por Kaique Lopreto
Fernando Carlos Neri Redondo, o Fernando Redondo, nasceu no dia 6 de julho de 1969 na cidade de Adrogué, na Argentina. Até hoje, é lembrado como um dos melhores volantes do mundo e serve de inspiração para os jovens argentinos.
Nascido e criado em uma área nobre de Buenos Aires, Redondo era uma criança responsável e tirava boas notas na escola. Porém, foi no futebol onde ele se encontrou. Mostrando talento já no futebol de salão, começou na categoria de base do Argentino Juniors e se profissionalizou em 1985. Após cinco temporadas pelo Bicho Colorado, ele se transferiu para o Tenerife, da Espanha.
O volante se destacou tanto pelos Chicharreros, que acabou despertando o interesse do gigante Real Madrid. Assim, em 1994, Redondo assinou com os Merengues, onde viveu sua melhor fase da carreira. Foram dois Campeonatos Espanhóis (1994-95 e 1996-97), duas Liga dos Campeões (1997-98 e 1999-00), um Mundial de Clubes (1998) e uma Supercopa da Espanha (1997) em seis temporadas pelo Real.
Já veterano, Redondo se mudou para a Itália, foi atuar pelo Milan em 2000. Contudo, devido a seguidas lesões, não consegui ter uma boa sequência de jogos pelo Rossonero. Mesmo assim, fez parte de elencos campeões. Até 2004, ele conquistou um Campeonato Italiano (2003-04), uma Liga dos Campeões (2002-03), uma Supercopa da UEFA (2003), uma Copa da Itália (2002-03) e uma Supercopa da Itália.
Pela Seleção Argentina, Fernando também teve momentos tristes e felizes. Foi campeão da Copa das Confederações de 1992, da Copa América de 1993 e ainda disputou a Copa do Mundo de 1994. Em 1998, ele estava no grupo que participaria do Mundial na França, mas, ao lado de Caniggia, foi vetado pelo técnico Daniel Passarella por ter cabelos compridos.
Redondo se aposentou cedo, em 2004, por causa das diversas contusões sofridas. Após pendurar as chuteiras, ele decidiu voltar à Argentina e dar mais atenção a família. Fernando Redondo acabou inspirando gerações de jogadores posteriores a sua. Riquelme, ídolo do Boca Juniors, se refere a Redondo como “um ídolo argentino que jogou um futebol à Argentina”.
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 53 anos
F1: Verstappen impressiona mais uma vez e fica com a pole para o GP da Arábia Saudita