por Kaique Lopreto
Sergio Javier Goycochea, o Goyco, nasceu no dia 17 de outubro de 1963 em Zárate, província de Buenos Aires, na Argentina. Após se aposentar, o melhor goleiro da Copa do Mundo de 1990, não largou o futebol e começou a carreira de apresentador de programas esportivos no seu país natal.
Goycochea começou a carreira profissional, em 1984, no tradicional River Plate. Porém, em cinco anos no clube, passou muito tempo na reserva de Nery Pumpido, titular do River e da Seleção Argentina. Mesmo assim, ele não deixou de se destacar quando conseguia uma oportunidade. Neste período, ele participou da conquista do Campeonato Argentino (1985-86), Libertadores (1986) e o Mundial de Clubes (1986).
Em 1988, buscando mais espaço, ele decidiu se transferir ao Millonarios, da Colômbia. Em três temporadas nos Millos, ele conseguiu vencer um Campeonato Colombiano (1988).
A partir de 1990, Goyco pouco parou nos clubes. Ele acumulou passagens pelo Racing (Argentina), Brest (França), Cerro Porteño (Paraguai), Olimpia (Paraguai), River Plate (Argentina), Textil Mandiyú (Argentina), Internacional (Brasil), Vélez Sarsfield (Argentina), até se aposentar no Newell’s Old Boys em 1998.
Pela Seleção Argentina Goycochea atuou em 44 partidas de 1988 até 1994. Foi durante o Mundial de 1990 que o goleiro viveu seu melhor momento da carreira. Após começar a Copa no banco de reservas, ele aproveitou a lesão de Pumpido, o titular, e tomou a vaga do companheiro. Ele se mostrou um grande pegador de pênaltis durante as quartas-de-final e semifinal, respectivamente contra Iugoslávia e Itália. Goyco brilhou nas duas disputas de pênaltis e levou os “Hermanos” a final. Porém, a Argentina acabou derrotada pela Alemanha na decisão. Mesmo assim, ele foi nomeado o melhor goleiro do Mundial.
Após pendurar as chuteiras, Goycochea continuou no meio esportivo e começou a comandar programas de televisão sobre futebol. Ele também passou pelo famoso programa de Maradona, “La noche del Diez”.
Duelo entre River e Cruzeiro já teve o mesmo jogo valendo por dois torneios
River Plate e Cruzeiro começam a decidir hoje uma vaga para as quartas da Libertadores. Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino/Via UOLInter domina, supera Palmeiras nos pênaltis e vai à semi da Copa do Brasil
O jogo teve polêmicas com o VAR no tempo normalAchados & Perdidos: A memorável entrevista de Maradona a Milton Neves; argentino completaria 65 anos hoje
Organização do GP São Paulo de F1 promove melhorias para evitar 'perrengues' enfrentados pelo público em 2024
Joseval Peixoto, icônico nome do rádio, vai lançar sua biografia em novembro
Achados & Perdidos: Há 35 anos, pela Seleção Brasileira, Neto entrava no lugar de Pelé e marcava gol
Achados & Perdidos: Em 2017 o 'Arraiá do Mirtão' marcou reencontro de amigos da Jovem Pan
Van Basten, 61 anos! Relembre o golaço do aniversariante holandês na final da Euro em 1988
Está lançada a campanha do livro 'Glória e Drama de um Guerreiro, a biografia de Toninho'. Por Odir Cunha
Achados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha disputaram uma partida oficial
Saudade: Há um ano morria Fantick, ex-lateral da Portuguesa e do Botafogo-PB
Parabéns, Eduardo Amorim e Celso Roth! Dois aniversariantes com títulos marcantes