Sociedade Esportiva Guaxupé

Tradicional clube de Minas Gerais
por Túlio Nassif
 
Sociedade Esportiva Guaxupé, ou se preferir o "Tigre de Minas", é um clube da cidade de Guaxupé, sul de Minas Gerais. Foi fundada no dia 13 de fevereiro de 1952. A equipe que já esteve entre os grandes clubes do futebol mineiro entre os anos de 1975 a 1984, atualmente disputa a terceira divisão do Campeonato Mineiro, uma vez que, a segunda é intitulada como Módulo II.

Possui um estádio particular, Carlos Costa Monteiro, com capacidade para 6.000 pessoas.
A Esportiva sempre foi uma agremiação profissional, mas devido falência, ficou sem atletas em seu plantel.

Apesar de ser o principal time da cidade sul-mineira, ela é o resultado da fusão de três clubes amadores.

No final da década de 40, Esporte Clube Mogiana, Palmeirinha Futebol Clube e Vila Rica Futebol Clube, predominavam em gramados mineiros cada qual com seus craques representando Guaxupé.

Assim, após a aliança, um novo clube ressurgiu forte e soberano.
 
Infelizmente, desde 1981, a Esportiva de Guaxupé não participa de um estadual mineiro. Contudo, a partir de 2011, começou a disputar o Campeonato Mineiro de Juniores e posteriormente representar o "Tigre?, como equipe principal, na segunda divisão do estadual, visando sempre, o acesso à primeira divisão, de onde não merecia nunca ter saído.
 
Foi campeã da Copa São Paulo ? Minas em 1969, uma tradicional competição da época que reunia todos os grandes clubes do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 1979, conquistou o Campeonato Mineiro da segunda divisão. O último título e mais recente foi a Copa Sul-Mineira de Juniores, em 2010.
 
No dia 15 de novembro de 2012, a Esportiva garantiu o acesso para o Módulo II do Campeonato Mineiro de 2013, após empatar com o Democrata de Sete Lagoas, por 1 a 1, no estádio Carlos Monteiro. A primeira partida entre os times, também terminou igual, 0 a 0 na Arena do Jacaré. Contudo, o critério de desempate foi determinante para a subida do Tigre.

*Legenda da foto acima: em 1960, um dos melhores times que a Esportiva teve. Em pé: Bocaina, Ciciá, Belinho, Jura, Gregório e Waldemar. Agachados: massagista Picareta, Ricardo, Luiz, Pachá, Zezé e Izariri.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES