Hélio Maffia

Ex-preparador físico
por Marcelo Rozenberg

Um dos maiores nomes da preparação física brasileira em todos os tempos, Hélio Maffia nasceu em Jundiaí em 21 de julho de 1932 e morreu na mesma cidade em 24 de dezembro de 2021, de causas naturais. Maffia foi decisivo para a implantação em clubes de futebol dessa atividade, tendo trabalhado em gigantes como Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Passou também pelo Guarani.

Atuou, antes de deixar o esporte, como supervisor de Futebol do Palmeiras. Também jogou pelo Paulista de Jundiaí na década de 1960.

Maffia residia em Jundiaí, onde estava aposentado. Em 2007, era governador do 10.º Distrito do Panathon Internacional. Mas mantinha ligações com o esporte jundiaiense tanto acompanhando jogos do Paulista como partidas de vôlei, uma de suas paixões.
Além disso, Maffia comandava uma equipe que cuidava da memória esportiva de Jundiaí, no "Solar do Barão", ao lado de Dalmo Gaspar, ex-lateral-esquerdo do Santos Futebol Clube.

Foi um dos maiores parceiros de Osvaldo Brandão, com quem trabalhou no Palmeiras e Seleção Brasileira. Também fez parte de comissões técnicas comandadas por Mário Travaglini.

Maffia treinou o Corinthians em 19 oportunidades segundo o Almanaque do Corinthians de Celso Unzelte, entre 1984 e 1985. Obteve sete vitórias, nove empates e perdeu apenas três vezes.

Dirigiu também o Palmeiras em seis jogos em cinco anos diferentes. Segundo o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, conquistou duas vitórias, um empate e perdeu três vezes.
 
No dia 30 de outubro de 2018, Hélio Maffia falou com exclusividade ao Portal Terceiro Tempo. Maffia recebeu em sua casa, em Jundiaí-SP, o colaborador Edvaldo Tietz e contou históricas inéditas de sua marcante carreira. Confira abaixo: 
 
ver mais notícias

Pelo Corinthians:

Maffia treinou o Corinthians em 19 oportunidades segundo o Almanaque do Corinthians de Celso Unzelte, entre 1984 e 1985. Obteve sete vitórias, nove empates e perdeu apenas três vezes.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES