por Túlio Nassif
Sandro Blum, o Sandro Rogério Blum, zagueiro do Palmeiras na era Parmalat, nasceu no dia 3 de julho de 1970, em Três de Maio, no Rio Grande do Sul. Em 2016 seguia residindo no Rio Grande do Sul, onde é diretor executivo no Esporte Clube Ivoti, clube especializado na formação de atletas.
Antes de iniciar sua carreira tardiamente como profissional, que teve participação e influência de amigos, Sandro trabalhou até os 18 anos como recepcionista e posteriormente, serviu o Exército. Foi lá que descobriu seu talento, pois participou de todas as seleções de futebol no quartel. Sendo assim, optou por abandonar a vida militar e buscar o sonho de ser um jogador.
Começou jogando pelo Dinamo, time de segunda divisão do Rio Grande do Sul em 1989. Lá, ajudou o time a chegar na primeira divisão gaúcha, em 1990.
As boas atuações o levaram ao Grêmio, em 1991, mas permaneceu no clube por apenas três meses. Já no ano seguinte, em 1992, jogando pela Esportiva de Bento Gonçalves, conheceu Vicente Arenari, que o levou para o Juventude. Sagrou-se campeão brasileiro da Série B pelo time gaúcho.
Em 1995, foi comprado pela Parmalat e levado para trabalhar com Leão no Brasileirão daquele ano. Foi então transferido ao Palmeiras, onde fez uma excelente temporada em 1996 sendo campeão paulista. É que com a saída de Antônio Carlos, Sandro ganhou a “camisa 3”. Não tinha a mesma categoria, mas deu conta do recado. Pelo Verdão, foram 77 jogos, com 48 vitórias, 15 empates e 14 derrotas, tendo anotado dois gols.
Chegou ao Atlético-MG por empréstimo, em 1997. Levantou dois títulos pelo Galo, a Copa Centenário de Belo Horizonte e a Copa Conmebol. Fez 46 jogos e não marcou nenhum gol.
Em 1999, acertou com o Sport Recife. No time pernambucano, ele conseguiu mais títulos até o ano de 2001. Foi duas vezes campeão estadual, da Copa Nordeste e o vice-campeonato na Copa dos Campeões.
Após deixar o Leão da Ilha, defendeu várias equipes, dentre elas, o Santa Cruz (em 2002), Paraná (em 2003), Sinop-MT (de 2007 a 2008), Aimoré-RS (em 2008), Internacional de Santa Maria-RS (em 2008) e encerrou sua carreira no Novo Hamburgo-RS (em 2008).
Atlético-MG vence, mas Cruzeiro vai à semi em clássico com VAR e confusão
Os comandados de Mano Menezes enfrentarão o vencedor do confronto entre Palmeiras e InternacionalSaudade: Há cinco anos morria Diego Armando Maradona
Achados & Perdidos: O primeiro gol de Roberto Dinamite pelo Vasco da Gama, há 54 anos
Milton Neves, ao lado de Boni em 2016, foi homenageado no 7º Fórum de Marketing Empresarial
Consulado Mineiro lança os pacotes de confraternização 'Trem Bão' e 'Bão Demais'
Podendo garantir o título do Brasileiro por antecipação, Flamengo encara o combalido Galo no Mineirão; os times
Em vídeo, 'Antes & Depois' de centroavantes que brilharam pelo São Paulo Futebol Clube
Parabéns, Bobô, 63 anos. O craque que ganhou homenagem em música de Caetano Veloso
Há quatro anos morria Sylvio Ruiz, repórter que marcou época na cobertura do Santos
É improvável, mas o Inter poderá ser rebaixado até mesmo com 46 pontos… Por Airton Gontow
Cristiano Ronaldo, Trump e a FIFA... de jatinho privado das Arábias. Por Ricardo Setyon