por Marcelo Rozenberg
Roberto Monteiro, o querido e saudoso ponta Roberto Batata, nasceu em 24 de julho de 1949 e faleceu em 13 de maio de 1976 em acidente automobilístico no quilômetro 182 da rodovia Fernão Dias, quando viajava para visitar sua esposa Denize e o filho Leonardo, então com apenas 11 meses. O destino final seria a cidade de Três Corações.
A carreira começou no time amador do Banco Real. A partir daí foi para o Cruzeiro, onde jogou de 1971 a 1976 e marcou 110 gols em 281 partidas de acordo com o Almanaque do Cruzeiro de Henrique Ribeiro.
Recebeu o apelido do treinador João Crispim por conta do gosto excessivo por batatas fritas. Era rápido e tinha facilidade para chutar a gol.
Seu último jogo aconteceu em Lima, no Peru, no dia 12 de maio de 1976. Naquela ocasião, marcou um gol na vitória de sua equipe sobre o Alianza por 4 a 0. No dia seguinte, lamentavelmente faleceu.
Seu corpo foi velado na sede do Cruzeiro por milhares de torcedores. A Federação Mineira de Futebol decretou luto oficial de uma semana e suspendeu duas rodadas do campeonato estadual.
Na semana seguinte, no dia 20 de maio, o Cruzeiro voltou a enfrentar novamente o Alianza e uma camisa com o número 7, normalmente utilizada por Batata, foi colocada na pista ao lado do gramado. Momentos antes de a bola rolar, o pistonista da banda da Polícia Militar tocou ?Silêncio?.
Em campo, os jogadores prestaram uma linda homenagem ao ex-companheiro vencendo o time peruano justamente por 7 a 1.
Meses depois, o Cruzeiro conquistou o título da Libertadores da América de 1976. Ao final da decisão contra o River Plate, os jogadores se ajoelharam no gramado e rezaram por Roberto, que foi campeão mineiro juvenil em 1968 e profissional em 1972/73/74/75 pelo Cruzeiro, além de campeão da Libertadores 76.
O UOL publicou uma matéria especial sobre Roberto Batata em 31 de julho de 2019, assinada pelos jornalistas Bruno Doro e Vanderlei Lima. Clique aqui e veja, na íntegra.
Grêmio e Palmeiras fazem o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil; confira as escalações
Confronto acontece neste domingo em Porto Alegre. Foto: Cesar Greco/PalmeirasFórmula E divulga vídeo com o impressionante acidente de Alex Lynn na Arábia Saudita
Carro do britânico decolou após toque e capotou. Foto: ReproduçãoPelo Cruzeiro:
Atuou em 281 jogos e marcou 110 gols.
Fonte: Almanaque do Cruzeiro, de Henrique Ribeiro
Pela Seleção Brasileira:
Atuou em 6 jogos, sendo 5 vitórias e uma derrota. Marcou 3 gols.
Fonte: Seleção Brasileira - 90 anos - 1914-2004, de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.
Égua Mãe – Gestação e Parto
A lista completa de todos os times que já foram rebaixados para a Série B
Pelé e Sandra: Rei paga R$ 7 mil há anos para netos, mais faculdade; ex-genro acha pouco
Renato Gaúcho é o mais bem pago do Brasil, mas está muito abaixo de Tite
Por que os cavalos usam ferraduras?
10 filmes para quem ama cavalos
Kalunga doa material escolar para filhos do ex-jogador Amaral
Os cavalos sentem frio?
Italo Ferreira toca o sino de Bells Beach e Silvana Lima para na semifinal
Escritora holandesa diz o que é o Brasil
BRASILEIRÃO 2019