Juan Carlos Osorio Arbeláez, mais conhecido como Osorio, é um ex-jogador e atualmente está sem cube, após rápida passagem pelo Athletico Paranaense, entre 3 de janeiro de 2024 e 3 de março de 2024, dia em que foi demitido.
RETROSPECTO RECENTE
No dia 16 de junho de 2021 foi anunciado como novo treinador do América de Cali, da Colômbia, permanecendo no clube até 31 de março de 2022, quando pediu demissão.
TRAJETÓRIA
Osorio nasceu no dia 8 de junho de 1961, em Santa Rosa de Cabal, Colômbia. Apaixonado por futebol, o técnico chegou a jogar profissionalmente na década de 80 pelo Deportivo Pereira, time local de sua região, mas não vingou.
Após encerrar sua curta carreira de jogador, Osorio foi estudar futebol nos Estados Unidos. Na América do Norte, o colombiano foi auxiliar técnico do Stalen Island e Metro Stars.
Em 2001, Osorio assumiu o cargo de auxiliar técnico do Manchester City, clube onde ficou até 2006.
Após deixar o cargo de auxiliar do time inglês, Osorio foi contratado como técnico do Millonarios.
Em 2007, Osorio voltou aos EUA, mas desta vez como técnico do Chicago Fire. O colombiano também treinou o Red Bull New York, Once Caldas, Pueblas e Atlético Nacional.
Após se destacar com o time do Atlético Nacional, Osorio foi contratado pelo São Paulo Futebol Clube no dia 26 de maio de 2015.
Desligou-se do São Paulo no dia 6 de outubro de 2015 e em seguida assumiu o comando da seleção mexicana, dirigindo a equipe durante a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. A seleção foi eliminada pelo Brasil nas oitavas de final. Em 27 de julho de 2018 a Federação Mexicana de Futebol anunciou que ele não teria seu contrato renovado.
Osorio assumiu o comando técnico da seleção paraguaia no dia 3 de setembro de 2018, permanecendo até 13 de fevereiro de 2019, dia em que pediu demissão, alegando motivos particulares.
Após passagem frustrada pelo paraguai, o treinador voltou ao Atlético Nacional em junho de 2019, mas não conseguiu repetir o sucesso em sua segunda passagem. Em novembro de 2020 acabou demitido do clube colombiano.
Achados & Perdidos: Gol olímpico de Éder na vitória do Galo sobre o Flu em 1980
Ponta-esquerda abriu o placar no Maracanã. Foto: Revista PlacarParabéns, Caio Ribeiro, 50 anos! Imagens raras do aniversariante no futebol de salão do São Paulo
Achados & Perdidos: Inter campeão da Libertadores há 19 anos
Após derrota na Serra Gaúcha, Corinthians recebe o Bahia neste sábado; os times
Saudade: Há nove anos morria Tião Abatiá, marcante goleador do Coritiba
Após deixar o Z-4 com duas vitórias, o Santos recebe o Vasco neste domingo; as equipes
Saudade: Há três anos morria Armindo Ranzolin, voz marcante das narrações esportivas do Rio Grande do Sul
Mirando o G-4, São Paulo vai ao Recife enfrentar o Sport; as formações
Olhos no retrovisor: O problema que impediu o primeiro pódio de Ayrton Senna, então piloto da Lotus
Parabéns, Jorginho! Ex-lateral titular na Copa de 94 completa 61 anos!
Esporte Sem Firula: veja como foi a estreia do novo programa de Milton Neves na Revista Oeste