por Marcelo Rozenberg
Ronaldo Zolini, o ex-goleiro Zolini, nasceu em Belo Horizonte em 29 de setembro de 1951. Ele residia em Belo Horizonte-MG com a esposa Ângela, com quem tinha dois filhos, Graziela e Guilherme, e três netas, Beatriz, Giovanna e Manuella. Trabalhava como representante comercial de uma empresa de formulários de segurança. Morreu no dia 14 de dezembro de 2015, vítima de uma embolia pulmonar.
Começou a carreira nas categoriais de base do Atlético Mineiro em 1969. Profissionalizou-se dois anos depois, passando a treinar com goleiros do nível de Renato, Mussula e Careca. Permaneceu no Galo até 1976, quando se transferiu por um ano para o América de São José do Rio Preto. Mas em 1978 já estava novamente no Atlético, once encerrou a carreira no ano seguinte, com apenas 28 anos.
Durante sua vida e por anos, Zolini escreveu um livro. Nele foi retratado os "causos" da época em que jogou futebol. Infelizmente, prestes a ser lançado sua obra de arte, no dia 16 dezembro de 2015, o ex-goleiro do Galo veio a falecer. Sua filha Graziela retomou o projeto e, em 1 de março de 2016, esteve à frente do lançamento do livro de Zolini e pode enfim, realizar o grande sonho de seu pai.
E segundo Graziela, outro grande sonho de Zolini era ter conquistado o "Galo de Prata", dos campeões de 1971, mesmo que estando no banco de reservas. E bem que o Atlético poderia conceder tal honraria póstuma a um jogador que dedicou tantos anos de sua vida ao clube, não é verdade?
Atlético-MG vence, mas Cruzeiro vai à semi em clássico com VAR e confusão
Os comandados de Mano Menezes enfrentarão o vencedor do confronto entre Palmeiras e InternacionalF1: Norris impera na sexta-feira e sinaliza favoritismo para a pole em Abu Dhabi
Olhos no retrovisor: Emerson Fittipaldi e a filha Tatiana no divertido comercial para os chinelos Rider em 1991
Sorteio define grupos da Copa, e o Brasil vai encarar Marrocos, Escócia e Haiti
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Prudentino
Saudade: Há 45 anos morria Adilson Miranda, ex-Corinthians e campeão brasileiro com o Inter em 79
Saudade: Ex-meia do São Paulo, Maneca nos deixava há seis anos
Achados & Perdidos: Relembre de Beto Fuscão, ex-zagueiro que nos deixava há três anos
Olhos no retrovisor: Michael Schumacher em sua primeira vitória como piloto da Ferrari
F1: Verstappen faz sua parte e garante a pole para o GP de Abu Dhabi. Norris é o segundo do grid
Achados & Perdidos: Parque São Jorge, primeiro estádio corintiano, teve recorde de público em jogo com Pelé em campo