por Marcelo Rozenberg
Sílvia Regina de Oliveira foi árbitra do quadro da Federação Paulista de Futebol. Começou a atuar em 1980, quando realizou um curso na Liga de Futebol de Mauá. Dois anos depois, apitou sua primeira partida.
Ainda na década de 1980, fez o curso de formação de novos árbitros da Federação Paulista de Futebol. Em 1997, passou a integrar o quadro de árbitros oficiais de São Paulo. No entanto, apenas em 2002 passou a dirigir partidas profissionais de homens. Em 2007, abandonou o apito aos 42 anos. Na ocasião, afirmou que havia chegado o seu limite de idade.
Atualmente, Sílvia trabalha como professora de Educação física no ABC paulista.
Por ser mulher, sempre foi contestada por jogadores e treinadores. Algumas manifestações, por sinal, foram avaliadas por alguns como preconceituosas, como a do técnico Tite, que certa vez afirmou que Sílvia não tinha preparo físico adequado para acompanhar "in loco? uma partida.
No entanto, a carreira de Sílvia efetivamente terminou em 2006, quando inexlicavelmente validou um gol em uma partida entre Santacruzense e Atlético de Sorocaba em que o gandula jogou a bola para a rede. O fato virou notícia no mundo todo e a árbitra, suspensa, perdeu o pouco espaço que ainda tinha.
Copa América do Brasil copia modelo "gourmet" da Copa do Mundo
Cafu e os presidentes Alejandro Dominguez (Conmebol), Gianni Infantino (Fifa) e Rogério Caboclo (CBF).Foto: Danilo Matsukawa/CONMEBOL Copa América/Via UOLSúmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019