por Gustavo Grohmann / colaborou Marco Antonio Damian
Sapiranga, veloz ponta-direita do Inter de Porto Alegre (RS) nos anos 60, morreu no dia 1º de fevereiro de 1994, em Novo Hamburgo (RS), cidade onde nasceu em 22 de março de 1937.
Atacante habilidoso, goleador e de dribles fáceis, Sapiranga (como ficou conhecido por morar por um tempo na cidade gaúcha que lhe rendeu o apelido) começou no XV de Novembro de Campo Bom (RS), à época participando apenas de campeonatos amadores, e depois foi para o Floriano de Novo Hamburgo, já como profissional.
Seus belos dribles em velocidade e suas fortes arrancadas fizeram fama no Rio Grande do Sul e, em 1960, ele foi contratado pelo Internacional. Um ano depois, ganhava seu primeiro título no Colorado, levantando a taça do campeonato gaúcho e sendo artilheiro do mesmo com 16 gols.
Em 1966, deixou o Inter e voltou ao Floriano, onde conquistou pela segunda vez o título de artilheiro do Gauchão (dessa vez com 13 gols). Passou ainda pelo Flamengo de Caxias do Sul, onde encerrou a carreira, em 1968.
Com gramado ‘alagado’, São Paulo faz 4 a 0 e vence o Santos no Morumbi
Primeiro San-São da temporada foi marcado pelo gramado empoçado. Foto: Ivan Storti/Santos FCSão Paulo anuncia contratação de Miranda
Presidente tricolor revelou o acerto com o zagueiro que está livre no mercado. Foto: Instagram/ReproduçãoÉgua Mãe – Gestação e Parto
A lista completa de todos os times que já foram rebaixados para a Série B
Pelé e Sandra: Rei paga R$ 7 mil há anos para netos, mais faculdade; ex-genro acha pouco
Renato Gaúcho é o mais bem pago do Brasil, mas está muito abaixo de Tite
10 filmes para quem ama cavalos
Por que os cavalos usam ferraduras?
Kalunga doa material escolar para filhos do ex-jogador Amaral
Os cavalos sentem frio?
Escritora holandesa diz o que é o Brasil
Italo Ferreira toca o sino de Bells Beach e Silvana Lima para na semifinal
BRASILEIRÃO 2019