Ananias

Ex-atacante da Portuguesa, Palmeiras e Chapecoense

por Túlio Nassif

Ananias Eloi Castro Monteiro, ou simplesmente Ananias e que para a torcida da Portuguesa será sempre o eterno "Ananiesta" (apelido dado em comparação ao craque espanhol Andrés Iniesta), ficou bastante conhecido por fazer o primeiro gol da Allianz Parque no jogo Palmeiras 0 x 2 Sport. Ele nasceu no dia 20 de janeiro de 1989, em São Luís, Maranhão e morreu aos 27 anos, no dia 29 de novembro de 2016, no maior acidente aéreo envolvendo uma delegação esportiva, quando o avião da Chapecoense caiu na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. Ananias deixou a esposa e um filho.

Iniciou sua carreira nas categorias de base do Bahia, em 2004. Seu primeiro título foi a Taça Estado da Bahia de 2007, torneio que lhe rendeu notoriedade para, após quatro anos, estrear entre os profissionais do Tricolor Baiano.

Na equipe principal não foi diferente e Ananias acabou chamando a atenção da Portuguesa, que o contratou por um empréstimo de dois anos. Depois de boas atuações e sagrar-se campeão brasileiro da Série B de 2011 com a Lusa, que foi comparada ao Barcelona (chamada, então, de "Barcelusa" pelas atuações), em abril de 2012, o time lusitano comprou metade dos seus direitos do Bahia.

Já em 2013, devido alguns princípios de crise da Portuguesa, Ananias fora negociado com o Cruzeiro após uma longa novela. Mal chegou à Minas Gerais e a equipe mineira o emprestou para o Palmeiras. No Alviverde, teve um papel importante no esquema tático para a conquista do Campeonato Brasileiro da Série B em 2013.

Em 17 de janeiro de 2014, assinou contrato de empréstimo de um ano com o Sport Recife. Durante a temporada que jogou pelo Leão, conquistou a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano. No dia 19 de novembro de 2014, entrou para a história ao marcar o primeiro gol na partida de inauguração da nova arena do Palmeiras, a Allianz Parque.

E antes mesmo do ano terminar, em 30 de dezembro de 2014, a Chapecoense anunciou Ananias como seu mais novo jogador. Pela Chape, foi campeão do Catarinense em campo e da Copa Sul-Americana post-mortem, ambos em 2016. Além disso, no dia 2 de novembro de 2016, em partida válida pela semifinal da Copa Sul-Americana, jogando contra o San Lorenzo, marcou o gol de empate da equipe catarinense garantindo o 1 a 1 fora de casa e que, posteriormente, levou o clube a sua primeira final internacional, que teve a conquista interrompida pela tragédia.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES