Enquanto Mari Paraíba, Luciane Escouto e Sheilla são as atuais musas do vôlei, Ana Paula, hoje com 41 anos, lidou com o status na década de 90. A jogadora foi uma das primeiras a lidar com o assédio de revistas masculinas na carreira e conviveu com a repercussão do que fazia em quadra e fora dela, como modelo.
No início, o rótulo de musa incomodava a mineira, que temia ficar marcada mais por sua beleza do que pelo que fazia no vôlei. Aos poucos, porém, aprendeu a lidar com a situação.
"Consegui mostrar meu potencial e o porquê de estar na seleção por anos. Então esse status não me incomodou mais. (...) Lógico que a beleza abre algumas portas, mas a beleza por si só não faz muita coisa e não te leva muito longe se você não mostrar seu conteúdo, garra e profissionalismo", disse Ana Paula em entrevista ao UOL Esporte.
Ao longo dos anos na ativa tanto na quadra quanto na praia, Ana Paula recebeu diversos convites para ensaios sensuais e nus, mas sempre recusou. E mesmo depois de aposentada, recebeu outras propostas. Quando completou 40 anos, foi procurada por uma revista brasileira para estampar a capa e posar sem roupa. Ela, de novo, não aceitou.
"Foi uma proposta boa, e mesmo estando com a "carcaça" em dia (risos), recusei mais uma vez. Foi uma tremenda massagem no ego. Já fizeram algumas ao longo da minha carreira, tanto na quadra quanto na praia. Embora ache bonito alguns ensaios que têm classe, nunca aceitei por questões familiares", afirmou a ex-jogadora.
"Graças a Deus nunca precisei do dinheiro e nunca tive vontade de me expor mais do que achava necessário. Sempre fui muito ligada ao meu pai e, embora ele respeitasse todas as minhas decisões, ele não ficaria muito feliz", completou a `eterna musa´, que é casada com um advogado americano.
Apesar de ter rejeitado diversas propostas, Ana Paula não recrimina quem fez ensaios sensuais, como Mari Paraíba, que posou para a Playboy em 2011, e Sheilla, que após os Jogos Olímpicos de Londres, posou para a revista VIP. "Acho bacana desde que seja feito com bom gosto. Na minha opinião, tudo que se expõe demais cai na banalidade e desvirtua um ensaio que poderia ser sexy e elegante", disse.
A ex-atleta encerrou a carreira em 2011 no vôlei de praia e, atualmente, se dedica à família e à faculdade de arquitetura e design. Antes, chegou até mesmo a tentar o jornalismo.
"Estou amando (o curso). Sempre gostei de jornalismo e até comecei a fazer o curso, mas depois de algumas conversas com pessoas experientes ligadas à televisão, fui convencida de que, pela minha experiencia na área esportiva, poderia entrar para a TV sem cursar anos de faculdade. Como arquitetura de interiores sempre foi minha paixão depois do vôlei, estou adorando poder me dedicar a um outro ramo", finalizou.
No dia 29 de outubro de 2017, Ana Paula participou do Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes. Abaixo, ouça a sua entrevista completa:
No dia 08 de março de 2020, Ana Paula participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra da entrevista:
Achados & Perdidos: Veja o golaço de Dorival Júnior, aniversariante hoje, pela Matonense
Profissional está completando 63 anos. Foto: Reprodução/YouTubeO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 53 anos
F1: Verstappen impressiona mais uma vez e fica com a pole para o GP da Arábia Saudita