por Marcelo Rozenberg
A fatalidade impediu que Alexandre Escobar Ferreira, o ex-goleiro Alexandre, tivesse uma carreira de sucesso como jogador de futebol. No dia 18 de julho de 1992, um acidente automobilístico provocou seu falecimento com apenas 20 anos de idade. Nascido em Sorocaba, começava a despontar como sucessor de Zetti no São Paulo. Tinha, inclusive, feito parte do elenco que havia acabado de conquistar a Taça Libertadores da América daquele ano.
Alexandre foi importante na caminhada rumo à taça. No primeiro jogo contra o Nacional do Uruguai válido pelas oitavas-de-final, substituiu Zetti, que foi expulso de campo, no segundo tempo, em pleno estádio Centenário de Montevidéu, e ajudou a garantir a vitória por 1 a 0. No duelo da volta, no Morumbi, atuou durante os 90 minutos na vitória tricolor por 2 a 0.
Quem falou sobre Alexandre com propriedade foi Valdir Joaquim de Moraes, primeiro treinador de goleiros da história do futebol brasileiro. Segundo ele, tratava-se de um atleta que batia tão bem ou até melhor que o Rogério Ceni na bola, além de ser excepcional debaixo das traves.
MATÉRIA ESPECIAL NO UOL
Em 14 de junho de 2021, o UOL publicou uma matéria especial sobre Alexandre, sua carreira, diversos depoimentos e detalhes do acidente fatal. O texto é de autoria de Fábio Shimab e Vanderlei Lima. Clique aqui para acessar.
Parabéns, craque paraguaio! Relembre uma entrevista do aniversariante Romerito a Milton Neves
Craque brilhou no Tricolor das Laranjeiras. Foto: Reprodução/YouTubeAchados & Perdidos: O saudoso Manga em um momento de garoto-propaganda para Catuase
Ex-goleiro hoje está com 87 anos. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: Antes de jogar pelo Timão, o saudoso Buttice enfrentou o Alvinegro de Rivellino pelo Bahia
Odiar Neymar, o doce exercício de muitos. Por Odir Cunha
Botafogo encara a altitude de Quito contra a LDU para seguir na Libertadores; os times
Saudade: Idealizador do 'Carrossel Caipira', Vadão completaria 69 anos
Saudade: Djalma Dias, pai de Djalminha, faria 86 anos hoje
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Ituveravense, em 2009
Saudade: Há 15 anos morria Valdemar Carabina, ex-zagueiro e treinador do Palmeiras
Saudade: Há quatro anos morria Bebeto de Oliveira, ex-preparador físico do São Paulo
Achados & Perdidos: Gol olímpico de Éder na vitória do Galo sobre o Flu em 1980
Achados & Perdidos: O criativo comercial que simulou o drama de um goleiro na hora do pênalti