Juan Carlos Osorio Arbeláez, mais conhecido como Osorio, é um ex-jogador e atualmente está sem cube, após rápida passagem pelo Athletico Paranaense, entre 3 de janeiro de 2024 e 3 de março de 2024, dia em que foi demitido.
RETROSPECTO RECENTE
No dia 16 de junho de 2021 foi anunciado como novo treinador do América de Cali, da Colômbia, permanecendo no clube até 31 de março de 2022, quando pediu demissão.
TRAJETÓRIA
Osorio nasceu no dia 8 de junho de 1961, em Santa Rosa de Cabal, Colômbia. Apaixonado por futebol, o técnico chegou a jogar profissionalmente na década de 80 pelo Deportivo Pereira, time local de sua região, mas não vingou.
Após encerrar sua curta carreira de jogador, Osorio foi estudar futebol nos Estados Unidos. Na América do Norte, o colombiano foi auxiliar técnico do Stalen Island e Metro Stars.
Em 2001, Osorio assumiu o cargo de auxiliar técnico do Manchester City, clube onde ficou até 2006.
Após deixar o cargo de auxiliar do time inglês, Osorio foi contratado como técnico do Millonarios.
Em 2007, Osorio voltou aos EUA, mas desta vez como técnico do Chicago Fire. O colombiano também treinou o Red Bull New York, Once Caldas, Pueblas e Atlético Nacional.
Após se destacar com o time do Atlético Nacional, Osorio foi contratado pelo São Paulo Futebol Clube no dia 26 de maio de 2015.
Desligou-se do São Paulo no dia 6 de outubro de 2015 e em seguida assumiu o comando da seleção mexicana, dirigindo a equipe durante a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. A seleção foi eliminada pelo Brasil nas oitavas de final. Em 27 de julho de 2018 a Federação Mexicana de Futebol anunciou que ele não teria seu contrato renovado.
Osorio assumiu o comando técnico da seleção paraguaia no dia 3 de setembro de 2018, permanecendo até 13 de fevereiro de 2019, dia em que pediu demissão, alegando motivos particulares.
Após passagem frustrada pelo paraguai, o treinador voltou ao Atlético Nacional em junho de 2019, mas não conseguiu repetir o sucesso em sua segunda passagem. Em novembro de 2020 acabou demitido do clube colombiano.
Achados & Perdidos: Parque São Jorge, primeiro estádio corintiano, teve recorde de público em jogo com Pelé em campo
Após grande passo para evitar o rebaixamento, Santos recebe reservas do Cruzeiro pela última rodada do Brasileiro
Achados & Perdidos: De virada, Cruzeiro derrotava o Santos e conquistava a Taça Brasil há 59 anos
Olhos no retrovisor: Em 1982, no Canadá, momento pugilismo entre dois pilotos brasileiros
F1: Cauteloso, Norris assegura terceiro lugar em Abu Dhabi e conquista o título da temporada
F1: Sem as Sprint, Norris também venceria o campeonato, e com mais facilidade
Saudade: Há cinco anos morria Alejandro Sabella, técnico da Argentina, ex-jogador do Grêmio
Achados & Perdidos: Milton Neves narrando eletrizante final do Metropolitano de Futsal
Saudade: Há um ano morria Joel Mendes, ex-goleiro do Coritiba e do Santos
Achados & Perdidos: Miltão posando de goleiro em evento beneficente na cidade de Porto Ferreira