Um dos mais brilhantes jornalistas brasileiros, também escritor, o paulistano Ricardo Kotscho nasceu em 16 de março de 1948.
É casado com a socióloga Mara Kotscho, com quem teve duas filhas: a cineasta Carolina Kotscho e a jornalista Mariana Kotscho. É avô de cinco netos: Laura, João, Isabel, André e Olga.
Atualmente comanda um canal no YouTube, o "Pergunte ao Kotscho", também atua no "My News" e no UOL, com o seu "Balaio do Kotscho".
Seus pais, Nicolaus e Elisabeth, nasceram no leste europeu. O pai, na hoje Moldávia, e a mãe na antiga Tchecoslováquia. Por conta disso, o primeiro idioma que aprendeu foi o alemão, e somente aos sete anos de idade aprendeu a língua portuguesa.
Neto de um jornalista alemão que morreu durante a 2ª Guerra Mundial, Ricardo Kotscho começou escrevendo em um jornal do bairro paulistano de Santo Amaro, a "Folha"Santamarense", aos 16 anos de idade.
Trabalhou nas redaçãos de "O Estado de S. Paulo", da "Folha de S.Paulo" e do Jornal do Brasil, neste último como correspondente na Alemanha, para não sofrer com as perseguições do período da sangrenta ditadura brasileira.
Ainda integrou o elenco de colunistas e comentaristas revistas "IstoÉ" e "Época", e em cinco emissoras de televisão: Globo, CNT, SBT, Rede Bandeirantes e Record News.
Repórter preocupado com as questões sociais, notabilizou-se por coberturas de rua, com matérias especiais que lhe renderam o Prêmio Esso de jornalismo por quatro vezes.
Foi Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no governo Lula, nomeado em 2003, permanecendo no cargo até novembro de 2004. A amizade com Luiz Inácio Lula da Silva começou durante as greves do ABC paulista, em 1978.
Autor de 12 livros, a começar por "A Greve no ABC", de 1980, seu mais recente trabalho foi "Do Golpe ao Planalto - uma vida de repórter", em 2006.
ABAIXO, ENTREVISTA DE RICARDO KOTSCHO AO JORNALISTA CHICO PINHEIRO, EM 4 DE NOVEMBRO DE 2024, PARA O CANAL ICL NOTÍCIAS
Viola, 57 anos! Relembre o gol do ex-atacante na decisão do Paulista de 88
Então aos 19 anos, o atacante vibra ao lado do ponta-esquerda João Paulo. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: O aniversariante Rivellino foi garoto-propaganda no lançamento do Opala
O Reizinho do Parque estrelou a campanha da Chevrolet em 1968Achados & Perdidos: A polêmica e acalorada participação de Eurico Miranda no Terceiro Tempo da Record
Parabéns, Jairzinho! O 'Furacão da Copa' completa 81 anos
Cravo: Neymar será convocado por Ancelotti. Por Wladimir Miranda
Parabéns, Joel Santana! Relembre comerciais bem humorados estrelados pelo treinador
Achados & Perdidos: Caçapava, ídolo do Inter, completaria 71 anos hoje
Saudade: Há quatro anos morria Dorval, ponta-direita da melhor linha de ataque do Santos
O dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Teresinense
Morre Cláudio Mortari, histórico nome do basquete brasileiro
Saudade: Há cinco anos morria Carbone, um dos grandes volantes do futebol brasileiro
Você já perdoou alguém neste Natal? Por Odir Cunha