por Tufano Silva
Cláudio Mortari, o popular Mortari, jogador de basquetebol do Palmeiras da década de 60, reside na cidade de São Paulo. Entre 2018 e 2021 foi treinador do São Paulo, onde comandou a equipe de basquete tricolor ao título Paulista de 2021.
Nascido em São Paulo no dia 15 de março de 1948, Mortari começou muito cedo no basquete. Com apenas 11 anos de idade já integrava o time das categorias de base da Sociedade Esportiva Palmeiras.
Construiu toda a sua carreira como atleta no clube do Palestra Itália. Entretanto, encerrou seu ciclo como jogador com apenas 25 anos, em 1973, quando decidiu se tornar treinador do próprio Palmeiras.
Era o comandante da época de ouro do Esporte Clube Sírio, sendo Campeão Mundial Interclubes no ano de 1979, com um time que contava com Oscar, Marcel e Marquinhos.
Após este grande feito, Mortari rodou por diversos times do Brasil, como o Bradesco (RJ), Corinthians (SP), Pirelli (SP), Telesp (SP), Rio Claro (SP), Mogi das Cruzes (SP), Mackenzie (SP), Flamengo (RJ), Campos (RJ), Paulistano (SP), São Bernardo (SP) e Esporte Clube Pinheiros (SP).
Com sua esposa Márcia (que morreu em 24 de março de 2020), Cláudio Mortari teve dois filhos, sendo que um deles, Bruno Mortari, seguiu os passos do pai, tornando-se jogador, na função de ala.
F1: Norris domina a classificação no México e garante a pole; Verstappen larga em 5º
Britânico teve apenas a leve ameaça da Ferrari neste sábado. Foto: McLarenF1Olhos no retrovisor: Jenson Button conquistava seu único título na F1 há 16 anos
Saudade: Saiba quem foi Paulo Amaral, pioneiro da preparação física no futebol brasileiro
Achados & Perdidos: Pachá, um dos maiores craques do Sul de Minas faria 91 anos
F1: Verstappen vence a Sprint em jornada de zero pontos para a dupla da McLaren em Austin
Olhos no retrovisor: Lotus fez aposta ousada após o título de 78 e se deu mal com carro revolucionário
F1: Depois de vencer a Sprint, Verstappen conquista a pole para o GP dos Estados Unidos
Saudade: Dalmo, autor do gol no Mundial de 63 do Santos, completaria 93 anos
F1: Verstappen vence GP dos EUA e segue tirando diferença para as McLaren
Na 'cola' do Palmeiras, Flamengo recebe o time paulista neste domingo no Maracanã; os times
Sem vencer há três rodadas no Brasileiro, São Paulo encara o Mirassol, sensação do campeonato; as equipes