por Marcos Júnior Micheletti
Cássio, um dos principais atletas da história do Sport Club Corinthians Paulista, foi anunciado oficialmente pelo Cruzeiro Esporte Clube em 21 de maio de 2024, quatro dias depois de deixar o Corinthians, clube que ele defendeu entre 2011 e 2024, com nove títulos conquistados.
Gáucho de Veranópolis, onde nasceu em 6 de junho de 1987, o goleiro Cássio Roberto Ramos é casado com Janara Sackl, e pai de dois filhos: Felipe (de seu primeiro casamento, com Lali) e Maria Luiza (do segundo matrimônio, com Janara).
Ele iniciou sua trajetória profissional em Porto Alegre, pelo Grêmio, mas teve uma curta passagem pelo Tricolor, entre 2006 e 2007, sendo emprestado em seguida para a equipe holandesa do PSV Eindhoven, onde permaneceu até 2011, onde conquistou o título do Campeonato Holandês na temporada 2007/2008 e a Supercopa dos Países Baixos em 2008.
Depois, mais um período de empréstimo, agora para o Sparta Rotterdam, também da Holanda, apenas em 2009, retornando ao PSV Eindhoven, onde ficou até 2011, para ao término deste ano acertar com o Corinthians, onde permaneceu até 17 de maio de 2024, tendo assumido a titularidade da equipe a partir 27 de abril de 2012, no lugar de Júlio César.
Em sua longeva trajetória pelo Corinthians, foram 712 jogos, com nove títulos conquistados, com destaque para a Libertadores de 2012 e o Mundial de Clubes do mesmo ano, tendo atuações memoráveis contra o Vasco da Gama pelas quartas de final da Libertadores, com uma defesa espetacular em arremate cara a cara feito por Diego Souza no Pacaembu (vitória corintiana por 1 a 0, gol de Paulinho), e na decisão do Mundial diante do Chelsea, em que o Alviengro venceu por 1 a 0, gol de Paolo Guerrero em jogo disputado no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão.
OUTROS TÍTULOS PELO CORINTHIANS
Além das duas conquistas internacionais pelo Corinthians, já mencionadas, na Libertadores e no Mundial de Clubes, ambas em 2012, Cássio venceu mais sete títulos pelo Alvinegro de Parque São Jorge: foram quatro conquistas no Campeonato Paulista (2013, 2017, 2018 e 2019), duas do Campeonato Brasileiro (2015 e 2017) e mais a Recopa Sul-Americana de 2013.
Apesar do robusto currículo como goleiro do Corinthians, teve poucas oportunidades na Seleção Brasileira, sem jamais ter se firmado como titular. Ainda assim esteve presente à Copa do Mundo de 2018, na Rússia, mas como segundo reserva. O titular foi Allison e o reserva imediato foi Ederson.
Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo
Saudade: 'Rei da Retranca', Milton Buzetto morria há seis anos
Ele dirigiu o Corinthians entre 1975 e 1976. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Milton Neves recebendo o Título de Cidadão Goiano
Ao lado do deputado Humberto AidarFeliz aniversário, Dinei! Tricampeão brasileiro pelo Timão completa 54 anos
Parabéns, Gustavo Kuerten! Vídeo com melhores momentos do seu primeiro título em Roland Garros
Com 17 pilotos, Brasil terá seu maior número de representantes no Mundial de Kart da FIA
Capitão, ex-ponta do Guarani, é o convidado da live de Marcos Falopa hoje
Depois da vitória magra contra o Equador, Brasil enfrenta o Paraguai; as formações
Saudade: Beckenbauer, campeão como jogador e treinador da Alemanha, completaria 79 anos
Em desvantagem, Corinthians recebe o Juventude para tentar avançar na Copa do Brasil; as equipes
Aston Martin vai se tornar uma Red Bull ou será uma nova Toyota?
Saudade: Lateral-esquerdo na conquista do tri, Everaldo completaria 80 anos
F1: Precisando reagir, Red Bull conta com ótimo retrospecto em Baku para o GP do Azerbaijão; a programação