por Marcelo Rozemberg
Vitor Hugo Barros morreu na manhã de 19 de agosto de 2025, aos 73 anos, em João Pessoa (PB).
O ex-volante nasceu em Porto Alegre no dia 21 de maio de 1952, e teve passagens importantes por clubes grandes do futebol brasileiro como Grêmio e Palmeiras.
Casado e pai de dois filhos, após deixar os gramados foi treinador, incluindo uma passagem pelo Auto Esporte Clube, onde foi campeão paraibano em 1987.
Fora do esporte, nos últimos anos trabalhou no departamento de compras de uma rede de supermercados, e dizia detestar futebol.
"Futebol passou, não diz mais nada para mim. Quero distância desse meio. Não vejo mais jogos. Fui um jogador medíocre e acredito que tenha gente muito mais importante do que eu para ser mencionada no site do Milton Neves, a quem eu mando um abraço", disse Vitor Hugo ao Portal Terceiro Tempo.
No Tricolor Gaúcho o ex-volante fez parte do time que conquistou, sob o comando do técnico Telê Santana, o título gaúcho de 1977 após oito conquistas seguidas do Internacional.
Além desta conquista coletiva, Vitor Hugo também ficou marcado pela atuação impecável que teve atuando pelo Grêmio em um amistoso contra o Argenitnos Juniors em 26 de junho de 1980, em Porto Alegre, no extinto Estádio Olímpico.
O Grêmio venceu a partida por 1 a 0, gol de Jorge Leandro, e Vitor Hugo foi o destaque da partida, anulando o jovem Maradona, então aos 19 anos, que já tinha todos as qualidades do craque notável que se tornou.
No Verdão, onde segundo o Almanaque do Palmeiras de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti atuou em 62 jogos no início dos anos 80 sem marcar nenhum gol, levantou a Taça de Prata, que levou o clube para a Taça de Ouro em 1981.
F1: Norris lidera o único treino livre para a etapa de Austin; Hulkenberg surpreende em 2º
Britânico colocou a McLaren no topo da tabela no Texas. Foto: McLarenF1Pelo Palmeiras:
No Verdão, segundo o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti atuou em 62 jogos no início dos anos 80 sem marcar nenhum gol. Pelo Alviverde, conquistou a Taça de Prata, que levou o clube para a Taça de Ouro em 1981.
Palmeiras recebe o Juventude em jogo atrasado da 12ª rodada do Brasileiro; as formações
Saudade: Ídolo de Endrick, Bobby Charlton faria 88 anos
Vila Belmiro, 109 anos! Fotos históricas do estádio do Santos Futebol Clube
Saudade: Maria Esther Bueno completaria 86 anos neste sábado
Em vídeo, 'Antes & Depois' do Corinthians campeão paulista de 1977
Achados & Perdidos: Há 48 anos, contra a Ponte Preta, o fim do martírio corintiano
Neste 'Dia das Crianças' veja o 'Antes & Depois' de diversos pilotos
Parabéns, João Leite! Ídolo do Atlético Mineiro, ex-goleiro completa 70 anos!
Neste Dia das Crianças veja Milton Neves ainda criança em sua Muzambinho
Saudade: Com passagem marcante pela dupla Fla-Flu, Doval nos deixava há 34 anos