Bauer

Ex-médio volante do São Paulo
José Carlos Bauer, o Bauer, um dos melhores jogadores da história do São Paulo Futebol Clube, nasceu no dia 21 de novembro de 1925, na capital paulista e faleceu aos 81 anos no dia 4 de fevereiro de 2007.

Ele tinha Mal de Alzheimer. Seu corpo foi enterrado no cemitério da Paz, no Morumbi (SP). O ex-atleta vivia com a família no Brooklin, bairro na Zona Sul da capital paulista.

O "Gigante do Maracanã", apelido que ganhou pela brilhante participação pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1950, não escondia a tristeza por não ser muito lembrado nos últimos anos.

Filho de pai suíço, branco, e mãe brasileira, negra, Bauer começou a carreira no infantil do São Paulo no final dos anos 30. Ao lado de Rui e Noronha, o médio-volante, também chamado de centro-médio, formou um dos melhores meio-campo da história do Tricolor.

Deixou o Tricolor do Morumbi, depois de 419 jogos realizados, para defender o Botafogo em 1956. Jogou ainda na Portuguesa, em 55, e no São Bento, em 56. Em seguida, tornou-se treinador.

Os principais títulos dele como jogador foram os paulistas de 1943,45,46,49 e 53, e pela seleção brasileira o sul-americano de 1949. Encerrou a carreira de jogador e virou técnico (dirigiu Juventus, Atlas do México, entre outras equipes). Mas sucesso mesmo Bauer, que foi um craque, teve como atleta do São Paulo.
 
Em maio de 2019, o jornalista Airton Gontow encontrou Carlos Eduardo, filho do lendário Bauer. Confira este encontro no vídeo abaixo: 

ver mais notícias
Pelo São Paulo:

Atuou em 398 jogos, sendo 229 vitórias, 81 empates e 88 derrotas. Marcou 18 gols.
Fonte: Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa.

Pela Seleção Brasileira:

Atuou em 29 jogos, sendo 21 vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
Fonte: "Seleção Brasileira - 90 Anos", 1914 - 2014
Autores: Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf

 

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES