Carlos Alberto Kirmayr

Ex-tenista
por Marcos Júnior Micheletti
 
Carlos Alberto Kirmayr reside desde 2005 em Serra-Negra-SP , onde é proprietário do Kirmayr Hotel Fazenda, onde também funciona um centro de treinamento para jovens tenistas. Meninos e meninas entre 11 e 20 nos, de diversas cidades brasileiras moram no local e estudam regularmente, incluindo inglês. Uma equipe interdisciplinar de cerca de dez profissionais, entre fisioterapeutas, técnicos, preparadores físicos e nutricionistas cuidam da preparação dos jovens.
 
Um dos principais nomes do tênis brasileiro em todos os tempos, Carlos Alberto Kirmayr começou ainda menino no Esporte Clube Banespa, onde sua mãe treinava. Depois, Kirmayr passou por dois outros clubes tradicionais na prática da modalidade: o Indiano e o Harmonia, antes de viajar para os Estados Unidos e estudar Marketing e Educação Física.
 
Em 1971 entrou para a equipe brasileira da Taça Davis, e daí em diante sua carreira tomou um rumo profissional, na Europa. Kirmayr jogou até 1987, dedicando-se inicialmente à clínicas de tênis durante as férias em seu hotel.
 
Foi vice-campeão de três importantes torneios: Santiago, em 1976  Cairo, em 1979 e Bogotá em 1980.
 
No Guarujá  em 1981 conquistou o Hollywood Classic, derrotando, entre outros os excelentes Ilie Nastase e Eddie Dibbs, ambos, à época, entre os dez melhore no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
 
Neste mesmo ano, viveu um momento especial, derrotando o lendário John McEnroe, dois meses antes deste ter se sagrado campeão de Wimblendon pela primeira vez.
 
Após deixar as quadras, foi capitão da equipe brasileira e treinador da equipe britânica na Copa Davis.
 
Em 1990 foi contratado pela tenista argentina para ser seu treinador, função que ocupou até 1997.
"Ela viveu seu melhor momento nesse período, quando conquistou o US Open em 1990 e o vice-campeonato de Wimblendom em 1991", ponderou Kirmayr em entrevista ao Portal Terceiro Tempo.
 
Além de Sabatini, Kirmayr foi treinador de Arantxa Sahcez e Conchita Martinez, ambas espanholas, tendo acumulado a respeitável marca de 22 títulos de simples no circuito feminino.
 
Também os brasileiros Cássio Motta e Vanessa Menga, o uruguaio Nicolás Pereira e o francês Cédric Pioline, entre outros.
 
Kirmayr é casado com Cecilia Yoshizawa, com quem tem um filho, Max, nascido em 2005. Além de Max, Kirmayr é pai de Natalie, fruto de seu primeiro casamento, e tem a enteada Constance, filha de Cecília.
 
Cecilia Yoshizawa é empresária especializada em gestão de imagem, eventos e relacionamento em marketing esportivo e de ação social. Trabalhou com Ayrton Senna de 1990 a 1994; foi diretora de marketing da Mitsubishi Motors 1994/1995 e consultora do bi-campeão Gil de Ferran em 1996. Em 1998, viabilizou a Etapa Brasileira da Whitbread Regata Volta do Mundo, e foi assessora de comunicação estratégica da Petrobras até 1999, participando da criação do projeto de automobilismo/Williams F1. Atua principalmente em vela, tênis, automobilismo, e golfe.
 
Pessoalmente, empresaria as carreiras de Robert Scheidt, Lars Grael e Carlos Alberto Kirmayr, entre outros ícones do esporte.
 
Clique aqui e conheça o belo trabalho de Kirmayr no Kirmayr Hotel Fazenda e Centro de Treinamento
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES