João Evangelista Belfort Duarte, o Belfort Duarte, ex-zagueiro que atuou no começo do nosso futebol, faleceu na cidade mineira de Campo Belo no dia 27 de novembro de 1918, justamente no dia em que completaria 35 anos. Por ser muito disciplinado, virou nome de prêmio para jogadores que não são expulsos. Foi campeão carioca pelo América em 1913.
Introduziu ao América o tradicional uniforme de camisa vermelha, em 1908. Também saiu de sua mente a idéia de saudar a torcida ao entrar em campo, costume verificado até hoje.
Sempre atuou como capitão do time. Entrou em campo pela última vez no dia 11 de julho de 1915, contra o Flamengo.
Antes de se mudar para o Rio de Janeiro, ajudou a fundar em São Paulo a Associação Atlética Mackenzie College, clube que ganhou notoriedade por ser o primeiro genuinamente brasileiro, sem interferência de ingleses.
Gostava tanto do América que viajou para vários cantos do Brasil apenas para criar clubes com nome semelhante.
O prêmio Belfort Duarte nasceu em 1945. Justa homenagem para quem sempre teve comportamento íntegro em campo. Por sinal, Belfort certa vez chegou até a avisar o árbitro sobre um pênalti que havia cometido e que não foi marcado.
O prêmio com seu nome é concedido ao atleta que fica dez anos sem ser expulso.
Por Marcelo Rozenberg
Líbero que atuou exclusivamente no Milan e Seleção Italiana, Baresi completa 65 anos
Ele disputou 720 partidas pela equipe milanesa. Foto: arquivo pessoal de BaresiOlhos no retrovisor: Gilles Villeneuve, o acidente fatal há 43 anos
Piloto era a aposta do time italiano para conquistar vários títulos. Foto: DivulgaçãoFausto Silva, 75 anos! Relembre dele como repórter na cobertura do título do Corinthians em 77
São Paulo recebe o Fortaleza na abertura da sétima rodada do Brasileiro; as formações
Parabéns, Dodô! Veja um golaço do aniversariante que está completando 51 anos!
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do vinho Pêra-Manca
Saudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos
F1: Piastri lidera único treino livre em Miami. Agora papai, Verstappen é o 3º
Contra o Inter, Corinthians busca segunda vitória sob o comando de Dorival Júnior; as equipes
F1: Antonelli surpreende em Miami e parte do primeiro lugar na Sprint
F1: Norris leva a melhor com bandeira amarela no final e vence a Sprint em Miami