por Rogério Micheletti
Campeão da Libertadores da América pelo Grêmio, em 83, o ex-atacante César morreu no dia 17 de setembro de 2024, aos 68 anos. César travava dura luta contra um câncer na próstata.
Após pendurar as chuteiras, tinha se tornado comerciante e morava na Praia de Atafona, município de São João da Barra (RJ).
Ele foi o autor de um dos gols do Tricolor gaúcho contra o Peñarol, do Uruguai, na final da Libertadores de 1983. O Grêmio venceu por 2 a 1. Os outros gols da partida foram de Caio (Grêmio) e Fernando Morena (Peñarol).
Além do Grêmio, César jogou pelo América (RJ), onde se destacou na temporada de 1979, como artilheiro do Campeonato Brasileiro com 13 gols.
Também atuou pelo São Bento de Sorocaba (SP) em 1984, tendo sido o autor do gol da equipe do interior paulista no famoso jogo contra o Santos, na Vila, que terminou com vitória do Peixe por 2 a 1. Emidio Marques Mesquita encerrou a partida perto dos 60 minutos da etapa final, logo após o Santos ter marcado com Humberto Suzigan o segundo gol. "O Emidio foi suspenso pelo José Maria Marin, então presidente da Federação Paulista de Futebol. E o Marin comunicou a decisão quando estava ao vivo dando entrevista à Jovem Pan", conta Milton Neves.
Ainda sobre César, Milton Neves escreveu, muitos anos antes de sua morte, o seguinte texto
César, marcante e importante centroavante do Grêmio na Libertadores da América, Brasileiro e Gaúchão nos anos 82 e 83, mora hoje em São João da Barra-MS. Lá, revela jogadores.
A torcida gremista jamais se esquecerá do gol que ele fez contra o Peñarol em 83, depois de passe de Renato Gaúcho na Copa Libertadores da América.
Depois, em 84, fez 1 a 0 para o São Bento de Sorocaba-SP (em uma quinta-feira à noite) contra o Santos na Vila Belmiro, na penúltima rodada do Paulistão daquele ano. Mas Márcio Rossini e Humberto Suzigan (aos 55 minutos do segundo tempo) viraram para o Peixe.
O árbitro Emídio Marques de Mesquita foi suspenso por "ajudar" o Santos. Suspensão ao vivo no Terceiro Tempo da Jovem Pan, pelo então presidente da Federação Paulista de Futebol, José Maria Marin.
Raniel vira décimo camisa 9 do SPFC desde 2016 e tenta suprir falta de gols
Com a camisa do Cruzeiro, Raniel marcou dezesseis gols em 88 partidas. Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro/Via UOLAchados & Perdidos: Contra o Vasco, há 55 anos, Pelé marcava seu milésimo gol
Parabéns, Ronaldo Giovanelli! Um dos grandes ídolos do Corinthians, o ex-goleiro faz 57 anos!
O ex-ponta Macedo é o convidado de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Buttice, o goleiro que por mais vezes enfrentou Pelé sem jamais ter sofrido um gol do Rei
Embalado, após quatro vitórias, Corinthians recebe o Cruzeiro em Itaquera; as formações
F1: Após o duplo pódio em Interlagos, Alpine chega animada com Ocon e Gasly para o GP de Las Vegas
Após empate frustrante diante da Venezuela, Brasil enfrenta o Uruguai em Salvador; as equipes
Olhos no retrovisor: Rival de Senna na F3, veja Martin Brundle guiando a Brawn-GP campeã de 2009
Em 'Uma Homenagem ao Rei Pelé' é possível até sentir 'presença' do Rei
Líder do Brasileiro, Botafogo vai a Minas para encarar o Galo em baixa; os times