por Tufano Silva
Cláudio Mortari, o popular Mortari, jogador de basquetebol do Palmeiras da década de 60, reside na cidade de São Paulo. Entre 2018 e 2021 foi treinador do São Paulo, onde comandou a equipe de basquete tricolor ao título Paulista de 2021.
Nascido em São Paulo no dia 15 de março de 1948, Mortari começou muito cedo no basquete. Com apenas 11 anos de idade já integrava o time das categorias de base da Sociedade Esportiva Palmeiras.
Construiu toda a sua carreira como atleta no clube do Palestra Itália. Entretanto, encerrou seu ciclo como jogador com apenas 25 anos, em 1973, quando decidiu se tornar treinador do próprio Palmeiras.
Era o comandante da época de ouro do Esporte Clube Sírio, sendo Campeão Mundial Interclubes no ano de 1979, com um time que contava com Oscar, Marcel e Marquinhos.
Após este grande feito, Mortari rodou por diversos times do Brasil, como o Bradesco (RJ), Corinthians (SP), Pirelli (SP), Telesp (SP), Rio Claro (SP), Mogi das Cruzes (SP), Mackenzie (SP), Flamengo (RJ), Campos (RJ), Paulistano (SP), São Bernardo (SP) e Esporte Clube Pinheiros (SP).
Com sua esposa Márcia (que morreu em 24 de março de 2020), Cláudio Mortari teve dois filhos, sendo que um deles, Bruno Mortari, seguiu os passos do pai, tornando-se jogador, na função de ala.
Uma foto, uma história! Evaristo no Camp Nou, relembrando grandes momentos pelo Barcelona
Junto à trave da casa catalã em 2007. Foto: ReproduçãoF1: Após frustração em Interlagos, Bortoleto projeta 'desafio diferente' na etapa de Las Vegas
Achados & Perdidos: Gol de Zito na decisão da Copa de 62 com narração de Fiori Gigliotti
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves agitou um treino do Corinthians nos Estados Unidos
Carsughi L´Auto Preferita chega à 11ª edição premiando veículos de diversos segmentos
Achados & Perdidos: Coincidência na vitória do Corinthians sobre o Botafogo-RP há 46 anos
Saudade: Há seis anos morria o piloto Tuka Rocha, após acidente aéreo
Uma foto, uma história! Ado e seu Chevrolet Malibu no Parque São Jorge
Saudade: Há 19 anos morria Puskás, brilhante centroavante húngaro
Achados & Perdidos: Contra o Vasco, há 56 anos, Pelé marcava seu milésimo gol
Em vídeo, 'Antes & Depois' do fortíssimo Cruzeiro campeão da Libertadores de 1976