O português Artur Jorge Torres Gomes Araújo Amorim, ou simplesmente Artur Jorge, ex-zagueiro, é o atual treinador do Al-Rayyan, do Catar, anunciado pelo clube em 03 de janeiro de 2025, mesmo dia em que o Botafogo, seu ex-clube, divulgou que seu contrato havia sido rescindido. Ele havia chegado ao Glorioso em 06 de abril de 2024, onde teve uma trajetória vitoriosa.
Comandando o Botafogo, levou a equipe carioca ao título da Libertadores na decisão contra o Atlético Mineiro, vitória por 3 a 1 na partida única disputada no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires ,disputada em 30 de novembro de 2024. Na sequência, emplacou sua segunda conquista pelo clube carioca, em 08 de dezembro do mesmo ano, quando o Botafogo conquistou o título do Campeonato Brasileiro.
Na sequência, disputando a segunda fase da Copa Intercontinental (Mundial de Clubes), o Botafogo foi goleado pelo Pachuca (México) por 3 a 0 no Catar e deu adeus à competição.
Nascido em Braga, no dia 7 de janeiro de 1972, Artur Jorge defendeu a equipe do Braga durante quase toda sua carreira, começando pela equipe B e em seguida atuando no time principal.
Somando-se os dois períodos, defendeu as cores do Braga entre 1990 e 2004, ano em que se transferiu para o também português Penafiel, mas jogando por esta agremiação apenas até 2005, ano em que encerrou sua carreira profissional como atleta.
Em 2009, após cumprir os necessários processos junto à Fifa, tornou-se treinador profissional de futebol, iniciando sua trajetória pelo Famalicão.
Mas foi pelo Braga que ele mais vezes trabalhou, tanto comandando as divisões de base como a equipe profissional, alcançando seu melhor momento na temporada de 2023-2024, quando levou a equipe ao título da Taça da Liga de Portugal.
Entre uma e outra passagem pelo Braga, Artur Jorge comandou as equipes do Tirsense e Limianos, ambas de Portugal.
É pai de três filhos, um deles, também chamado Artur Jorge, tornou-se jogador de futebol profissional, como zagueiro, mesma posição do pai.
Assumiu o Botafogo após a demissão de Tiago Nunes, chegando ao clube carioca em 6 de abril de 2024, então com 52 anos de idade.
Morre Eddie Jordan, primeiro chefe de equipe de Barrichello e Schumacher
Irlandês residia na Cidade do Cabo, África do Sul. Foto: arquivo pessoal de Eddie JordanF1: Com Hamilton na Ferrari, Austrália abre o Mundial neste final de semana
Saudade: Há sete anos morria Bebeto de Freitas, importante nome do esporte brasileiro
Achados & Perdidos: A linda homenagem de Fiori Gigliotti aos saudosos Lidu e Eduardo no 'Cantinho da Saudade'
Olhos no retrovisor: Há quatro anos morria Murray Walker, lendário das narrações da Fórmula 1
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Campineiro
Olhos no retrovisor: Eddie Jordan no Brasil em 1992 para anunciar a contratação de Rubens Barrichello
Achados & Perdidos: Dérbi também decidiu o Paulista de 74, frustrando os corintianos; relembre
Fidélis, ex-lateral do Vasco, completaria 81 anos
Saudade: Há quatro anos morria Gilmar Fubá, que marcou época no Corinthians
F3: 'Buscar detalhes para brigar pela vitória', diz o pole Rafael Câmara em sua estreia