por Marcelo Rozenberg
A fatalidade impediu que Alexandre Escobar Ferreira, o ex-goleiro Alexandre, tivesse uma carreira de sucesso como jogador de futebol. No dia 18 de julho de 1992, um acidente automobilístico provocou seu falecimento com apenas 20 anos de idade. Nascido em Sorocaba, começava a despontar como sucessor de Zetti no São Paulo. Tinha, inclusive, feito parte do elenco que havia acabado de conquistar a Taça Libertadores da América daquele ano.
Alexandre foi importante na caminhada rumo à taça. No primeiro jogo contra o Nacional do Uruguai válido pelas oitavas-de-final, substituiu Zetti, que foi expulso de campo, no segundo tempo, em pleno estádio Centenário de Montevidéu, e ajudou a garantir a vitória por 1 a 0. No duelo da volta, no Morumbi, atuou durante os 90 minutos na vitória tricolor por 2 a 0.
Quem falou sobre Alexandre com propriedade foi Valdir Joaquim de Moraes, primeiro treinador de goleiros da história do futebol brasileiro. Segundo ele, tratava-se de um atleta que batia tão bem ou até melhor que o Rogério Ceni na bola, além de ser excepcional debaixo das traves.
MATÉRIA ESPECIAL NO UOL
Em 14 de junho de 2021, o UOL publicou uma matéria especial sobre Alexandre, sua carreira, diversos depoimentos e detalhes do acidente fatal. O texto é de autoria de Fábio Shimab e Vanderlei Lima. Clique aqui para acessar.
Flamengo negocia ‘em silêncio’ com Arturo Vidal
Meio-campista chileno de 35 anos pode deixar a Inter de Milão no meio do ano. Foto: Facebook/ReproduçãoSúmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
BRASILEIRÃO 2019