"Roubei" a pergunta da manchete do grande Rica Perrone, que, além de ótimo jornalista esportivo, tem se notabilizado também hoje em dia por excelentes entrevistas com personalidades da política.
Tempos atrás, em conversa em seu canal com o treinador Jorginho, à época no Atlético-GO e hoje no Vasco da Gama, Rica perguntou se o ex-lateral preferia ver o seu candidato à presidência eleito ou o Brasil campeão mundial no Qatar.
Jorginho, que não pipoca, foi direto.
Para ele, mais vale ver seu candidato, Jair Bolsonaro, reeleito, do que ver o escrete canarinho dando a volta olímpica no Mundial.
Bem, mas então eu quero agora saber de você, amigo internauta.
O que você prefere?
Seu candidato eleito ou o Brasil campeão?
Faça como Jorginho e não amarele nas respostas!
**********************************************
Manga, ex-goleiro do Inter e Botafogo precisa de ajuda; saiba como colaborar
Um dos principais goleiros do futebol brasileiro em todos os tempos, bicampeão brasileiro pelo Sport Club Internacional, em 1975 e 1976, Manga está precisando de ajuda, para que ele e sua esposa Cecília possam arcar com as despesas de remédios e tratamento de saúde até o final deste ano.
Para isso, um caminho foi criado no site "Vakinha", que você pode acessar aqui.
Manga e sua esposa Cecília atualmente residem no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, em uma iniciativa do presidente da instituição, o ator Stepan Nercessian.
Atualmente com 85 anos, o pernambucano Hailton Corrêa de Arruda, o Manga, também emplacou uma passagem brilhante pelo Botafogo-RJ, onde conquistou quatro títulos cariocas. Também foi campeão da Libertadores da América pela equipe uruguaia do Nacional, em 1971.
Outra opção de ajudar é por meio da seguinte chave PIX: 3016998@vakinha.com.br
No último domingo, idia 18 de setembro de 2022, Manga participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes. Em conversa com Milton Neves, ele, Cecília, sua esposa, e o jornalista Marcelo Gomes, da ESPN, explicaram aos ouvintes da Rádio Bandeirantes como ajudar na campanha que visa angariar recursos para o tratamento de saúde do ex-goleiro.
OUÇA, ABAIXO
**********************************************
Saudade: Mauro Ramos de Oliveira, capitão da Seleção na Copa de 62, morria há 20 anos
Um dos melhores zagueiros brasileiros de todos os tempos, Mauro Ramos de Oliveira, capitão da Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1962, no Chile, morria há exatos 20 anos, em 18 de setembro de 2002, vítima de câncer no estomago, aos 72 anos.
Mineiro de Poços de Caldas, onde nasceu em 30 de agosto de 1930, Mauro começou sua carreira no São Paulo Futebol Clube em 1948, permanecendo no clube até 1960. Lá, conquistou quatro campeonatos paulistas, em 1948, 1949, 1953 e 1957.
Em 1958, ao lado de Bellini, formou uma afinadíssima dupla de zaga na Selação Brasileira na conquista do primeiro mundial, na Copa da Suécia.
Depois, no estrelado time do Santos Futebol Clube, esteve entre 1960 e 1967, ampliando de forma robusta sua galeria de conquistas.
Pelo clube da Vila Belmiro, Mauro conquistou cinco títulos estaduais (1960, 1961, 1962, 1964 e 1965), os brasileiros de 1961, 1962, 1963, 1964 e 1965, o Rio-São Paulo em 1963, 1964 e 1965, duas Libertadores (1962 e 1963) e os dois Mundiais, também em 1962 e 1963.
Jogando pelo Santos, novamente serviu a Seleção Brasileira, desta vez na condição de capitão na Copa de 1962, no Chile, erguendo a taça com o bicampeonato.
Ainda atuaou no futebol mexicano, pelo Toluca, entre 1967 e 1968, em seu derradeiro ano como jogador profissional, mas não passou em branco, pois também foi campeão mexicano em 1968.
Trabalhou como treinador no Santos entre 1971 e 1972 e no Jalisco (México) entre 1973 e 1974.
**********************************************
Achados & Perdidos: Craques do futebol atuando como garotos-propaganda de automóveis
Jogadores de futebol e carros.
Objeto de desejo de 10 em cada 10 craques da bola, muitos deles, como Rivellino, Cristiano Ronaldo e Rogério Ceni emprestaram suas respectivas famas para peças publicitárias de automóveis em diferentes épocas.
RIVELLINO E O OPALA
Rivellino, o "Reizinho do Parque", era o destaque corintiano em 1968 quando estrelou o comercial da Chevrolet para o lançamento do Opala, grande sucesso da montadora, que foi produzido até 1992.
Na peça publicitária, o camisa 10 alvinegro, então com 22 anos de idade, e sem bigode, aparece dentro do cupê de quatro portas, em cima do vagão de um trem.
Rivellino falou pouco, bem pouco, respondendo à pergunta do que achava do Chevrolet Opala:
"Ah, é sensacional!".
ROGÉRIO CENI E O FORD FIESTA
Atual treinador do São Paulo, o ex-goleiro Rogério Ceni (na ocasião chamado apenas de Rogério) foi o garoto-propaganda do Ford Fiesta em 1997.
Na disputa pelo mercado dos carros pequenos, o alvo de provocação da peça publicitária foi o Gol, da Volkswagen. Após marcar um gol de falta, o repórter pergunta se ele não voltaria para o gol. Ele balança a cabeça negativamente e diz que seu negócio é o Fiesta...
ZAGALLO E DIDA E O GOL ATLANTA
Em 1996, para o lançamento do Gol Atlanta, alusivo aos Jogos Olímpicos daquele ano, Zagallo, então treinador da seleção, e o goleiro titular, Dida, protagonizam o bem humorado comercial da Volkswagen, que manteve a tradição de lançar modelos para ocasições especiais do esporte, como já havia feito com o Gol Coppa em 1982 e 1994, e repetiu a dose em 2006.
Atenção para um detalhe do comercial. Apesar de ser um modelo especial, vidros elétricos e ar condicionado eram ítens opcionais do modelo.
CRISTIANO RONALDO E O BUGATTI CHIRON
O craque português, atualmente no Manchester United, é apaixonado por automóveis. Em sua garagem, modelos como Ferrari F430, McLaren MP4-12C, Rolls Royce Phanton e Bugatti Veyron, entre outros,
Aliás, falando em Bugatti, ele foi o astro de uma propaganda do modelo Chiron. No comercial, o português guia o modelo em um test-drive. No final, o vendedor que o acompanha, pede a chave de volta. Eles estão na garagem da casa do jogador, que desdenha, pois sua coleção é de causar inveja.
FELIPÃO E O PEUGEOT
Então treinador da seleção brasileira, em 2013, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, hoje comandante do Athletico Paranaense, contracena com um garotinho a bordo de um modelo da Peugeot. O menino, versão em miniatura do gaúcho de Passo Fundo, com direito até a bigode postiço, indaga se Felipão está sentindo falta de alguma coisa, ao que este responde: "Ué, de nada, um carrão deste, três anos de garantia, fábrica no Brasil!". O comercial divulga dois modelos da marca francesa: o 308 e o 408.
**********************************************
Shell sorteia pares de ingressos para o GP São Paulo de Fórmula 1
Mais de 1.000 ingressos para o GP São Paulo de Fórmula 1 serão disponibilizados por meio de uma promoção de sorteios da marca Shell dividida em duas fases, até o início de novembro, para o evento programado para acontecer entre 11 e 13 de novembro no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, penúltima etapa do campeonato cuja liderança é de Max Verstappen, que após a vitória no GP da Itália, em Monza, abriu 116 pontos para Leclerc, o segundo na tabela (335 a 219). Pérez, o terceiro, soma 210 pontos.
“Buscamos oferecer cada vez mais experiências marcantes e exclusivas para todos os nossos clientes, não só por meio de nossos produtos, como a Shell V-Power, que promove mais performance e limpeza ao motor, e a plataforma Shell Box, que oferece um pacote de facilidades e vantagens no dia a dia, mas também por meio de nosso calendário de ações promocionais, que dessa vez traz uma campanha especial para os fãs de automobilismo", explica Antonio Cardoso, vice-presidente de Marketing e Serviços na Raízen, licenciada da marca Shell e única distribuidora de combustíveis brasileira no GP de São Paulo.
VEJA COMO PARTICIPAR
Fase 1
A primeira fase da campanha acontece até 12 de outubro. Os consumidores que abastecerem R$ 100 com Shell V-Power, combustível aditivado da rede, via Shell Box, podem concorrer a 150 pares de ingressos para o Grande Prêmio de São Paulo ao se cadastrarem no site www.acelerecomgp.com.br.
Serão sorteados cinco (5) pares de ingressos todos os dias*
Fase 2
Ao efetuarem o pagamento via aplicativo e acumularem conchas, os clientes podem resgatar via Junte & Troque um combo especial com um par de ingressos. Ao todo, serão disponibilizados 250 pares nessa fase da campanha.
Para mais detalhes sobre as ações promocionais, acessar o regulamento, acompanhar números da sorte etc., acesse: promo.shell.com.br/
Fase 3
A terceira fase acontecerá de forma regional e os clientes podem participar de dinâmicas exclusivas em postos selecionados de São Paulo e Rio de Janeiro e concorrer a 1 par de ingressos para o Grande Prêmio de São Paulo.
Das pistas para as ruas
A marca Shell está historicamente conectada com o automobilismo mundial e seus produtos são sinônimo de performance e qualidade. A Shell V-Power, por exemplo, a gasolina aditivada da Shell, é desenvolvida em parceria com a Scuderia Ferrari e traz a avançada tecnologia Dynaflex, que oferece mais performance e rendimento para o motor. Por meio dessa parceria, os motores da Scuderia Ferrari pulsam com a melhor performance proporcionada pela pelos combustíveis e lubrificantes Shell.
“Essa parceria é uma das mais longevas do automobilismo mundial, com uma história de mais de 60 anos desenvolvendo as melhores tecnologias de combustíveis e lubrificantes da pista para as ruas. E foi por conta dessa parceria que, em 2022, anunciamos que o Brasil voltou à categoria, uma vez que o Etanol de Segunda Geração (E2G) produzido pela Raízen, primeira e única produtora de E2G em escala comercial do mundo, e fornecido pela Shell compõe hoje o 10% do combustível que abastece os carros da Scuderia Ferrari”, complementa Cardoso.
Para Alan Adler, CEO do GP São Paulo de F1, “marcas fortes ligadas ao automobilismo como a Shell encontram no GP São Paulo a plataforma ideal para ações de relacionamento com seus parceiros e clientes. Estamos muito felizes em ter a Raízen como parceira nesse grande espetáculo que alia tecnologia e emoção”.
Já o Shell Box é a plataforma que permite o pagamento do abastecimento nos postos Shell e de itens das lojas de conveniência Shell Select de forma rápida, segura e descomplicada utilizando o celular. Em todo o Brasil, são mais de 3.800 postos Shell e mais de 500 lojas de conveniência Shell Select que oferecem a opção de pagamento com Shell Box. O app dá acesso ainda a diversas vantagens, benefícios, recompensas e campanhas promocionais da marca Shell.
Dinâmica da campanha
Mecânica Sorte:
Período: 13 de setembro a 12 de outubro;
· A cada R$ 100 abastecidos com Shell V-Power pelo aplicativo Shell Box, o consumidor ganha 1 (um) número da sorte para concorrer a 1 (um) par de ingressos para o Grande Prêmio de São Paulo.
· Importante: O consumidor precisa apenas se cadastrar na nossa página oficial da ação (www.acelerecomgp.com.br) e dar aceite no regulamento. Não é necessário cadastrar suas notas fiscais.
· Serão 150 pares de ingressos sorteados para o Grande Prêmio de São Paulo.
Mecânica Junte & Troque:
Período: 04 de outubro a 01 de novembro;
· Os clientes poderão acumular conchas e resgatar um combo especial dentro da nossa campanha da Junte & Troque com ingressos para o Grande Prêmio de São Paulo.
· Para acumular conchas, baixe o Shell Box e se cadastre. A cada R$30,00 reais no APP Shell Box você ganha 1 concha.
· A partir de R$60, pagando com cartão MasterCard pelo app ou abastecendo com qualquer produto da família Shell V-Power, os combustíveis aditivados da marca Shell, o cliente ganha uma concha extra. Além disso, quem abastecer a partir de R$60 com Shell V-Power e pagar com cartão MasterCard no Shell Box tem direito a duas conchas extras.
· Serão 250 pares via Junte & Troque.
Mecânica regional:
· A terceira fase acontecerá em postos selecionados de São Paulo e Rio de Janeiro e concorrer a 1 par de ingressos para o Grande Prêmio de São Paulo.
· Ao todo, serão disponibilizados 250 pares nessa fase da campanha.
* Por dia de promoção: será ofertado um total de 150 (cento e cinquenta) pares de ingressos no período de 30 (trinta) dias de validade da promoção, que serão sorteados nas datas, quantidade e formato indicados no Regulamento.
ETAPAS REALIZADAS NO MUNDIAL DE FÓRMULA 1 EM 2022
1ª - 20/03/2022 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Charles Leclerc (1min30s558) - Vitória de Charles Leclerc
2ª - 27/03/2022 – GP da Arábia Saudita – Jedá – Pole de Sergio Pérez (1min28s200) - Vitória de Max Verstappen
3ª - 10/04/2022 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Charles Leclerc (1min17s868) - Vitória de Charles Leclerc
4ª - 24/04/2022 – GP da Emília-Romanha – Ímola – Pole de Max Verstappen (vencedor da Sprint) - Vitória de Max Verstappen
5ª - 08/05/2022 – GP de Miami – Miami (EUA) – Pole de Charles Leclerc (1min28s796) - Vitória de Max Verstappen
6ª - 22/05/2022 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Charles Leclerc (1min18s750) - Vitória de Max Verstappen
7ª - 29/05/2022 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc (1min11s376) - Vitória de Sergio Pérez
8ª - 12/06/2022 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc (1min41s359) - Vitória de Max Verstappen
9ª - 19/06/2022 – GP do Canadá – Montreal – Pole de Max Verstappen (1min21s299) - Vitória de Max Verstappen
10ª -03/07/2022 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de Carlos Sainz (1min40s983) - Vitória de Carlos Sainz
11ª -10/07/2022 – GP da Áustria – Red Bull Ring / Spielberg – Pole para a Sprint de Max Verstappen (1min04s984) - Vitória de Verstappen na Corrida Sprint - Vitória de Charles Leclerc na corrida principal
12ª -24/07/2022 – GP da França – Paul Ricard – Pole de Charles Leclerc (1min30s872) - Vitória de Max Verstappen
13ª -31/07/2022 – GP da Hungria – Hungaroring / Budapeste – pole de George Russell (1min17s377) - Vitória de Max Vestappen
14ª -28/08/2022 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Carlos Sainz (1min44s297) - Vitória de Max Vestappen
15ª -04/09/2022 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Max Verstappen (1min10s342) - Vitória de Max Vestappen
16ª -11/09/2022 – GP da Itália – Monza – Pole de Charles Leclerc (1min20s161) - Vitória de Max Vestappen
ETAPAS RESTANTES
17ª -02/10/2022 – GP de Singapura – Marina Bay –
18ª -09/10/2022 – GP do Japão – Suzuka – Horários
19ª -23/10/2022 – GP dos EUA – COTA / Austin –
20ª -30/10/2022 – GP do México – Cidade do México –
21ª -13/11/2022 – GP de São Paulo – Interlagos / Brasil –
22ª -20/11/2022 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
**********************************************
Achados & Perdidos: Garrincha, ídolo maior do Botafogo, em jogo pelo Vasco da Gama
Garrincha (1933 - 1983), maior ídolo da história do Botafogo de Futebol e Regatas, clube que defendeu por 12 anos, entre 1953 e 1965, teve uma única experiência em campo vestindo a camisa do Vasco da Gama, em 1967, em um amistoso contra a seleção da cidade de Cordeiro-RJ.
POR QUE GARRINCHA NO VASCO?
Depois de passar pelo Corinthians, onde atuou por 13 partidas (com dez gols marcados), Garrincha seguia vivendo seu drama físico, por conta das seguidas lesões, sobretudo nos joelhos.
Assim, sem maiores perspectivas no Alvinegro de Parque São Jorge, que vivia um jejum de títulos desde 1954, o clube paulista acenou inclusive com a possibilidade de ceder Garrincha de graça para o Vasco, o que de fato aconteceu, mas por um único jogo.
O JOGO
Garrincha, que estava com 33 anos, deveria estrear em uma partida oficial pelo cruzmaltino na abertura da Taça Guanabara de 1967, mas um amistoso foi marcado antes, contra o selecionado da cidade de Cordeiro, distante cerca de 190 quilômetros da capital fluminense.
Na véspera da partida, Garrincha sofreu uma nova contusão, mas ainda assim foi para campo e marcou um dos gols na vitória do Vasco por 6 a 1, aos 20 minutos da etapa final, o quinto gol de sua equipe, em 20 de julho de 1967 no acanhado estádio da cidade.
Os outros gols da equipe vascaína, dirigida por Gentil Cardoso, foram feitos por Bianchini (três), Valfrido e Zezinho. O gol de honra da equipe local foi de Milano.
O VASCO QUE JOGOU CONTRA A SELEÇÃO DE CORDEIRO-RJ
Édson Borracha (Celso); Djalma, Ivan (Joel), Álvaro e Almir; Paulo Dias e Ésio; Garrincha, Bianchini (Sílvio), Zezinho (Valfrido) e Okada (William). Técnico: Gentil Cardoso.
DEPOIS DO VASCO...
Após a efêmera passagem por São Januário, Garrincha ainda defendeu outras cinco equipes: Portuguesa Santista, Atlético Júnior (Colômbia), Flamengo, Red Star 93 (França) e Olaria, além de ter feito algumas partidas pela equipe de veteranos do Milionários, em exibições por diversas cidades brasileiras.
Garrincha morreu em 20 de janeiro de 1983, aos 49 anos, em decorrência de cirrose hepática, provacada por alcoolismo.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE GARRINCHA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
**********************************************
Sabe tudo sobre a Copa do Brasil? Teste seus conhecimentos sobre a competição
Já conhecemos os finalistas da Copa do Brasil 2022.
E você, amigo internauta, está classificado para a decisão!
Teste seus conhecimentos sobre a competição mais democrática do país!
O quiz abaixo foi elaborado pelo professor, engenheiro, mestre em Administração e Jornalista Fábio Sinegaglia.
Confira o gabarito após o questionário!
1) Em que ano tivemos a primeira edição da competição?
a) 1988
b) 1989
c) 1990
d) 1991
2) Qual a única região brasileira que todos os seus estados já venceram a competição?
a) Região Sul
b) Região Sudeste
c) Região Nordeste
d) Região Centro Oeste
3) Quantas vezes a Final da Copa do Brasil foi disputada entre time de RIO-SP?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
4) Qual o time que mais vezes foi campeão invicto da competição?
a) Palmeiras
b) Cruzeiro
c) Corinthians
d) Grêmio
5) Qual o Estado que mais vezes venceu a competição?
a) São Paulo
b) Rio de Janeiro
c) Minas Gerais
d) Rio Grande do Sul
6) Qual o único time a vencer a competição em anos consecutivos?
a) Palmeiras
b) Cruzeiro
c) Corinthians
d) Grêmio
7) Quantas equipes diferentes já ganharam a Copa do Brasil?
a ) 15
b) 18
c) 17
d) 16
8) O São Paulo nunca foi campeão da Copa do Brasil, porém já esteve em uma final. Contra que time?
a) Atlético
b) Cruzeiro
c) Vasco
d) Grêmio
9) Qual o treinador com mais títulos de Copa do Brasil?
a) Luxemburgo
b) Cuca
c) Felipão
d) Nelsinho Baptista
10) Quem é o jogador que marcou mais gols em uma única edição da competição?
a) Viola
b) Romário
c) Sávio
d) Fred
GABARITO:
1 – B
2 – A
3 – B
4 – D
5 – A
6 – B
7 – D
8 – B
9 – C
10 - D
**********************************************
Arbitragem na Copa do Mundo, o tema da live de Marcos Falopa com Edmundo de Lima Filho
O ex-árbitro Edmundo de Lima Filho é o convidado desta terça-feira (20) a partir das 17h da live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.
Hoje professor, com 72 anos, Edmundo de Lima Filho iniciou sua trajetória na arbitragem em 1974, como auxiliar, trabalhando até 1998. Entre os momentos marcantes de sua carreira está a decisão do Campeonato Brasileiro de 1990, entre Corinthians e São Paulo, no Morumbi, jogo que deu ao Alvinegro de Parque São Jorge o seu primeiro título no certame, na vitória por 1 a 0, gol de Tupãzinho, o "Talismã".
Um dos melhores zagueiros de sua geração, o carioca de Niterói Orlando Peçanha (1935 - 2010) completaria 87 anos nesta terça-feira (20).
Orlando começou sua carreira pelo Vasco da Gama em 1953, permanecendo em São Januário até 1960, perído em que conquistou, entre outros, dois títulos cariocas (1956 e 1958).
Depois jogou na equipe argentina do Boca Juniors (entre 1961 e 1965), conquistando dois títulos nacionais: 1962 e 1964.
De volta ao Brasil, fez parte de grande formação do Santos Futebol Clube, de 1965 a 1969, levantando três troféus (dois paulistas, em 1965 e 1967) e a Taça Brasil (1965). Em seguida retornou ao Vasco da Gama, em 1970, ano em que encerrou sua carreira nos gramados.
TÍTULO NA COPA DE 58
Pela Seleção Brasileira ele disputou 34 jogos, sendo 26 vitórias, sete empates e uma derrota. Com a camisa canarinho foi campeão na Copa de 1958 (Suécia) formando afinadíssima dupla com Bellini (1930 - 2014) e também esteve no Mundial de 1966, na Inglaterra.
Orlando Peçanha ainda trabalhou como treinador de futebol, começando justamente pelo seu clube de origem, o Vasco, como assistente. Depois, entre outros, comandou o América de Rio Preto (SP), Joiville (SC), Vitória (BA), Taubaté (SP), Fluminense de Feira de Santana (BA) e Galícia (BA).
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE ORLANDO PEÇANHA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
**********************************************
Olhos no retrovisor: McLaren azul foi estratégia para ganho extra da equipe britânica em época de "vacas magras"
Depois de conquistar o título de pilotos com James Hunt em 1976, a McLaren viveu uma temporada bem aquém de sua tradição em 1977, com sua dupla Hunt e Jochen Mass fechando a temporada em quinto e sexto lugares, respectivamente. Entre os construtores, ficou em terceiro lugar, atrás da campeã Ferrari e da vice Lotus.
Mesmo contando com o robusto patrocínio da Marlboro, o time de Woking não dispunha naquele momento de um chassi capaz de brigar com as principais forças reinantes. Despencou vertiginosamente na tabela em 1978, concluindo o ano com a dupla James Hunt e Patrick Tambay em oitavo lugar, uma posição atrás da equipe Fittipaldi.
Hunt foi apenas o 13º e o francês Tambay o 14º do Mundial de 78, com um único pódio naquele ano, o de James no GP da França, em Paul Ricard, ocasião em que ele foi o terceiro colocado.
Teddy Mayer, então chefe da equipe, conseguiu para 1978 e 1979, um acordo com a cervejaria alemã Lövenbräu para os GPs dos Estados Unidos de 1978 e 1979 (Long Beach e Watkins Glen) e o do Canadá de 1978 (em Montreal).
Ainda que a marca Marlboro estivesse presente nas aletas laterais da asa traseira, a marca cervejeira Lövenbräu dominou o layout do carro da McLaren naqueles GPs, deixando o carro com matizes azul clara e escura.
Em 1979, nova temporada apagada da McLaren, encerrando o ano em sétimo entre os construtores e sua dupla apenas como coadjuvante. O britânico John Watson, que foi contratado para o lugar de James Hunt (que migrou para a Wolf) foi o nono colocado do Mundial, com um pódio, na etapa de abertura (Argentina), em terceiro lugar. Patrick Tambay, que seguiu no time, não pontuou e ficou em 23º lugar na tabela.
Mas a década seguinte, de 1980, foi marcada por um enorme crescimento do time, agora comandado por Ron Dennis. Voltou a vencer uma corrida em 1981 (GP da Grã-Bretanha em Silverstone, com Watson), e foi campeã em 1984 (com Lauda), 1986 (com Prost), 1988 (com Senna) e 1989 (com Prost).
Aliás, a McLaren, diferente de outras equipes que se mantiveram fiéis às suas cores de origem, passou por diversas modificações ao longo de sua história.
Era laranja quando foi fundada, tornou-se vermelha e branca durante o tempo de patrocínio da Marlboro, ficou prateada quando da parceria com a Mercedes (sua fornecedora de motores) e preta quando esteve alinhada à Honda. Voltou a utilizar o laranja desde 2017 (ainda com a Honda) e segue assim até hoje, mesmo sendo impulsionada pelos motores Mercedes.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA
**********************************************
Feliz aniversário, Wagner Fernando Velloso, 54 anos!
Atualmente comentarista da Band, Wagner Fernando Velloso, o ex-goleiro Velloso, completa 54 anos nesta quinta-feira (22).
Natural de Araras, interior de São Paulo, onde nasceu em 22 de setembro de 1968, Velloso começou sua carreira profissional pelo Palmeiras, clube pelo qual atuou entre 1988 e 1999, onde conseguiu uma importante sequência de títulos, sendo dois paulistas (1993 e 1996), um Brasileiro (1994), uma Copa do Brasil (1998), uma Copa Mercosul (1998) e a Libertadores de 1999.
No período em que esteve vinculado ao Palmeiras, Velloso foi emprestado para o União São João de Araras (1992) e para o Santos (1993 e 1994).
QUASE FOI PARA O CORINTHIANS...
Ao deixar o Palmeiras, em 1999, Velloso transferiu-se para o Atlético-MG, ficando no clube mineiro até 2004. Porém, em 2000, recebeu uma oferta para substituir Dida no Corinthians, mas optou por permanecer no Galo, onde levantou a taça de campeão mineiro em 2000.
O traçado gaúcho de Santa Cruz do Sul, cidade distante 160 quilômetros da capital Porto Alegre, recebe neste final de semana a antepenúltima etapa do campeonato, a nona do certame, para a rodada dupla, com as duas provas marcadas para o domingo (25).
Os três primeiros colocados do campeonato são os únicos com mais de 200 pontos conquistados, ainda sem os descartes obrigatórios.
Gabriel Casagrande (A. Mattheis Vogel), atual campeão, está na ponta da tabela com 222 pontos, seguido por Daniel Serra (Eurofarma RC), que soma 203. O argentino Matías Rossi, companheiro de Casagrande na A. Mattheis Vogel, contabiliza 201 pontos, e já é o melhor estrangeiro da história da Stock Car, categoria iniciada em 1979.
RETROSPECTO NA PROVA GAÚCHA
A pista de 3.531 metros de Santa Cruz do Sul integra o calendário da Stock desde 2005, ano em que o pentacampeão Cacá Bueno, hoje na Crown Racing, foi o vencedor. Ele, aliás, é um dos dois pilotos com mais vitórias na pista, exatos três triunfos, a exemplo de Ricardo Mauricio, que atualmente compete pela Eurofarma RC.
O seletivo traçado, que a exemplo de Interlagos é disputado no sentido anti-horário, passou por uma ampla reforma em seu asfalto recentemente.
CARROS NA PISTA A PARTIR DE SÁBADO
As atividades da Stock Car em Santa Cruz do Sul estarão restritas a dois dias de atividades, no sábado (24) e no domingo (25). No primeiro dia, o habitual shakedow, duas sessões livres e a classificação para a Corrida 1. O grid da Corrida 2 será definido pela ordem inversa da chegada da primeira prova, do décimo para o primeiro colocado.
As provas, no domingo (25), estão marcadas para 14h10 e 14h50, respectivamente, em sequência. Ambas serão transmitidas pela Band, SporTV, mídias oficiais da categoria (no YouTube e Facebook), Twitch da Tribo do Gaules, Motorsport.tv, mídias do Estadão e canal da Revista Capital Econômico.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA A NONA ETAPA DA STOCK CAR - SANTA CRUZ DO SUL (RS)
SÁBADO (24)
07h50 – Stock Car – Shakedown
08h10 – Stock Car – Treino Livre 1
11h00 – Stock Car – Treino Livre 2
14h15 – Stock Car – Classificação
Domingo (25)
14h10 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + uma volta)
14h50 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + uma volta)
CALENDÁRIO COMPLETO DA STOCK CAR EM 2022
ETAPAS JÁ REALIZADAS
1ª etapa - 13/02 – Interlagos – Corrida de Duplas - Vitória (combinado) de Gabriel Casagrande/Gabriel Robe - Vitórias avulsas de Gabriel Casagrande (corrida 1) e Enzo Elias (corrida 2)
2ª etapa - 20/03 – Goiânia – anel externo - Vitórias de Rubens Barrichello nas duas corridas
3ª etapa - 10/04 – Rio de Janeiro – GP do Galeão - Vitóias de Daniel Serra e Ricardo Mauricio
4ª etapa - 15/05 – Mogi Guaçu (SP) - Velocitta - Vitórias de Ricado Zonta e Matías Rossi
5ª e 6ª etapas - 02 e 03/07 – Velopark (RS) - Vitórias de Gabriel Casagrande e Nelsinho Piquet
7ª etapa - 31/07 – Interlagos - Vitórias de Matías Rossi e Felipe Fraga
8ª etapa - 04/09 – Mogi Guaçu (SP) - Velocitta - Vitórias de Felipe Lapenna e Ricardo Mauricio
PRÓXIMAS ETAPAS
9ª etapa - 25/09 – Rio Grande do Sul – Santa Cruz do Sul -
10ª e 11ª etapas – 22 e 23/10 – Goiânia – traçado misto e anel externo -
12ª etapa - 20/11 – Brasília - no anel externo -
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO - APÓS OITO ETAPAS (16 CORRIDAS)
1º - Gabriel Casagrande, 222 pontos
2º - Daniel Serra, 203
3º - Matías Rossi, 201
4º - Rubens Barrichello, 189
5º - Bruno Baptista, 175
6º - Gaetano Di Mauro, 168
7º - Ricardo Zonta, 162
8º - Thiago Camilo, 162
9º - Nelson Piquet Jr., 148
10º - César Ramos, 140
11º - Guilherme Salas, 136
12º - Felipe Lapenna, 119
13º - Rafael Suzuki, 119
14º - Allam Khodair, 116
15º - Ricardo Maurício, 110
16º - Diego Nunes, 99
17º - Julio Campos, 96
18º - Átila Abreu, 93
19º - Galid Osman, 84
20º - Marcos Gomes, 82
21º - Tony Kanaan, 70
22º - Felipe Baptista, 70
23º - Cacá Bueno, 69
24º - Felipe Massa, 68
25º - Denis Navarro, 66
26º - Sergio Jimenez, 64
27º - Pedro Cardoso, 47
28º - Lucas Foresti, 47
29º - Gianluca Petecof, 42
30º - Felipe Fraga, 25
31º - Julián Santero, 19
32º - Rodrigo Baptista, 19
33º - Gabriel Robe, 11
34º - Tuca Antoniazi, 9
35º - Beto Monteiro, 7
36º - Andrés Jakos, 7
37º - Thiago Vivacqua, 4
38º - Gustavo Frigotto, 3
39º - Renato Braga, 0
40º - André Moraes Jr., 0
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE
**********************************************
No aniversário de Três Corações, conheça a "Casa Pelé", na cidade onde nasceu o Rei do Futebol
A cidade mineira de Três Corações, onde nasceu Pelé, completa 138 anos nesta sexta-feira, 23 de setembro de 2022.
Para esta data festiva, selecionamos um vídeo do canal "Impressões do Mundo" que traz diversas informações do município do Sul Mineiro, com destaque para a "Casa Pelé", inaugurada há dez anos.
A casa é uma réplica da moradia da família Arantes do Nascimento, no mesmo local, e como não existiam registros fotográficos da construção, foi Dona Celeste, mãe de Pelé, quem recorreu a sua memória para que os arquitetos e engenheiros pudessem reproduzir com fidelidade o local onde ela viveu com o marido Dondinho e os três filhos: Pelé, Zoca e Maria Lúcia.
Até objetos da década de 1940, adquiridos em antiquários, compõe o cenário.
Um réplica da carroça de Seu Jorge, avô de Pelé, também está presente no local. Era subindo nesta carroça que o pequeno Edson se esforçava para alcançar as doces jabuticabas na árvore que ainda está no quintal.
NO VÍDEO ABAIXO, VEJA A "CASA PELÉ", LUGAR ONDE VIVERAM DONDINHO, DONA CELESTE, PELÉ, SEU IRMÃO ZOCA E SUA IRMÃ MARIA LÚCIA
**********************************************
Parabéns, Sebastian Vettel! Tetracampeão mundial de Fórmula 1 completa 38 anos
03/07/2025Achados & Perdidos: O saudoso João Saldanha no 'Roda Viva' da TV Cultura
03/07/2025Pipo Derani compete em Ímola pela primeira vez, na 3ª etapa do European Le Mans Series
03/07/2025F1: Com Norris mais perto de Piastri, categoria desembarca no histórico Silverstone para a 12ª etapa do Mundial
03/07/2025Diogo Jota e seu irmão morrem em acidente de carro na Espanha
03/07/2025