por Rogério Micheletti
Campeão da Libertadores da América pelo Grêmio, em 83, o ex-atacante César morreu no dia 17 de setembro de 2024, aos 68 anos. César travava dura luta contra um câncer na próstata.
Após pendurar as chuteiras, tinha se tornado comerciante e morava na Praia de Atafona, município de São João da Barra (RJ).
Ele foi o autor de um dos gols do Tricolor gaúcho contra o Peñarol, do Uruguai, na final da Libertadores de 1983. O Grêmio venceu por 2 a 1. Os outros gols da partida foram de Caio (Grêmio) e Fernando Morena (Peñarol).
Além do Grêmio, César jogou pelo América (RJ), onde se destacou na temporada de 1979, como artilheiro do Campeonato Brasileiro com 13 gols.
Também atuou pelo São Bento de Sorocaba (SP) em 1984, tendo sido o autor do gol da equipe do interior paulista no famoso jogo contra o Santos, na Vila, que terminou com vitória do Peixe por 2 a 1. Emidio Marques Mesquita encerrou a partida perto dos 60 minutos da etapa final, logo após o Santos ter marcado com Humberto Suzigan o segundo gol. "O Emidio foi suspenso pelo José Maria Marin, então presidente da Federação Paulista de Futebol. E o Marin comunicou a decisão quando estava ao vivo dando entrevista à Jovem Pan", conta Milton Neves.
Ainda sobre César, Milton Neves escreveu, muitos anos antes de sua morte, o seguinte texto
César, marcante e importante centroavante do Grêmio na Libertadores da América, Brasileiro e Gaúchão nos anos 82 e 83, mora hoje em São João da Barra-MS. Lá, revela jogadores.
A torcida gremista jamais se esquecerá do gol que ele fez contra o Peñarol em 83, depois de passe de Renato Gaúcho na Copa Libertadores da América.
Depois, em 84, fez 1 a 0 para o São Bento de Sorocaba-SP (em uma quinta-feira à noite) contra o Santos na Vila Belmiro, na penúltima rodada do Paulistão daquele ano. Mas Márcio Rossini e Humberto Suzigan (aos 55 minutos do segundo tempo) viraram para o Peixe.
O árbitro Emídio Marques de Mesquita foi suspenso por "ajudar" o Santos. Suspensão ao vivo no Terceiro Tempo da Jovem Pan, pelo então presidente da Federação Paulista de Futebol, José Maria Marin.
Raniel vira décimo camisa 9 do SPFC desde 2016 e tenta suprir falta de gols
Com a camisa do Cruzeiro, Raniel marcou dezesseis gols em 88 partidas. Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro/Via UOLAchados & Perdidos: Baltazar fez golaço para o Grêmio na decisão do Brasileirão de 81, contra o São Paulo
Saudade: Há 11 anos morria Eduardo José Farah, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol
Silvio Luiz, locutor de inesquecíveis bordões, nos deixava há um ano
Achados & Perdidos: Santos goleava o Vasco há 66 anos e conquistava seu primeiro Rio-São Paulo
F1: Piastri melhora sua marca do TL1 e fecha a sexta-feira na frente em Ímola
'Enciclopédia do Futebol', o saudoso Nilton Santos nascia há 100 anos
F1: Piastri comanda 1-2 da McLaren no TL1 em Ímola; Bortoleto é o nono mas bate no final
Saudade: Ídolo do Santos e do Botafogo, Rildo nos deixava há quatro anos
Flertando com o Z-4, São Paulo encara o também ameaçado Grêmio neste sábado; os times
Saudade: Há um ano morria o jornalista Antero Greco