O gaúcho Cléber Xavier, natural do município de Alegrete, no sudoeste do estado, foi demitido do Santos Futebol Clube em 17 de agosto de 2025, mesmo dia em que o Peixe foi goleado por 6 a 0 pelo Vasco da Gama no Morumbi. Esta foi a primeira oportunidade de Xavier como treinador, tendo sido anunciado pelo clube da Vila em 29 de abril de 2025.
Cléber Márcio Serpa Xavier nasceu em 29 de março de 1964, e após tentar carreira como jogador de futebol, atuando apenas por clubes amadores de sua Alegrete, ingressou no curso de Educação Física, já em Porto Alegre, e a partir de 1988 começou a trabalhar na Escolinha de Futebol de Bráulio, ex-meia do Sport Club Internacional.
Dois anos depois, em 1990, iniciou sua trajetória como preparador físico e também treinador das categorias de base do Sport Club Internacional.
Depois de uma passagem pelo Bragantino, entre 1995 e 1996, chegou ao Grêmio, e a partir de 2001 formou uma afinada dupla com Tite, que chegava ao Tricolor Gaúcho.
Depois, foram inúmeros trabalhos como auxiliar de Tite, incluindo uma vitoriosa passagem pelo Corinthians, que em 2012 conquistou os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes.
Também foi auxiliar de Tite no período em que este comandou a Seleção Brasileira, entre 2016 e 2022 e também no Flamengo, entre 2023 e 2024.
Aceitou o desafio de comandar a equipe do Santos a partir de 29 de abril de 2025, seu primeiro trabalho como treinador de uma equipe principal de futebol.
Achados & Perdidos: Relembre como foi o mais polêmico confronto entre Galo e Flamengo
Wright expulsou cinco jogadores atleticanos. Foto; Revista PlacarAchados e Perdidos: O incrível gol anulado de Kevin Keegan, que hoje completa 75 anos
Achados & Perdidos: Há 20 anos, a memorável entrevista de Maradona a Milton Neves no Carnaval do Rio de Janeiro
De olho na liderança na primeira fase do Paulista, Palmeiras enfrenta o Guarani; os times
Saudade: Mazurkiewicz, que levou o drible mágico de Pelé, completaria 81 anos
Olhos no retrovisor: Entrevista exclusiva com Emerson Fittipaldi sobre Ronnie Peterson, que faria 82 anos
Olhos no retrovisor: Graham Hill, bicampeão mundial de F1, nascia há 97 anos
Uma foto, uma história! Rubens Minelli chegando no Paraguai para jogos do Inter pela Libertadores de 76
Saudade: Há cinco anos morria Luque, centroavante da Argentina na Copa de 78
Parabéns, Bebeto! Veja golaços do ex-atacante que completa 62 anos!
No Dia do Repórter, relembre como foi Roberto Cabrini, então na Globo, noticiando a morte de Ayrton Senna