Cássio, um dos principais atletas da história do Sport Club Corinthians Paulista, foi anunciado oficialmente pelo Cruzeiro Esporte Clube em 21 de maio de 2024, quatro dias depois de deixar o Corinthians, clube que ele defendeu entre 2011 e 2024, com nove títulos conquistados.
Gáucho de Veranópolis, onde nasceu em 6 de junho de 1987, o goleiro Cássio Roberto Ramos é casado com Janara Sackl, e pai de dois filhos: Felipe (de seu primeiro casamento, com Lali) e Maria Luiza (do segundo matrimônio, com Janara).
Ele iniciou sua trajetória profissional em Porto Alegre, pelo Grêmio, mas teve uma curta passagem pelo Tricolor, entre 2006 e 2007, sendo emprestado em seguida para a equipe holandesa do PSV Eindhoven, onde permaneceu até 2011, onde conquistou o título do Campeonato Holandês na temporada 2007/2008 e a Supercopa dos Países Baixos em 2008.
Depois, mais um período de empréstimo, agora para o Sparta Rotterdam, também da Holanda, apenas em 2009, retornando ao PSV Eindhoven, onde ficou até 2011, para ao término deste ano acertar com o Corinthians, onde permaneceu até 17 de maio de 2024, tendo assumido a titularidade da equipe a partir 27 de abril de 2012, no lugar de Júlio César.
Em sua longeva trajetória pelo Corinthians, foram 712 jogos, com nove títulos conquistados, com destaque para a Libertadores de 2012 e o Mundial de Clubes do mesmo ano, tendo atuações memoráveis contra o Vasco da Gama pelas quartas de final da Libertadores, com uma defesa espetacular em arremate cara a cara feito por Diego Souza no Pacaembu (vitória corintiana por 1 a 0, gol de Paulinho), e na decisão do Mundial diante do Chelsea, em que o Alviengro venceu por 1 a 0, gol de Paolo Guerrero em jogo disputado no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão.
OUTROS TÍTULOS PELO CORINTHIANS
Além das duas conquistas internacionais pelo Corinthians, já mencionadas, na Libertadores e no Mundial de Clubes, ambas em 2012, Cássio venceu mais sete títulos pelo Alvinegro de Parque São Jorge: foram quatro conquistas no Campeonato Paulista (2013, 2017, 2018 e 2019), duas do Campeonato Brasileiro (2015 e 2017) e mais a Recopa Sul-Americana de 2013.
Apesar do robusto currículo como goleiro do Corinthians, teve poucas oportunidades na Seleção Brasileira, sem jamais ter se firmado como titular. Ainda assim esteve presente à Copa do Mundo de 2018, na Rússia, mas como segundo reserva. O titular foi Allison e o reserva imediato foi Ederson.
Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo
Saudade: Há um ano morria Joel Mendes, ex-goleiro do Coritiba e do Santos
Achados & Perdidos: Miltão posando de goleiro em evento beneficente na cidade de Porto Ferreira
Os dois Abel que salvaram o Inter de cair para a série B. Por Lino Tavares
Futsal, revelando craques, será o tema da live de Marcos Falopa com Lucas Lino
Parabéns! Preterido na Copa de 2002, Djalminha completa 55 anos!
Cruzeiro e Corinthians se enfrentam em semifinal da Copa do Brasil; as formações
Em vídeo, 'Antes e Depois' de jogadores que marcaram época pela Portuguesa de Desportos
Achados & Perdidos: Veja um gol de Manfrini, que nos deixou hoje aos 75 anos
Saudade: Há 11 anos morria Américo Murolo, campeão paulista pelo Palmeiras em 1959
Saudade: Vágner Bacharel, marcante zagueiro do Palmeiras, completaria 71 anos hoje