O português Artur Jorge Torres Gomes Araújo Amorim, ou simplesmente Artur Jorge, ex-zagueiro, é o atual treinador do Al-Rayyan, do Catar, anunciado pelo clube em 3 de janeiro de 2025, mesmo dia em que o Botafogo, seu ex-clube, divulgou que seu contrato havia sido rescindido. Ele havia chegado ao Glorioso em 06 de abril de 2024, onde teve uma trajetória vitoriosa.
Comandando o Botafogo, levou a equipe carioca ao título da Libertadores na decisão contra o Atlético Mineiro, vitória por 3 a 1 na partida única disputada no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires ,disputada em 30 de novembro de 2024. Na sequência, emplacou sua segunda conquista pelo clube carioca, em 8 de dezembro do mesmo ano, quando o Botafogo conquistou o título do Campeonato Brasileiro.
Na sequência, disputando a segunda fase da Copa Intercontinental (Mundial de Clubes), o Botafogo foi goleado pelo Pachuca (México) por 3 a 0 no Catar e deu adeus à competição.
Nascido em Braga, no dia 7 de janeiro de 1972, Artur Jorge defendeu a equipe do Braga durante quase toda sua carreira, começando pela equipe B e em seguida atuando no time principal.
Somando-se os dois períodos, defendeu as cores do Braga entre 1990 e 2004, ano em que se transferiu para o também português Penafiel, mas jogando por esta agremiação apenas até 2005, ano em que encerrou sua carreira profissional como atleta.
Em 2009, após cumprir os necessários processos junto à Fifa, tornou-se treinador profissional de futebol, iniciando sua trajetória pelo Famalicão.
Mas foi pelo Braga que ele mais vezes trabalhou, tanto comandando as divisões de base como a equipe profissional, alcançando seu melhor momento na temporada de 2023-2024, quando levou a equipe ao título da Taça da Liga de Portugal.
Entre uma e outra passagem pelo Braga, Artur Jorge comandou as equipes do Tirsense e Limianos, ambas de Portugal.
É pai de três filhos, um deles, também chamado Artur Jorge, tornou-se jogador de futebol profissional, como zagueiro, mesma posição do pai.
Assumiu o Botafogo após a demissão de Tiago Nunes, chegando ao clube carioca em 6 de abril de 2024, então com 52 anos de idade.
Parabéns, Artime! Goleador do Palmeiras no final dos anos 60 completa 87 anos!
Argentino teve uma brilhante passagem pelo Verdão. Foto: Palmeiras/DivulgaçãoTemporada de 2026 da F1 tem uma equipe favorita à 'lanterna'
Audi faz aposta arriscada com motor e câmbio próprios. Foto: Audi F1 Racing TeamParabéns, Bobô, 63 anos. O craque que ganhou homenagem em música de Caetano Veloso
Em vídeo, 'Antes & Depois' de centroavantes que brilharam pelo São Paulo Futebol Clube
Há quatro anos morria Sylvio Ruiz, repórter que marcou época na cobertura do Santos
É improvável, mas o Inter poderá ser rebaixado até mesmo com 46 pontos… Por Airton Gontow
F1: Com Verstappen mais próximo de Norris, Catar recebe a penúltima etapa do Mundial
Cristiano Ronaldo, Trump e a FIFA... de jatinho privado das Arábias. Por Ricardo Setyon
Olhos no retrovisor: Há 14 anos, em Interlagos, Barrichello disputava seu último GP na Fórmula 1
Parabéns, Aimé Jacquet! Treinador da França na conquista da Copa de 1998 completa 84 anos
Achados & Perdidos: Milton Neves em evento da APAS de 2015 com o Divino Ademir da Guia
Achados & Perdidos: Ajax vencia o Grêmio há 30 anos e conquistava a Copa Intercontinental