A terceira edição do Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi disputada em 1969, com o mesmo número de equipes do ano anterior, dezessete. As novidades foram o América do Rio, que pegou a vaga do Bangu, o Coritiba, que entrou no lugar do Atlético Paranaense e o Santa Cruz, que substituiu o Náutico.
O formato da competição foi mantido, com dois grupos, um de sete e outro de oito times, jogando entre si na primeira fase em turno único. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificaram para a fase decisiva: Corinthians e Cruzeiro no A, e Palmeiras e Botafogo no B.
Na fase final as quatro equipes se enfrentaram em turno único, e o título foi decidido somente na última rodada, com a vitória do Palmeiras sobre o Botafogo e a do Cruzeiro sobre o Corinthians, que liderou quase toda competição, mas caiu exatamente na fase decisiva. Os jogos do quadrangular foram os seguintes:
Palmeiras 0 x 0 Corinthians, no Morumbi
Botafogo 2 x 2 Cruzeiro, no Maracanã
Corinthians 1 x 0 Botafogo, no Morumbi
Cruzeiro 1x 1 Palmeiras, no Mineirão
Palmeiras 3 x 1 Botafogo, no Morumbi
Cruzeiro 2 x 1 Corinthians, no Mineirão
O jogo do título foi no dia 7 de dezembro de 1969, com a vitória do Palmeiras sobre o Botafogo, por 3 a 1, no Morumbi. O Palmeiras, do técnico Rubens Minelli, jogou com Leão, Eurico, Baldocchi, Nelson e Zeca, Dudu e Ademir da Guia, Cardoso (Copeu), Jaime, César e Pio (Serginho). O Palmeiras só foi campeão devido a vitória do Cruzeiro sobre o Corinthians.
O artilheiro da competição foi Edu Antunes, o Eduzinho, do América do Rio, com 14 gols, seguido por César, do Palmeiras, com 13, Claudiomiro, do Inter, com 12, e Dario (Atlético Mineiro), Dirceu Lopes (Cruzeiro), Flávio (Fluminense) e Pelé (Santos), com 11.
Saudade: Promissor piloto da Moto GP, Marco Simoncelli morria há 14 anos
Italiano tinha apenas 24 anos. Foto: ReprouduçãoO bom aproveitamento da 'janela de transferências' feito pelo Grêmio, com a volta de Arthur a todo vapor. Por Lino Tavares
Das quadras de vôlei para a excelência na produção de cogumelos na Serra Gaúcha
O dia em que Barbosa reviveu 1950 diante de Jô Soares e do Brasil inteiro
F1: Norris lidera o único treino livre para a etapa de Austin; Hulkenberg surpreende em 2º
Olhos no retrovisor: a última pole de Rubens Barrichello na Fórmula 1, há 16 anos
Olhos no retrovisor: Jenson Button conquistava seu único título na F1 há 16 anos
Saudade: Saiba quem foi Paulo Amaral, pioneiro da preparação física no futebol brasileiro
Achados & Perdidos: Pachá, um dos maiores craques do Sul de Minas faria 91 anos
F1: Verstappen vence a Sprint em jornada de zero pontos para a dupla da McLaren em Austin
F1: Depois de vencer a Sprint, Verstappen conquista a pole para o GP dos Estados Unidos