por Marcelo Rozenberg
Eduardo José Farah morreu aos 80 anos, na manhã de 17 de maio de 2014 no HCOR, em São Paulo. Seu corpo foi velado e sepultado no Cemitério do Morumby.
Farah nasceu em 1º de maio de 1934, e marcou sua vida como dirigente esportivo. Homem ligado ao Guarani de Campinas, foi presidente do clube em 1967. Em 1988, assumiu a presidência da Federação Paulista de Futebol, onde permaneceu até 2003.
Entre as inovações que implantou durante sua gestão à frente da FPF, a mais famosa foi a do "spray da barreira", ideia que surgiu no programa "SuperTécnico" da Band, comandado por Milton Neves. Um telespectador mandou a sugestão, para que usassem espuma de barbear para demarcar a linha em que os jogadores deveríam se posicionar no momento das cobranças de faltas.
Ao deixar o cargo para seu então vice Marco Polo Del Nero, publicou a seguinte mensagem: "A renovação torna-se imperiosa para que novas idéias sejam implantadas e, como declarei na última Assembléia eletiva, estou encerrando no dia 02 de agosto o ciclo Farah no futebol paulista".
Farah iniciou suas atividades profissionais no ramo de tecidos. Depois, tentou a sorte nos setores imobiliário e financeiro até se tornar cartola da Federação Paulista.
Desde que saiu da cena esportiva, raramente foi visto frequentando estádios. Seguia residindo em São Paulo, onde trabalhava com negócios agropecuários.
Achados & Perdidos: Há 27 anos o Real Madrid derrotava o Vasco na decisão do Mundial de Clubes
Achados & Perdidos: Em seu único jogo pela Seleção, Arturzinho marcou gol; veja como foi
Saudade: Presidente do período mais vitorioso do Santos, Athiê Jorge Cury morria há 33 anos
Uma foto, uma História! O saudoso Wilsinho Fittipaldi entrevistado por Ana Maria Braga
O tetra da América flamenguista e a repetição do feito de Jorge Jesus pelo técnico Filipe Luís. Por Lino Tavares
Saudade: Há 12 anos morria Pedro Rocha, brilhante camisa 10 do São Paulo Futebol Clube
Parabéns, Artime! Goleador do Palmeiras no final dos anos 60 completa 87 anos!
F1: Red Bull anuncia Isack Hadjar para ser o companheiro de equipe de Verstappen em 2026
'Ano que vem estaremos aqui', garante Leila Pereira ao presidente da Conmebol
Temporada de 2026 da F1 tem uma equipe favorita à 'lanterna'