Felipe Giaffone

Piloto da Copa Truck

por Marcos Júnior Micheletti

O paulistano Felipe Giaffone, nascido em 22 de janeiro de 1975, é um dos principais nomes do automobilismo brasileiro, tendo disputado nove temporadas da Fórmula Indy (na época denominada IRL), incluindo seis participações nas 500 Milhas de Indianápolis (2001 a 2006), obtendo como melhor resultado a terceira colocação na edição de 2002, pela equipe Mo Numm Recing, após ter largado na segunda fila, em quarto lugar.

Atualmente é piloto da Copa Truck, pela equipe Usual Racing/Iveco. Giaffone conquistou o título da Copa Truck em 2017, e foi comentarista nas transmissões da Fórmula Indy na Band por mais de dez anos. Em 29 de dezembro de 2018 ele anunciou sua saída da emissora paulistana do Morumbi.

Em 15 de fevereiro de 2019, em matéria do site Grande Prêmio, foi anunciada a contratação de Felipe Giaffone pelo Grupo Globo, para comentar corridas de Fórmula 1 e Stock Car pelo SporTV.

FÓRMULA TRUCK

Pela extinta Fórmula Truck, Felipe Giaffone conquistou quatro campeonatos: 2007, 2009, 2011 e 2016, sempre com equipamento da Volkswagen, pela RM Competições, equipe capitaneada por Renato Martins.

Depois que foi criada a Copa Truck, Giaffone conquistou o primeiro título da nova categoria, em 2017.

IRL

Pela IRL (Indy Racing League), categoria que existiu durante o período de cisão com a CART, Felipe Giaffone teve sua melhor temporada em 2002, ano em que além de ter subido ao pódio como terceiro colocado nas 500 Milhas de Indianápolis (a vitória foi de Helio Castroneves), venceu sua única prova na categoria, no oval de Kentucky, fechando o campeonato na quarta colocação.

Aliás, este campeonato, vencido pelo norte-americano Sam Hornish Jr., teve outros dois brasileiros figurando muito bem, ambos da Penske: Helio Castroneves e Gil de Ferran, que terminaram o certame em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

FAMÍLIA LIGADA AO AUTOMOBILISMO

Felipe é filho do ex-piloto Zeca Giaffone, campeão da Stock Car em 1986 e sobrinho de Affonso Giaffone Jr., que também competiu na Stock Car, categoria pela qual venceu oito corridas.

A família Giaffone está no ramo de construção de carros de corrida há muito tempo. Inicialmente, com karts, com a fábrica ZF, depois com a JL, empresa fundada em 1990 e que a partir de 2000 passou a ser a fabricante exclusiva dos carros da Stock Car.

EMPRESÁRIO

Felipe Giaffone é proprietário de um dos principais circuitos de kart do Brasil, o Kartódromo Internacional da Granja Viana, local situado na cidade de Cotia, na Grande São Paulo, onde se realizam competições dos principais campeonatos nacionais de kart.

É casado com Alice Reuter Giaffone, com quem tem dois filhos.

ABAIXO, IMAGENS DE FELIPE GIAFFONE APÓS O PILOTO TER CONQUISTADO A VITÓRIA NO GP DE KENTUCKY DA IRL

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    58
  • 2 Pal
    50
  • 3 San
    48
  • 4 Cor
    43
  • 5 São
    43
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES