidade de Barão de Cocais (MG), Geraldo era um hábil meia-direita e se destacou nas categorias de base atuando ao lado de Zico. Para alguns, Geraldo era melhor até do que o Galinho, que tornou-se o maior ídolo rubro-negro.
Com a camisa do Fla, ele fez 168 jogos (94 vitórias, 40 empates, 34 derrotas) e marcou 13 gols (fonte: Almanaque do Flamengo - Clóvis Martins e Roberto Assaf).
Convocado por Oswaldo Brandão, Geraldo estrou na seleção brasileira na Copa América de 1975. Ele disputou sete jogos com a camisa canarinho. "O Oswaldo Brandão adorava o futebol do Geraldo. Ele gostava mais do Geraldo do que de mim", conta o craque Zico, um dos melhores amigos do saudoso meia.
Estilo refinado
Segundo Zico, Geraldo era um jogador com grande talento. "O Geraldo jogava com a cabeça sempre em pé. Não olhava para a bola. Aliás, parecia até que tinha nojo dela. Era engraçado. Tinha muita habilidade", diz o Galinho.
Geraldo só pecava em um detalhe, segundo Zico: a conclusão. "Ele (Geraldo) não gostava muito de chutar para o gol. Sempre preferiu fazer as jogadas e tocar para alguém. Teve um dia que ele fez uma fileira de adversários e saiu na cara do gol. O jogo era contra o Olaria. A partida estava empatada, já nos minutos finais. Então, eu tomei a bola dele e fiz o gol", contou, entre risos, Zico, durante entrevista ao "Encontros para Sempre", da SporTV.
A perda
Zico se emociona até hoje ao falar de Geraldo. "Ele era o meu melhor amigo. Era o xodó também dos meus pais. Era uma grande figura. Foi realmente uma perda enorme", diz o Galinho.
Em 8 de fevereiro de 2019, em sua coluna semanal no Portal Terceiro Tempo, Milton Neves citou Geraldo Cleofas. Clique aqui e leia.
ABAIXO, VÍDEO PUBLICADO PELO "MUSEU DA PELADA" COM UM BELO GOL DE GERALDO COM A CAMISA DO FLAMENGO, NO MARCANÃ, CONTRA O VASCO
No dia 24 de agosto de 2019, o UOL Esporte publicou reportagem assinada pelo repórteres Bruno Freitas e Vanderlei Lima, contando a história de Geraldo, com o seguinte título: Tragédia rubro-negra - A história do flamenguista Geraldo, "parceiro ideal de Zico", que morreu aos 22 anos ao retirar as amígdalas
De olho no G-6, Corinthians visita o Mirassol neste sábado; as formações
Dorival comanda o Alvinegro no interior paulista. Foto: Rodrigo Coca/Agência CorinthiansSaudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
Contra o Inter, Corinthians busca segunda vitória sob o comando de Dorival Júnior; as equipes
F1: Norris leva a melhor com bandeira amarela no final e vence a Sprint em Miami
F1: Vertappen dá show e garante a pole para o GP de Miami. Bortoleto avança ao Q2 e parte em 13º
Saudade: Há dois anos morria Salomão, ex-volante do Náutico e Santos
F1: Piastri dribla Verstappen, ganha GP de Miami e segue na liderança do Mundial
Sem vencer há quatro rodadas, Vasco recebe o vice-líder Palmeiras; as escalações
Em duelo do Z-4, Grêmio recebe o Santos em Porto Alegre; as formações
F1: Após chegar à quarta vitória na temporada, Piastri amplia vantagem no Mundial; a classificação completa