por Tufano Silva
Cláudio Mortari, o popular Mortari, jogador de basquetebol do Palmeiras da década de 60, reside na cidade de São Paulo. Entre 2018 e 2021 foi treinador do São Paulo, onde comandou a equipe de basquete tricolor ao título Paulista de 2021.
Nascido em São Paulo no dia 15 de março de 1948, Mortari começou muito cedo no basquete. Com apenas 11 anos de idade já integrava o time das categorias de base da Sociedade Esportiva Palmeiras.
Construiu toda a sua carreira como atleta no clube do Palestra Itália. Entretanto, encerrou seu ciclo como jogador com apenas 25 anos, em 1973, quando decidiu se tornar treinador do próprio Palmeiras.
Era o comandante da época de ouro do Esporte Clube Sírio, sendo Campeão Mundial Interclubes no ano de 1979, com um time que contava com Oscar, Marcel e Marquinhos.
Após este grande feito, Mortari rodou por diversos times do Brasil, como o Bradesco (RJ), Corinthians (SP), Pirelli (SP), Telesp (SP), Rio Claro (SP), Mogi das Cruzes (SP), Mackenzie (SP), Flamengo (RJ), Campos (RJ), Paulistano (SP), São Bernardo (SP) e Esporte Clube Pinheiros (SP).
Com sua esposa Márcia (que morreu em 24 de março de 2020), Cláudio Mortari teve dois filhos, sendo que um deles, Bruno Mortari, seguiu os passos do pai, tornando-se jogador, na função de ala.
Saudade: Há dois anos morria Navarro, ex-atacante do Corinthians e XV de Jaú
Ele residia em Capivari, interior de São Paulo. Foto: arquivo pessoal de NavarroAchados & Perdidos: Milton Neves e muitos de seus parceiros no 'Domingo Esportivo Bandeirantes'
Achados & Perdidos: Há 13 anos, noite impecável de Emerson Sheik na conquista corintiana da Libertadores
Saudade: Há três anos morria Bento de Oliveira, grande operador de som e revelador de Osmar Santos
F1: Hamilton anima compatriotas e ferraristas com liderança do TL1 para o GP da Grã-Bretanha
Quem quer dinheiro? Por Ricardo Setyon
Fluminense encara o Al-Hilal pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes; as equipes
F1: Norris supera marca da manhã de Hamilton e lidera a sexta-feira em Silverstone
Saudade: O golaço 'Baila Comigo' de Mendonça, que nos deixava há seis anos
Palmeiras joga contra o Chelsea em busca de vaga em semifinal da Copa do Mundo de Clubes; os times
Achados & Perdidos: Itália 3 x 2 Brasil na Copa de 82, há 43 anos