por Rogério Micheletti
Toninho Baiano, o Antônio Dias dos Santos, ex-lateral-direito do Galícia, Fluminense, Flamengo, Al Nasser (Arábia Saudita) e Bangu, morreu de mal súbito no dia 8 de dezembro de 1999, em Salvador (BA).
Sua morte foi pouco divulgada e acabou quase "secreta". Um injustiça pela linda carreira e pelo bom futebol do bom baiano.
Nascido no dia 7 de junho de 1948, em Itaparica (BA), Toninho começou a carreira nas categorias de base do Galícia. Foi profissionalizado em 67 e em 1969 teve seu passe vendido ao Fluminense. Jogou pelo Tricolor das Laranjeiras até o ano de 1975 e lá foi campeão carioca três vezes: 1971, 1973 e 1975.
Em 1976, deixou o Flu para defender o arqui-rival, o Flamengo. O lateral, dono de bom preparo físico, também fez sucesso na Gávea. Tornou-se uma arma também no ataque. Foram 238 jogos pelo rubro-negro (160 vitórias, 53 empates e 25 derrotas) e 25 gols, um número considerado alto para um lateral.
As boas atuações na equipe da Gávea lhe renderam a convocação para a Copa do Mundo de 1978. Além dele, o técnico Cláudio Coutinho convocou Nelinho, do Cruzeiro, para a lateral-direita. Os dois tiveram chance de atuar no Mundial disputada na Argentina.
Depois de conquistar os campeonatos cariocas de 1978 e 1979, Toninho deixou o Flamengo para tentar a sorte no futebol da Arábia, onde defendeu Al Nasser. Retornou ao país no ano seguinte, em 1980, para encerrar a carreira no Bangu.
Vídeo: confira as imagens do embarque da seleção para a Copa de 1970
O vídeo foi postado no Facebook pelo usuário Claudio LazadFlu inicia com W. Nem projeto de investir em nomes identificados com clube
Wellington Nem é apresentado no Fluminense: cria da casa de volta. Foto: Mailson Santana/Fluminense/Via UOLPelo Flamengo:
lateral, dono de bom preparo físico, também fez sucesso na Gávea. Tornou-se uma arma também no ataque. Foram 238 jogos pelo Rubro-Negro, sendo 160 vitórias, 53 empates e 25 derrotas. Marcou 25 gols, um número considerado alto para um lateral.
Fonte: Almanaque do Flamengo, de Roberto Assaf e Clóvis Martins
Jogando por um empate para o título do Paulista, Corinthians recebe o Palmeiras em Itaquera; as escalações
Achados & Perdidos: Milton Neves em sua emocionante participação na edição de 2018 do Teleton
Saudade: Paulo Stein, brilhante narrador, nos deixava há quatro anos
Achados & Perdidos: Relembre de Barbosa, o injustiçado goleiro que nascia há 104 anos
Parabéns! Romeu Cambalhota completa 75 anos. Veja um golaço de bicicleta do ex-ponta do Timão!
João do Pulo tem seu nome inscrito no Livro de Heróis da Pátria
Parabéns! 'Garçom' na decisão do Mundial de Clubes pelo Inter, Iarley completa 51 anos
Saudade: Armando Nogueira nos deixava há 15 anos
Olhos no retrovisor: McLaren azul foi estratégia da equipe em época de 'vacas magras'
Saudade: Grande nome do futebol uruguaio, Luis Cubilla completaria 85 anos