Tuti

Ex-jogador da Ponte Preta
por Marcos Júnior
Airton José Spina, o Tuti, começou a jogar futebol em Campinas, sua cidade natal, no ano de 1957 pelo time amador do Real Madrid, localizado no bairro Guanabara.

Nascido em 19 de fevereiro de 1945, Tuti passou ainda pelo Esporte Clube Mogiana entre 1958 e 1960 antes de vestir a camisa da Ponte Preta em 1961, onde sagrou-se campeão infantil invicto.

Foi juvenil da Ponte entre 1962 e 1963 e profissionalizou-se pela Macaca em 1964, ano em que o clube foi vice-campeão da Primeira Divisão.

Permaneceu na Ponte Preta até 1966, transferindo-se em seguida para o União Agrícola Santa Bárbara.

Ainda atuou pelo Nacional-SP, onde foi vice-campeão da Primeira Divisão em 1967 e entre 1968 e 1970 jogou no Vasco da Gama de Americana-SP, para encerrar sua carreira no ano seguinte, defendendo o Guaçuano Esporte Clube, também do interior paulista.

Após deixar os gramados, Tuti foi gerente de várias empresas: uma revendedora Olivetti, de uma fábrica de palmito no Paraná, da Casa das Máquinas e também proprietário da Tuti Automóveis.

Em 1975, ao lado de Wanderley Manoel, o Wandinho, fundou a Litomaq, uma papelaria localizada na cidade de Registro, cidade do Vale do Ribeira, onde reside atualmente.

Filho do casal Pedro Spina e Diva Zonolini Spina, o querido Tuti nunca deixou definitivamente o futebol, tendo participado de diversos torneios amadores.

Foi cammpeão pelo Brasinhas, Comercial, Casa das Máquinas (futebol de salão), Porto de Iguape e da Sabesp, além do bicampeonato pelo Gravolito,  torneio de futebol de salão inter-firmas.
E além de continuar batendo sua bolinha, Tuti adora pescar e leva o hobby a sério. Ele é bicampeão de pesca Bonnenkai e Shinenkai. Seus triunfos inesquecíveis são um Piranbiju de 16 quilos, uma Pescada de 13 quilos e um Robalo de 10,6 quilos. E olha que não é conversa de pescador não!

colaboração de Camilo Aparecido Almeida
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES