Zoca, o Jair Arantes do Nascimento, solteiro, pai de um filho carioca, foi por muitos anos executivo do grupo Pelé e cuidava dos negócios do Rei em Nova York e São Vicente (SP), onde tinha um apartamento na Ilha Porchat. Zoca morreu na madrugada do dia 26 de março de 2020, aos 77 anos, no hospital Casa de Saúde de Santos. O irmão do Rei do Futebol lutava contra um câncer na próstata. 
 
Além de Pelé, Zoca tinha uma irmã: Mária Lúcia Arantes do Nascimento Magalhães, que se casou com o ex-jogador Davi Magalhães, ex-Santos, Noroeste, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e Ferroviária de Araraquara.
 
Zoca jogou no Santos, mas a pressão na Vila por ser irmão de Pelé talvez tenha pesado demais para ele. Mesmo assim, Zoca não ficou abalado. Foi por anos um obscuro e resignado executivo do grupo de seu irmão e nunca se importou com essa condição. Ele fazia questão de ajudar o Rei do Futebol.
 
Zoca jamais foi um parente problemático para Pelé, diferentemente de irmãos de outras grandes personalidades, casos, por exemplo, de Jimmy Carter ou Bill Clinton.

No player abaixo, ouça a primeira entrevista de Maria Lúcia do Nascimento Magalhães, irmã de Pelé e de Zoca. O bate-papo com o jornalista Milton Neves aconteceu na Rádio Bandeirantes, durante o programa "Domingo Esportivo" do dia 17 de setembro de 2017:

ver mais notícias
Recebemos de Silvio Daniel [silviodaniel1203@hotmail.com] por e-mail às 15:52, no dia 18 de outubro de 2010, as seguintes informações:

Não sabemos quantos gols o Zoca fez em sua curta carreira, mas um contra o CORINTHIANS, ele fez.
Foi em 21/junho/1962 pela Taça São Paulo, ganha pelo Timão. CORINTHIANS 3X3 SANTOS
Local: Vila Belmiro
Árbitro: Anacleto Pietrobom, substituído por Factore Euclides Rosa
CORINTHIANS: Cabeção, Augusto, Eduardo e Ari Clemente, Cássio e Oreco, Bataglia, Silva (Manoelzinho), Ney, Rafael e Ferreirinha - T: Fleitas Solich
SANTOS: Laércio, Dalmo (Getúlio), Olavo e Lima, Calvat, e Décio Brito, Dorval, Tite, Pagão (Zoca) Maneca e Oswaldo. T. Luiz Alonso Perez
1x0 Silva aos 9 - 1x1 Lima aos 20 = 2x1 Rafael aos 44 do primeiro tempo = 2x2 Dorval aos 4 = 2x3 ZOCA aos 29 3x3 Manuelzinho aos 45 do segundo.
Com esse resultado o CORINTHIANS ganhou a Taça São Paulo, torneio mata-mata envolvendo as equipes de todas as divisões do futebol paulista.

FONTE - ALMANAQUE DO CORINTHIANS, de Celso Dario Unzelte.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Int
    12
  • 2 Vas
    10
  • 3 Atl
    9
  • 4 São
    10
  • 5 Pal
    8
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES