A terceira edição do Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi disputada em 1969, com o mesmo número de equipes do ano anterior, dezessete. As novidades foram o América do Rio, que pegou a vaga do Bangu, o Coritiba, que entrou no lugar do Atlético Paranaense e o Santa Cruz, que substituiu o Náutico.
O formato da competição foi mantido, com dois grupos, um de sete e outro de oito times, jogando entre si na primeira fase em turno único. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificaram para a fase decisiva: Corinthians e Cruzeiro no A, e Palmeiras e Botafogo no B.
Na fase final as quatro equipes se enfrentaram em turno único, e o título foi decidido somente na última rodada, com a vitória do Palmeiras sobre o Botafogo e a do Cruzeiro sobre o Corinthians, que liderou quase toda competição, mas caiu exatamente na fase decisiva. Os jogos do quadrangular foram os seguintes:
Palmeiras 0 x 0 Corinthians, no Morumbi
Botafogo 2 x 2 Cruzeiro, no Maracanã
Corinthians 1 x 0 Botafogo, no Morumbi
Cruzeiro 1x 1 Palmeiras, no Mineirão
Palmeiras 3 x 1 Botafogo, no Morumbi
Cruzeiro 2 x 1 Corinthians, no Mineirão
O jogo do título foi no dia 7 de dezembro de 1969, com a vitória do Palmeiras sobre o Botafogo, por 3 a 1, no Morumbi. O Palmeiras, do técnico Rubens Minelli, jogou com Leão, Eurico, Baldocchi, Nelson e Zeca, Dudu e Ademir da Guia, Cardoso (Copeu), Jaime, César e Pio (Serginho). O Palmeiras só foi campeão devido a vitória do Cruzeiro sobre o Corinthians.
O artilheiro da competição foi Edu Antunes, o Eduzinho, do América do Rio, com 14 gols, seguido por César, do Palmeiras, com 13, Claudiomiro, do Inter, com 12, e Dario (Atlético Mineiro), Dirceu Lopes (Cruzeiro), Flávio (Fluminense) e Pelé (Santos), com 11.
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
Os cavalos sentem frio?
BRASILEIRÃO 2019