Amaro

Ex-volante do América-RJ, Portuguesa e Corinthians
por Rogério Micheletti
 
Amaro, o Amaro Viana Barbosa, volante do América do Rio campeão Carioca de 60, morreu aos 73 anos de idade, no dia 22 de setembro de 2010 e seu corpo foi sepultado no Cemitério de Inhaúma, na capital fluminense.
 
Nascido em 11 de abril de 1937, em Campos-RJ, ele deixou três filhos e quatro netos.
 
Amaro morava na Rua Barão de Mesquita, Tijuca, Rio de Janeiro, foi gerente de futebol do América em Edson Passos-RJ , onde se localiza o novo estádio Giulite Coutinho, e era dono de uma loja de material esportivo em um shopping carioca.
 
Amaro jogou também na Juventus de Turim em 1961, no Corinthians, de 1962 a 1965, e na Portuguesa de 1965 a 1967 (veja nas fotos). Curioso é que ao vender o passe de Amaro para a Juventus de Turim, em 1961, o presidente Giulile Coutinho comprou o Andarai, antigo estádio do América, hoje vendido pelo clube para a iniciativa privada.
 
O ex-volante parou em 1969, no Bonsucesso. "Encerrei a carreira cedo e tenho muitas saudades daquela época", conta Amaro, que depois tentou a carreira de treinador.
 
`Cheguei a dirigir o Jair Picerni no Comercial de Ribeirão. O Jair era um grande jogador. Ele não tinha carro na época e voltava de carona comigo junto com o Maranhão e o Ademir Vicente", lembra. No América eu fui técnico do Ivo (Wortmann)´, emenda.
 
Mesmo depois dos 70 anos de idade, Amaro continuava jogando suas peladas, em vários campos cariocas, como o Albertão do Grajaú, o Chico Buarque, o Ataíde e o Sítio do Valdir, esses três últimos no Recreio dos Bandeirantes.
 
E aqueles que não conheciam o passado do ex-jogador ficavam impressionados com sua categoria e noção de marcação.
 
Jogos de Amaro pelo Timão

Amaro fez com a amisa corintiana 106 partidas (52 vitórias, 25 empates e 29 derrotas), marcou seis gols a favor e um gol contra. Estas informações são do Almanaque do Corinthians, do jornalista Celso Dario Unzelte.
ver mais notícias

Pelo Corinthians:

Atuou em106 partidas, sendo 52 vitórias, 25 empates e 29 derrotas, marcou seis gols a favor e um gol contra.

Fonte: Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES