André Jardine

Treinador de futebol

por Marcos Júnior Micheletti

Gaúcho de Porto Alegre, onde nasceu em 08 de setembro de 1979, André Soares Jardine nem chegou a se profissionalizar como jogador de futebol, mas abraçou a modalidade como treinador, depois de alguns trabalhos como auxiliar-técnico.

Depois de atuar na base do Grêmio (RS), Jardine ingressou na Universidade no curso de Engenharia, mas depois de algum tempo, tentando se aproximar do futebol, migrou para o curso de Educação Física, o que lhe abriu portas nos dois clubes da capital gaúcha, primeiro no Inter e depois no Grêmio, ambos nas categorias de base.

Foi treinador interino do Grêmio em 2014, e a partir de 2015 começou a trabalhar no São Paulo Futebol Clube, igualmente nas categorias de base, até assumir interinamente a equipe profissional e ser efetivado nesta função em 2018.

Porém, sua permanência como treinador do Tricolor Paulista não foi duradoura. Ele assumiu em 25 de novembro de 2018 e acabou demitido em 14 de fevereiro de 2019, logo após a eliminação da equipe paulista ser eliminada da Libertadores, ainda na primeira fase.

Mas seus bons trabalhos em categorias de base não o deixaram desempregado por muito tempo, e ainda em 2019 assumiu o comando técnico da Seleção Brasileira Sub-20, passando em seguida para a Sub-23 e consagrando-se em 2020, levando a equipe canarinho à medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Deixou o Brasil em 2022 para treinar a equipe mexicana do Atlético San Luis, onde permaneceu até 2023. 

Neste período, ainda que comandando uma equipe modesta, conseguiu bons resultados, o que lhe garantiu o salto para o poderoso América do México, por onde conquistou o Campeonato Mexicano de 2023 (Apertura), em 2024 (Apertura) e ainda em 2024 o Clausura. Ainda levantou os títulos de Campeão dos Campeões, da Campeones Cup e da Supercopa de la Liga MX.

Tantas conquistas não passaram despercebidas, e André Jardine conquistou o prêmio de Melhor Treinador do Campeonato Mexicano de 2024.

Aliás, ainda falando em América do México, André Jardine foi o terceiro brasileiro a trabalhar como treinador no clube. Antes dele, o saudoso Jorge Vieira (1934-2012), que lá esteve entre 1987 e 1990, e Paulo Roberto Falcão, que comandou o time da capital mexicana entre 1991 e 1993.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES