Severino Vasconcelos Barbosa, o ex-meia Vasconcelos, nasceu em Recife em 24 de setembro de 1951.
Começou no Ibis de Recife, jogou no Riachuelo de Natal, mas foi no Alecrim de Natal que ganhou notoriedade ao ser considerado um dos maiores craques do clube. Vendido ao Náutico, destacou-se para o Brasil a ponto de chamar a atenção dos clubes de grande investimento. Assim, chegou em 1976 ao Palmeiras junto com Jorge Mendonça, mas apenas o segundo marcou época no Parque Antártica.
Defendeu também Inter de Porto Alegre e clubes do futebol do Chile. Atualmente reside em Santiago, onde trabalha empresariando jogadores.
Antes, tentou a sorte no setor de importação de destilados, mas não foi feliz. "O mercado não estava bom?, lamenta. Tem quatro filhos, sendo dois chilenos. Vasconcelos estreou no Verdão em 14 de março de 1976 em um empate sem gols diante do Noroeste. Despediu-se do clube em 06 de outubro de 1977 no empate diante do Grêmio por 1 a 1.
Vasconcelos no Chile
Vasconcelos casou-se duas vezes. Em Pernambuco, tem os filhos Daniel e Fábio. E no Chile é pai das moças Macarena e Maria José. Morando no bairro de Vitacura, em Santiago, Chile, é casado com a chilena Mercedes.
Vasconcelos morre de saudades do Brasil, mas diz morar "num país europeu". E informa: "Pinochet fez muita coisa boa aqui, mas o preço foi muito alto", diz, em um complicado "portunhol", aquele que tentou ser substituto de Ademir da Guia, no Palmeiras.
E ele diz que sua importação de caipirinha em latas não funcionou no Chile porque o chileno atualmente quer saber é do vinho da terra, hoje um dos melhores do mundo. "Aí, desativei minha importação, porque só eu estava tomando caipirinha", brinca o ex-atacante também do Colo-Colo (Chile), Barcelona de Guaiaquil (Equador), Universidad do Chile, La Serena e Palestino (Chile), onde parou em 1991, aos 40 anos, no time que revelou Elias Figueroa.
Dia das Mães! Veja diversos ídolos do esporte com suas queridas mamães
Palmeiras enfrenta o São Paulo após garantir vaga à próxima fase da Libertadores; os times
Saudade: Artilheiro da Copa de 50, Ademir de Menezes nos deixava há 29 anos
Achados & Perdidos: Em dia de 'Choque-Rei', veja o gol legal de Leivinha anulado por Armando Marques
No Z-4, Santos enfrenta o Ceará no Allianz Parque pelo Brasileirão; as formações
Achados & Perdidos: Última edição do Rio-São Paulo era vencida pelo Corinthians há 23 anos
Saudade: Didi, o 'Folha Seca' nos deixava há 24 anos
O dia em que Milton Neves foi homenageado pelo Paysandu
Olhos no retrovisor: Vitória de Cacá Bueno em Mônaco pelo Jaguar I-Pace há seis anos
Achados & Perdidos: Há 65 anos, no Maracanã, o dia em que vaias foram substituídas por aplausos a Julinho Botelho