Aarão Alves dos Santos, o Aarão Alves, filho do querido Manoel Maria, ex ponta do Santos FC, é um dos treinadores mais jovens do Brasil.
Nascido em 26 de agosto de 1974, Aarão foi lateral-esquerdo e se profissionalizou na Portuguesa Santista, mas teve breve carreira como jogador.
Após cursar a faculdade de Educação Física, Aarão começou sua carreira como treinador em 2005 no Sub20 do Jabaquara. No ano seguinte, acumulou as funções de técnico das divisões sub15 e sub17 do Litoral Futebol Clube, time em que Pelé foi um dos donos, além do sub20 do Leão da Caneleira.
Em 2007 e 2008 dirigiu os profissionais do Jabaquara e, no segundo semestre do último ano, assumiu o comando do sub20 do Paulista de Jundiaí. Da categoria de base, Aarão Alves foi comandar o time profissional do Galo da Japi. Em 2009, foi finalista da Copa Paulista e, no ano seguinte, comandou o time de Jundiaí na série A1 do Estadual.
Na equipe tricolor, Aarão Alves abriu espaço para atletas que depois ganharam projeção na carreira como: o lateral-direito Samuel Xavier e o goleiro Felipe Alves.
Na sequência da carreira do treinador teve o retorno ao Jabaquara e por lá trabalhou até meados de 2013. Neste mesmo ano ainda, Aarão Alves assumiu o sub17 do Santos Futebol Clube e desenvolveu um importante trabalho lapidando joias e formando times competitivos nas categorias de base. Nesta mesma categoria, o treinador levou o Santos por 3 anos seguidos à final do estadual, sendo campeão em 2014.
Muitas revelações, que chegaram ao profissional nos últimos anos, tiveram as orientações do treinador como: Thiago Maia, Arthur Gomes, Lucas Veríssimo, Diogo Vitor, Fernando Medeiros, Guilherme Nunes, Gabriel Calabres e Caio Henrique. Além do lateral Igor Vinícius, atualmente no São Paulo, o atacante Claudinho é outro que trabalhou em categoria de base com o técnico e, recentemente, foi destaque do Campeonato Brasileiro da série B 2019 com o Red Bull Bragantino. O zagueiro Robson Bambu, atualmente no Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil, também trabalhou na base do Santos com o comandante.
Mais recentemente, o Peixe promoveu ao profissional outros atletas que foram lapidados por Aarão como: Tailson, Kaio Jorge e Sandri. Os dois últimos campeões mundiais com a seleção brasileira sub17.
No seu último ano no Alvinegro, em 2018, como comandante da categoria sub20, Aarão colocou sua equipe entre as 8 melhores da Copa São Paulo de Futebol Junior. Essa ainda é a melhor campanha do clube nas últimas 5 edições do principal torneio de base do país.
Após tantos anos no Santos, a mudança de gestão gerou desgaste interno e Aarão mudou de ares. Desde 2018, o filho de Mané Maria é o técnico da equipe sub19 do Shandong Luneng, da China. Atualmente, o brasileiro prepara a equipe para a terceira temporada no Oriente e segue formando atletas para a categoria sub23 e o profissional.
O bom trabalho desenvolvido no clube chinês já tem sido reconhecido e Aarão já discute a extensão do seu vínculo contratual.
Abaixo, Milton Neves e Manoel Maria, pai de Aarão.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE MANOEL MARIA.
Parabéns, Edilson Capetinha! Ex-atacante completa 55 anos!
Atleta brilhou no Corinthians entre 1997 e 2000. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro TempoCampeonato Brasileiro de Kart abre inscrições e divulga regulamento da 60ª edição
Saudade: Beckenbauer, campeão como jogador e treinador da Alemanha, completaria 80 anos
Paulistanos poderão ver Felipe Massa andando com seu Stock Car em ruas da capital no próximo domingo
Achados & Perdidos: Brasil sofria goleada para a Espanha na estreia de Falcão como treinador, há 35 anos
Olhos no retrovisor: Christian e Wilsinho Fittipaldi em comercial de aparelho para barbear
Achados & Perdidos: Relembre narradores históricos da Rádio Nacional-RJ, que completa 89 anos
Achados & Perdidos: Hoje tem Flu x Timão! Relembre a 'Invasão Corintiana' de 1976
Saudade: Há três anos morria Silvio Lancellotti; eclético que enveredou pela culinária e os esportes
Achados & Perdidos: A vida simples de Pelé na Pensão do Raimundo, em Santos
Olhos no retrovisor: A última vitória de um piloto brasileiro na Fórmula 1, há 16 anos, com Barrichello