Por Kelly Ferreira
Humberto de Azevedo Viana, o Tará, nasceu em 29 de agosto de 1914. Natural de Recife, Pernambuco, faleceu em 7 de novembro de 2000, no mesmo local, aos 86 anos.
Artilheiro por vocação é considerado por muitos o maior jogador de Pernambuco de todos os tempos. Começou a carreira no Mocidade de Beberibe e passou pelo Atheniense, antes de chegar ao Santa Cruz. No Tricolor do Arruda, estreou em setembro de 1931, aos 17 anos (mesma idade do time).
Em seu primeiro jogo com a camisa do Santa, não marcou. A partida terminou em Santa Cruz 2 x 2 Íris. Já no jogo seguinte, balançou as redes duas vezes na vitória por 3 x 1 pra cima do Flamengo de Recife.
Foi exatamente naquela temporada, de 31, que o time conquistou seu primeiro título. Em 13 de dezembro daquele mesmo ano, após uma bela campanha, derrotou o Torre por 2 x 0 e sagrou-se Campeão Estadual. O mesmo aconteceu em 1932 e 1933, com Tará no elenco.
Passou 11 anos no clube e depois foi defender o Náutico. No Timbu, jogou ao lado de seus quatro irmãos e também foi Campeão Estadual. Uma de suas partidas memoráveis pela equipe foi a Goleada (com G maiúsculo) pra cima do Flamengo de Recife, quando o Náutico venceu por 21 x 3. Tará anotou 10 daqueles gols.
Em 1948, retornou ao seu antigo clube e passou a atuar como meia-esquerda. No total, Tará marcou 207 gols pelo Santa Cruz e se tornou o maior artilheiro da história do time. Depois de aposentar as chuteiras, chegou a trabalhar como treinador da equipe antes de encerrar por vez sua carreia em campo.
10º Encontro Nacional de Jornalistas do Sicredi reforça a relevância do cooperativismo
Palmeiras recebe o Juventude em jogo atrasado da 12ª rodada do Brasileiro; as formações
Parabéns, Galatasaray! Veja como foram as passagens de alguns brasileiros pelo clube turco
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Recifense
Saudade: Ídolo de Endrick, Bobby Charlton faria 88 anos
Vila Belmiro, 109 anos! Fotos históricas do estádio do Santos Futebol Clube
Seleção goleia e ganha elogios exagerados. Por Wladimir Miranda
Parabéns, Bafo! Comercial comemora 114 anos!
Saudade: Maria Esther Bueno completaria 86 anos neste sábado
Em vídeo, 'Antes & Depois' do Corinthians campeão paulista de 1977