por Marcelo Rozemberg
Vitor Hugo Barros morreu na manhã de 19 de agosto de 2025, aos 73 anos, em João Pessoa (PB).
O ex-volante nasceu em Porto Alegre no dia 21 de maio de 1952, e teve passagens importantes por clubes grandes do futebol brasileiro como Grêmio e Palmeiras.
Casado e pai de dois filhos, após deixar os gramados foi treinador, incluindo uma passagem pelo Auto Esporte Clube, onde foi campeão paraibano em 1987.
Fora do esporte, nos últimos anos trabalhou no departamento de compras de uma rede de supermercados, e dizia detestar futebol.
"Futebol passou, não diz mais nada para mim. Quero distância desse meio. Não vejo mais jogos. Fui um jogador medíocre e acredito que tenha gente muito mais importante do que eu para ser mencionada no site do Milton Neves, a quem eu mando um abraço", disse Vitor Hugo ao Portal Terceiro Tempo.
No Tricolor Gaúcho o ex-volante fez parte do time que conquistou, sob o comando do técnico Telê Santana, o título gaúcho de 1977 após oito conquistas seguidas do Internacional.
Além desta conquista coletiva, Vitor Hugo também ficou marcado pela atuação impecável que teve atuando pelo Grêmio em um amistoso contra o Argenitnos Juniors em 26 de junho de 1980, em Porto Alegre, no extinto Estádio Olímpico.
O Grêmio venceu a partida por 1 a 0, gol de Jorge Leandro, e Vitor Hugo foi o destaque da partida, anulando o jovem Maradona, então aos 19 anos, que já tinha todos as qualidades do craque notável que se tornou.
No Verdão, onde segundo o Almanaque do Palmeiras de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti atuou em 62 jogos no início dos anos 80 sem marcar nenhum gol, levantou a Taça de Prata, que levou o clube para a Taça de Ouro em 1981.
Tostão, 79 anos! Veja gols que o aniversariante marcou pelo Cruzeiro
Ele brilhou na Raposa e foi fundamental na Copa de 70. Foto: ReproduçãoPelo Palmeiras:
No Verdão, segundo o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti atuou em 62 jogos no início dos anos 80 sem marcar nenhum gol. Pelo Alviverde, conquistou a Taça de Prata, que levou o clube para a Taça de Ouro em 1981.
Muito além dos resultados: os bastidores explosivos do Real Madrid. Por Ricardo Setyon
Saudade: 43 anos sem Garrincha: Ouça a histórica entrevista dele a Milton Neves
Uma foto, uma história! Craques da bola e do microfone na TV Cultura de São Paulo
Parabéns, Jenson Button! Relembre a maior conquista do aniversariante que completa 46 anos
Copa Africana de Nações será o tema central da live de Marcos Falopa com Ismael Kurtz
No Dia do Fusca no Brasil, veja alguns craques com o icônico carro que marcou gerações
Há um ano morria Léo Batista, marcante voz do microfone brasileiro
Achados & Perdidos: O dia memorável em que o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou um rival
Timão seguirá com desfalque importante no clássico contra o Santos
Má forma física de Gabriel preocupa o Santos. Por Wladimir Miranda