por Marcos Júnior Micheletti
O gaúcho Cléber Xavier, natural do município de Alegrete, no sudoeste do estado, é o atual treinador do Santos Futebol Clube, anunciado pelo clube da Vila Belmiro em 29 de abril de 2025.
Cléber Márcio Serpa Xavier nasceu em 29 de março de 1964, e após tentar carreira como jogador de futebol, atuando apenas por clubes amadores de sua Alegrete, ingressou no curso de Educação Física, já em Porto Alegre, e a partir de 1988 começou a trabalhar na Escolinha de Futebol de Bráulio, ex-meia do Sport Club Internacional.
Dois anos depois, em 1990, iniciou sua trajetória como preparador físico e também treinador das categorias de base do Sport Club Internacional.
Depois de uma passagem pelo Bragantino, entre 1995 e 1996, chegou ao Grêmio, e a partir de 2001 formou uma afinada dupla com Tite, que chegava ao Tricolor Gaúcho.
Depois, foram inúmeros trabalhos como auxiliar de Tite, incluindo uma vitoriosa passagem pelo Corinthians, que em 2012 conquistou os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes.
Também foi auxiliar de Tite no período em que este comandou a Seleção Brasileira, entre 2016 e 2022 e também no Flamengo, entre 2023 e 2024.
Aceitou o desafio de comandar a equipe do Santos a partir de 29 de abril de 2025, seu primeiro trabalho como treinador de uma equipe principal de futebol.
Milton Neves marca presença na APAS, no estande da Cooxupé, que destacou o Café Evolutto
Jornalista vestiu o boné da cooperativa de Guaxupé-MG. Foto: DivulgaçãoCom a melhor campanha da Libertadores, Palmeiras encara o Cerro no Paraguai; as equipes
Saudade: Há nove anos morria Zé Roberto, ex-Coxa, Furacão, São Paulo e Corinthians
Parabéns, Taffarel! Vídeo com defesas do ex-goleiro que completa 59 anos hoje!
Uma foto, uma história! Você conhece esta repórter entrevistando Wilsinho Fittipaldi?
Em vídeo, 'Antes e Depois' de capitães campeões com suas seleções em Copas do Mundo
Olhos no retrovisor: Há 13 anos, o primeiro teste de Rubens Barrichello em um circuito oval
Parabéns! Um dos grandes laterais da história do Inter, Cláudio Duarte completa 74 anos
Olhos no retrovisor: Gilles Villeneuve, o acidente fatal há 43 anos
Aos colorados, mais amor e menos confiança. Aos gremistas, menos desalento nesta fase ruim. Por Lino Tavares
Olhos no retrovisor: Primeiro GP da Espanha em Barcelona teve vitória de Mansell e adiou tri de Senna