Cássio, um dos principais atletas da história do Sport Club Corinthians Paulista, foi anunciado oficialmente pelo Cruzeiro Esporte Clube em 21 de maio de 2024, quatro dias depois de deixar o Corinthians, clube que ele defendeu entre 2011 e 2024, com nove títulos conquistados.
Gáucho de Veranópolis, onde nasceu em 6 de junho de 1987, o goleiro Cássio Roberto Ramos é casado com Janara Sackl, e pai de dois filhos: Felipe (de seu primeiro casamento, com Lali) e Maria Luiza (do segundo matrimônio, com Janara).
Ele iniciou sua trajetória profissional em Porto Alegre, pelo Grêmio, mas teve uma curta passagem pelo Tricolor, entre 2006 e 2007, sendo emprestado em seguida para a equipe holandesa do PSV Eindhoven, onde permaneceu até 2011, onde conquistou o título do Campeonato Holandês na temporada 2007/2008 e a Supercopa dos Países Baixos em 2008.
Depois, mais um período de empréstimo, agora para o Sparta Rotterdam, também da Holanda, apenas em 2009, retornando ao PSV Eindhoven, onde ficou até 2011, para ao término deste ano acertar com o Corinthians, onde permaneceu até 17 de maio de 2024, tendo assumido a titularidade da equipe a partir 27 de abril de 2012, no lugar de Júlio César.
Em sua longeva trajetória pelo Corinthians, foram 712 jogos, com nove títulos conquistados, com destaque para a Libertadores de 2012 e o Mundial de Clubes do mesmo ano, tendo atuações memoráveis contra o Vasco da Gama pelas quartas de final da Libertadores, com uma defesa espetacular em arremate cara a cara feito por Diego Souza no Pacaembu (vitória corintiana por 1 a 0, gol de Paulinho), e na decisão do Mundial diante do Chelsea, em que o Alviengro venceu por 1 a 0, gol de Paolo Guerrero em jogo disputado no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão.
OUTROS TÍTULOS PELO CORINTHIANS
Além das duas conquistas internacionais pelo Corinthians, já mencionadas, na Libertadores e no Mundial de Clubes, ambas em 2012, Cássio venceu mais sete títulos pelo Alvinegro de Parque São Jorge: foram quatro conquistas no Campeonato Paulista (2013, 2017, 2018 e 2019), duas do Campeonato Brasileiro (2015 e 2017) e mais a Recopa Sul-Americana de 2013.
Apesar do robusto currículo como goleiro do Corinthians, teve poucas oportunidades na Seleção Brasileira, sem jamais ter se firmado como titular. Ainda assim esteve presente à Copa do Mundo de 2018, na Rússia, mas como segundo reserva. O titular foi Allison e o reserva imediato foi Ederson.
Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo
Parabéns, Peixinho! Autor do primeiro gol no Morumbi completa 85 anos
Atualmente ele reside em Piracicaba. Foto: Edvaldo TietzO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Pedreirense
Autoridades do município paulista levaram a placa pessoalmente ao jornalista. Foto: DivulgaçãoO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Pedreirense
Achados & Perdidos: Vélez derrotava o São Paulo nos pênaltis e conquistava a Libertadores há 31 anos
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves conheceu a moderna Cidade do Galo
Achados & Perdidos: Nos 111 anos do Palmeiras, relembre a última festa de veteranos realizada pelo clube
Em vídeo, 'Antes & Depois' de grandes nomes do vôlei brasileiro
F1: Cadillac anuncia Bottas e Pérez como dupla para 2026, seu ano de estreia
Lucas Neto é o convidado de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Embalado por vitória no Brasileiro, Corinthians enfrenta o Athletico-PR pelas quartas da Copa do Brasil; as formações
Antonella Bassani substituirá Rubens Barrichello na etapa do Velocitta da Stock Car
Parabéns, craque paraguaio! Relembre uma entrevista do aniversariante Romerito a Milton Neves