por Marcos Júnior Micheletti
O português Artur Jorge Torres Gomes Araújo Amorim, ou simplesmente Artur Jorge, ex-zagueiro, é o atual treinador do Botafogo de Futebol e Regatas, apresentado pelo clube carioca em 6 de abril de 2024.
Nascido em Braga, no dia 7 de janeiro de 1972, Artur Jorge defendeu a equipe do Braga durante quase toda sua carreira, começando pela equipe B e em seguida atuando no time principal.
Somando-se os dois períodos, defendeu as cores do Braga entre 1990 e 2004, ano em que se transferiu para o também português Penafiel, mas jogando por esta apenas até 2005, ano em que encerrou sua carreira profissional como atleta.
Em 2009, após cumprir os necessários processos junto à Fifa, tornou-se treinador profissional de futebol, iniciando sua trajetória pelo Famalicão.
Mas foi pelo Braga que ele mais vezes trabalhou, tanto comandando as divisões de base como a equipe profissional, alcançando seu melhor momento na temporada de 2023-2024, quando levou a equipe ao título da Taça da Liga de Portugal.
Entre uma e outra passagem pelo Braga, Artur Jorge comandou as equipes do Tirsense e Limianos, ambas de Portugal.
É pai de três filhos, um deles, também chamado Artur Jorge, tornou-se jogador de futebol profissional, como zagueiro, mesma posição do pai.
Assumiu o Botafogo após a demissão de Tiago Nunes, chegando ao clube carioca em 6 de abril de 2024, então com 52 anos de idade.
Morre Fantick, ex-lateral da Portuguesa e do Botafogo-PB
Fantick tinha 69 anos e morreu em Araraquara-SPAchados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha jogaram juntos em uma partida oficial
A dupla nunca perdeu um jogo atuando em parceria. Foto: Arquivo da CBFSaudade: Relembre de André Catimba, que completaria 78 anos
Achados & Perdidos: Milton Neves nos municípios catarinenses de Nova Veneza e Criciúma
Parabéns! Ídolo do Inter, autor do 'Gol Iluminado', Figueroa completa 78 anos
Morre Zé Carlos, ex-lateral do São Paulo e da Seleção Brasileira na Copa de 98
Achados & Perdidos: O heroico empate do Corinthians com o Santos de Pelé no Paulista de 71
F1: Russell domina TL1 no México. Antonelli decepciona e Drugovich fica atrás de Stroll
Saudade: Há oito anos morria Carlos Alberto Torres, o capitão da seleção na conquista do Tri
Olhos no retrovisor: Christian e e seu pai Wilsinho Fittipaldi em comercial de aparelho para barbear
Após golear o Vasco, São Paulo viaja para duelo com o Criciúma; as equipes
Morre Prisco Palumbo, marcante nome do Futsal e treinador de futebol feminino