Sergio Goycochea

Melhor goleiro da Copa do Mundo de 1990

por Kaique Lopreto

Sergio Javier Goycochea, o Goyco, nasceu no dia 17 de outubro de 1963 em Zárate, província de Buenos Aires, na Argentina. Após se aposentar, o melhor goleiro da Copa do Mundo de 1990, não largou o futebol e começou a carreira de apresentador de programas esportivos no seu país natal.

Goycochea começou a carreira profissional, em 1984, no tradicional River Plate. Porém, em cinco anos no clube, passou muito tempo na reserva de Nery Pumpido, titular do River e da Seleção Argentina. Mesmo assim, ele não deixou de se destacar quando conseguia uma oportunidade. Neste período, ele participou da conquista do Campeonato Argentino (1985-86), Libertadores (1986) e o Mundial de Clubes (1986).

Em 1988, buscando mais espaço, ele decidiu se transferir ao Millonarios, da Colômbia. Em três temporadas nos Millos, ele conseguiu vencer um Campeonato Colombiano (1988).

A partir de 1990, Goyco pouco parou nos clubes. Ele acumulou passagens pelo Racing (Argentina), Brest (França), Cerro Porteño (Paraguai), Olimpia (Paraguai), River Plate (Argentina), Textil Mandiyú (Argentina), Internacional (Brasil), Vélez Sarsfield (Argentina), até se aposentar no Newell’s Old Boys em 1998.

Pela Seleção Argentina Goycochea atuou em 44 partidas de 1988 até 1994. Foi durante o Mundial de 1990 que o goleiro viveu seu melhor momento da carreira. Após começar a Copa no banco de reservas, ele aproveitou a lesão de Pumpido, o titular, e tomou a vaga do companheiro. Ele se mostrou um grande pegador de pênaltis durante as quartas-de-final e semifinal, respectivamente contra Iugoslávia e Itália. Goyco brilhou nas duas disputas de pênaltis e levou os “Hermanos” a final. Porém, a Argentina acabou derrotada pela Alemanha na decisão. Mesmo assim, ele foi nomeado o melhor goleiro do Mundial.

Após pendurar as chuteiras, Goycochea continuou no meio esportivo e começou a comandar programas de televisão sobre futebol. Ele também passou pelo famoso programa de Maradona, “La noche del Diez”.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES