Fernando Prass

Goleiro do Palmeiras
por Danielle Nhoque
 
Fernando Büttenbender Prass encerrou sua carreira profissional em fevereiro de 2021, após defender a meta do Ceará desde o ano anterior.
 
Em agosto de 2022, depois de algumas participações como comentarisa nas transmissões da Copa do Brasil pelo Amazon Prime Vídeo, Prass foi contratado como novo comentarista da ESPN.
 
Foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro, premiado com a Bola de Prata pela Revista Placar em 2011. Anunciado oficialmente pelo Palmeiras no dia 12 de dezembro de 2012, ele assumiria a meta alviverde para reforçar o time, que não contratava um jogador para a posição desde 2004, no projeto de recuperação na Série B do torneio nacional do ano seguinte.
 
Fernando Prass permaneceu no Palmeiras até 7 de dezembro de 2019, dia em que anunciou, através de seu Twitter, que não renovaria vínculo com o clube, aos 41 anos de idade. Em 8 de janeiro do ano seguinte, foi anunciado como novo arqueiro do Ceará. 
 
Nascido em 9 de julho de 1978 em Porto Alegre (RS), Fernando se familiarizou com o futebol influenciado pelo seu avô, Lúcio Valdomiro, que atava como zagueiro no extinto Grêmio Esportivo Renner.
 
Na infância chegou a praticar outras modalidades esportivas como vôlei, basquete, surf e tênis, mas se descobriu debaixo das traves aos 13 anos de idade quando, destaque no campeonato local Moleque Bom de Bola, foi chamado para treinar no Grêmio de Porto Alegre.
 
Passou por todas as categorias de base até chegar ao profissional em 1999, quando atuou pelo Tricolor Gaúcho em alguns amistosos. No mesmo ano foi contratado pela Francana, onde permaneceu por seis meses e disputou um campeonato paulista.
 
Impressionado com suas belas atuações, o técnico uruguaio Sérgio Ramirez o convidou então para vestir a camisa do Vila Nova-GO, em 2001.
Prass deixou Goiânia com status de ídolo da torcida do Tigrão para defender o Coritiba em 2002. Entrou em campo 211 vezes pelo Coxa e foi apontado como goleiro menos vazado do Campeonato Paranaense por 3 anos seguidos, além de conquistar o bicampeonato estadual de 2003 e 2004.
 
Foi transferido para a Europa para defender o União de Leiria, de Portugal, no ano de 2004. Contribuiu para a classificação da equipe na Copa UEFA e foi considerado o melhor goleiro do Campeonato Português na temporada 2006/2007.
 
Retornou ao Brasil em 2008 para vestir a camisa do Vasco da Gama, sendo peça fundamental na campanha que levou o time, rebaixado no Brasileirão, de volta à elite. Levantou a taça de campeão da Copa do Brasil em 2011.
 
Em 2015, além de defender um pênalti na final da Copa do Brasil pelo Palmeiras, contra o Santos, também marcou o último deles na decisão, no Allianz Parque.
 
Abaixo, ouça a participação de Arthur Prass, pai de Fernando Prass, no "Domingo Esportivo", da Rádio Bandeirantes, no dia 13 de agosto de 2017:

No dia 12 de janeiro de 2020, Fernando Prass participou do Domingo Esportivo e falou sobre a morte de Valdir Joaquim de Moraes. Ouça a íntegra da entrevista:

No player abaixo, ouça a participação de Fernando Prass no "Domingo Esportivo Bandeirantes" do dia 4 de outubro de 2020: 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES