por Marcos Júnior Micheletti
Cássio, um dos principais atletas da história do Sport Club Corinthians Paulista, foi anunciado oficialmente pelo Cruzeiro Esporte Clube em 21 de maio de 2024, quatro dias depois de deixar o Corinthians, clube que ele defendeu entre 2011 e 2024, com nove títulos conquistados.
Gáucho de Veranópolis, onde nasceu em 6 de junho de 1987, o goleiro Cássio Roberto Ramos é casado com Janara Sackl, e pai de dois filhos: Felipe (de seu primeiro casamento, com Lali) e Maria Luiza (do segundo matrimônio, com Janara).
Ele iniciou sua trajetória profissional em Porto Alegre, pelo Grêmio, mas teve uma curta passagem pelo Tricolor, entre 2006 e 2007, sendo emprestado em seguida para a equipe holandesa do PSV Eindhoven, onde permaneceu até 2011, onde conquistou o título do Campeonato Holandês na temporada 2007/2008 e a Supercopa dos Países Baixos em 2008.
Depois, mais um período de empréstimo, agora para o Sparta Rotterdam, também da Holanda, apenas em 2009, retornando ao PSV Eindhoven, onde ficou até 2011, para ao término deste ano acertar com o Corinthians, onde permaneceu até 17 de maio de 2024, tendo assumido a titularidade da equipe a partir 27 de abril de 2012, no lugar de Júlio César.
Em sua longeva trajetória pelo Corinthians, foram 712 jogos, com nove títulos conquistados, com destaque para a Libertadores de 2012 e o Mundial de Clubes do mesmo ano, tendo atuações memoráveis contra o Vasco da Gama pelas quartas de final da Libertadores, com uma defesa espetacular em arremate cara a cara feito por Diego Souza no Pacaembu (vitória corintiana por 1 a 0, gol de Paulinho), e na decisão do Mundial diante do Chelsea, em que o Alviengro venceu por 1 a 0, gol de Paolo Guerrero em jogo disputado no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão.
OUTROS TÍTULOS PELO CORINTHIANS
Além das duas conquistas internacionais pelo Corinthians, já mencionadas, na Libertadores e no Mundial de Clubes, ambas em 2012, Cássio venceu mais sete títulos pelo Alvinegro de Parque São Jorge: foram quatro conquistas no Campeonato Paulista (2013, 2017, 2018 e 2019), duas do Campeonato Brasileiro (2015 e 2017) e mais a Recopa Sul-Americana de 2013.
Apesar do robusto currículo como goleiro do Corinthians, teve poucas oportunidades na Seleção Brasileira, sem jamais ter se firmado como titular. Ainda assim esteve presente à Copa do Mundo de 2018, na Rússia, mas como segundo reserva. O titular foi Allison e o reserva imediato foi Ederson.
Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Com sua Lotus durante o GP da Alemanha de 1970, em Hockenheim. Foto: DivulgaçãoF1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Britânico comandou a dobradinha da McLaren. Foto: McLaren F1Parabéns, Sylvinho! Atual treinador da Seleção da Albânia completa 51 anos
'Mordido' por perder o Paulistão, Palmeiras recebe o Corinthians pelo Brasileiro; as formações
Achados & Perdidos: O dia em que três goleiros não foram suficientes para segurar o Olaria de Jaburú
F1: Piastri dá o troco em Norris para manter a McLaren na frente no Bahrein
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves e Alex Muller 'entrevistaram' a trave e o travessão do Morumbi
F1: Em sessão repleta de novatos, sem Verstappen, Norris lidera o TL1 no Bahrein
F1: Piastri confirma favoritismo e garante a pole no Bahrein. Bortoleto fica no Q1 e larga em 18º
Parabéns, Tcheco! Ex-meia, com boas passagens por Coxa e Grêmio, faz 49 anos
São Paulo busca primeira vitória pelo Brasileiro diante do claudicante Cruzeiro; as equipes
F1: Piastri, perfeito, vence no Bahrein e encosta em Norris no campeonato