Juan Carlos Osorio Arbeláez, mais conhecido como Osorio, é um ex-jogador e atual técnico de futebol. No dia 16 de junho de 2021 foi anunciado como novo treinador do América de Cali, da Colômbia.
Osorio nasceu no dia 8 de junho de 1961, em Santa Rosa de Cabal, Colômbia. Apaixonado por futebol, o técnico chegou a jogar profissionalmente na década de 80 pelo Deportivo Pereira, time local de sua região, mas não vingou.
Após encerrar sua curta carreira de jogador, Osorio foi estudar futebol nos Estados Unidos. Na América do Norte, o colombiano foi auxiliar técnico do Stalen Island e Metro Stars.
Em 2001, Osorio assumiu o cargo de auxiliar técnico do Manchester City, clube onde ficou até 2006.
Após deixar o cargo de auxiliar do time inglês, Osorio foi contratado como técnico do Millonarios.
Em 2007, Osorio voltou aos EUA, mas desta vez como técnico do Chicago Fire. O colombiano também treinou o Red Bull New York, Once Caldas, Pueblas e Atlético Nacional.
Após se destacar com o time do Atlético Nacional, Osorio foi contratado pelo São Paulo Futebol Clube no dia 26 de maio de 2015.
Desligou-se do São Paulo no dia 6 de outubro de 2015 e em seguida assumiu o comando da seleção mexicana, dirigindo a equipe durante a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. A seleção foi eliminada pelo Brasil nas oitavas de final. Em 27 de julho de 2018 a Federação Mexicana de Futebol anunciou que ele não teria seu contrato renovado.
Osorio assumiu o comando técnico da seleção paraguaia no dia 3 de setembro de 2018, permanecendo até 13 de fevereiro de 2019, dia em que pediu demissão, alegando motivos particulares.
Após passagem frustrada pelo paraguai, o treinador voltou ao Atlético Nacional em junho de 2019, mas não conseguiu repetir o sucesso em sua segunda passagem. Em novembro de 2020 acabou demitido do clube colombiano.
De olho no futuro: Rueda iniciou 'plano Neymar' no Santos ainda em 2021
Atacante revelado na Vila se reaproximou do Peixe nos últimos meses. Foto: Ricardo SaibunCorinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
Os cavalos sentem frio?
BRASILEIRÃO 2019