Sílvia Regina de Oliveira

Ex-árbitra de futebol

por Marcelo Rozenberg

Sílvia Regina de Oliveira foi árbitra do quadro da Federação Paulista de Futebol. Começou a atuar em 1980, quando realizou um curso na Liga de Futebol de Mauá. Dois anos depois, apitou sua primeira partida.

Ainda na década de 1980, fez o curso de formação de novos árbitros da Federação Paulista de Futebol. Em 1997, passou a integrar o quadro de árbitros oficiais de São Paulo. No entanto, apenas em 2002 passou a dirigir partidas profissionais de homens. Em 2007, abandonou o apito aos 42 anos. Na ocasião, afirmou que havia chegado o seu limite de idade.

Atualmente, Sílvia trabalha como professora de Educação física no ABC paulista.

Por ser mulher, sempre foi contestada por jogadores e treinadores. Algumas manifestações, por sinal, foram avaliadas por alguns como preconceituosas, como a do técnico Tite, que certa vez afirmou que Sílvia não tinha preparo físico adequado para acompanhar "in loco? uma partida.

No entanto, a carreira de Sílvia efetivamente terminou em 2006, quando inexlicavelmente validou um gol em uma partida entre Santacruzense e Atlético de Sorocaba em que o gandula jogou a bola para a rede. O fato virou notícia no mundo todo e a árbitra, suspensa, perdeu o pouco espaço que ainda tinha.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES